Histórico

A Licenciatura em Ciências com Habilitações em Física e Matemática teve o parecer nº 213/81 do Conselho Estadual de Educação da Bahia, favorável ao seu funcionamento e começou a ser oferecida em 1982. Em 07 de novembro de 1989, o Curso de Ciências com Habilitação em Matemática foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 602/89.

Desde o segundo semestre de 1998, a Licenciatura Curta em Ciências entrou em processo de extinção, não sendo oferecidas vagas específicas para este curso no Vestibular. O candidato, ao supracitado curso, prestava concurso vestibular para Licenciatura Plena, com Habilitação em Matemática ou Física. Os alunos, ao completarem a grade curricular de Licenciatura Curta em Ciências, tinham duas opções: receber o certificado de conclusão deste curso ou prosseguir os seus estudos com Habilitação em Matemática num prazo máximo de 05 (cinco) anos.

Em função da extinção da Licenciatura Curta, a partir de 1999 extinguiu-se, na UESB, o vestibular para o Curso de Ciências.

A Lei nº 9394/96, de Diretrizes e Bases (L.D.B.) estabeleceu em seu artigo 62 que: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.”. Assim, de acordo com a L.D.B., os Cursos de Licenciatura Curta deveriam ser plenificados.

Em consequência, o Colegiado do Curso de Ciências de Vitória da Conquista e o Departamento de Ciências Exatas – DCE (hoje Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET), propuseram ao CONSEPE a criação do Curso de Licenciatura em Matemática na UESB. Posteriormente, seria proposto o Bacharelado em Matemática.

Para a ampliação das discussões nos três Campi designou-se, através da Portaria nº 634/98 de 18 de junho de 1998, uma comissão mista, sob a coordenação da professora Maria Aparecida Roseane Ramos, para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, com vistas à sua implantação na UESB, a partir do Vestibular de janeiro de 1999, oferecendo um total de 40 (quarenta) vagas no turno vespertino, no Campus de Vitória da Conquista, com a carga horária de 2.940 horas. No ano 2000 implantou-se o Curso de Licenciatura em Matemática com enfoque em Informática no Campus de Jequié.

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática foi implantado no Campus de Vitória da Conquista através da Resolução nº 48/98 do CONSEPE – Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – que foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 01 de junho de 1999, ano de início de suas atividades. O Reconhecimento do curso aconteceu em 2004 através do Decreto 9.129 publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 01 de julho de 2004, com validade de 5 anos.

Também em 2004, o curso sofreu algumas adequações curriculares a fim de que fossem atendidas as normatizações previstas na Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CP 02/2002 e no Parecer do Conselho Estadual de Educação CEE 163/2002. Estas adequações constam nas Resoluções CONSEPE 24/2004 e 50/2004. As principais mudanças se referiam à carga horária dos estágios supervisionados e da prática como componente curricular.

Em 2008, o curso passou novamente por uma reformulação curricular que teve como principal objetivo melhorar ainda mais as alterações da reforma anterior. A nova grade curricular passou a valer para os alunos com ingresso em 2009. Também foram estabelecidas regras de transição para os alunos que já estavam seguindo a grade aprovada em 2004.

Em 2024, será implantada uma nova matriz curricular.

 

Referências:
Mattos, Robson Aldrin Lima – Licenciatura em matemática das universidades estaduais da Bahia: origem e estado atual. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, 2015.


MAIS INFORMAÇÕES

Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações aqui cadastradas são de inteira responsabilidade do Colegiado do Curso de Matemática
Brasão da Uesb e do Governo da Bahia