Código | Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|---|
DFCHNBC13 |
Tópicos Especiais em Psicologia da Educação
Conteúdo variável que será definido como disciplina optativa pelo NDE a partir das demandas docentes e discentes. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0955 |
Tópicos Especiais de Matemática Pura
Conteúdos de cunho estritamente teórico-matemático. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0142 |
Tópicos Especiais de Matemática Aplicada
Conteúdos com aplicações da matemática em outros campos da ciência. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0141 |
Tópicos Especiais de Educação Matemática
Conteúdo da Ciência da Educação e Educação Matemática. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0130 |
Tópicos Especiais
Conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicações de suas teorias. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0954 |
Tópicos de História da Matemática II
Tópicos de História: da Aritmética, da Teoria dos Números, da Geometria, da Álgebra, da Trigonometria, dos Números Complexos e do Cálculo a partir do século XVIII. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0953 |
Teoria dos Grafos
Introdução Histórica. Noções básicas: grafos orientados, não-orientados, bipartidos. Percursos em grafos. Casamentos. Subgrafos, hipergrafos, matroides e cliques. Árvores e árvores geradoras. Conectividade. Problemas de caminhos. Estabilidade e número cromático. Grafos planares. Circuitos Eulerianos e Hamiltonianos. Grafos sem circuitos. Redes. Fluxos em redes. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0952 |
Temas Transversais no Ensino de Matemática
Estudo do conceito de transversalidade no ensino de Matemática: Ética, Saúde, Sexualidade, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural. |
(0.2.0) | 60h |
DCET0951 |
Tecnologias para o ensino de Matemática II
Estudo das possibilidades da Educação a Distância; Objetos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Software Educacional; Tecnologias Web voltadas para a Educação e demais Mídias. |
(0.2.0) | 60h |
DFCHNBC12 |
Sociologia da Educação
O fenômeno educacional e sistemas de ensino, considerando abordagens clássicas e contemporâneas. Práticas socioculturais e concepções ideológicas que fundamentam e produzem a lógica das diferenças e desigualdades educacionais no Brasil – raça, etnia, gênero, sexualidades, geração, juventudes, território, religiosidade, família. Enfoque sociológico do fenômeno educacional e suas interfaces com os processos de estratificação social. Construção autobiográfica do percurso escolar por meio de memorial. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0445 |
Raciocínio Lógico Através do Xadrez
Introdução Histórica. Regras do jogo de Xadrez. Esquematização de uma partida. Princípios básicos. Tática e Estratégia. Os mates. Os temas táticos. Organização de torneios. |
(2.1.0) | 60h |
DFCHNBC11 |
Psicologia da Aprendizagem
Conceito e Natureza da Aprendizagem. Abordagens teóricas da Aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem: pensamento e linguagem. Fatores psicológicos presentes no processo ensino-aprendizagem. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0139 |
Programação Linear
Introdução, revisões de álgebra linear e conjuntos convexos. Programação linear: o método simplex, simplex revisado. Algoritmo primal-dual e dual simplex. Análise de sensibilidade. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0950 |
Prática de Ensino da Matemática do Ensino Fundamental I
Análise didática dos conteúdos da Matemática do Ensino Fundamental I contemplando os blocos de conteúdos: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação e Pensamento Algébrico. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didáticopedagógicos. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0949 |
Pesquisa em Educação Matemática
Educação Matemática enquanto campo científico. Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. Estudos e pesquisas atuais em Educação Matemática. Procedimentos de planejamento e execução de pesquisas em Educação Matemática. A ética na pesquisa. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0948 |
Noções de Didática da Matemática Francesa
Estudos de modelos e teorias para análise dos fenômenos de ensino e aprendizagem da Matemática; noções da didática francesa: transposição didática, contrato didático, teoria dos campos conceituais. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0947 |
Modelagem Matemática
A modelagem como simulação imperfeita da realidade. Etapas principais de modelagem matemática. Modelos matemáticos: hipóteses de trabalho e limitações dos modelos. Modelos regidos por equações de diferenças e por equações diferenciais. Modelos e métodos de otimização multi-objetivos. Estudos de alguns modelos matemáticos desenvolvidos para a educação matemática. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0946 |
Métodos Numéricos II
Equações Diferenciais Ordinárias: Método de Euler, Métodos passo múltiplo e Runge-Kutta; Esquemas de diferenças finitas: Operadores de diferenças; Aplicação à equação de Poisson. Métodos dos Elementos Finitos: Formulação Variacional; Forma fraca da equação diferencial; Método de Galerkin; Discretização; Geração do subespaço de aproximação; Modelo discreto para Equações Elípticas; Modelo semi-discreto para equações parabólicas. |
(2.1.0) | 60h |
DFCH0303 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Relevância de estudo das questões relacionadas ao processo de produção do conhecimento humano compreendendo as novas relações do universitário em seu lugar, bem como, o espaço da vida acadêmica – o papel da Universidade – a formação do pesquisador – o processo de investigação científica – elaboração do projeto de pesquisa. Marco de referência teórica. Coleta de dados – Registro e Sistematização de dados – Relatório final. Introdução a teoria do conhecimento – Polifonia dos discursos: senso comum; científico; filosófico; religioso; artístico, afetivo etc. Teoria/ pratica do trabalho científico – produção de um trabalho monográfico. A ciência e suas incertezas – ideologia, poder e novos paradigmas. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0105 |
Matemática Comercial e Financeira
Regra de sociedade. Juros simples. Desconto simples. Equivalência de capitais. Juros compostos. Tipos de taxa. Desconto composto. Rendas: antecipadas, imediatas e diferidas. Amortização. Depreciação. Inflação. Correção monetária. |
(2.1.0) | 60h |
DELLNBC03 |
Laboratório de Leitura e Escrita
Produção de leitura e de escrita de textos do gênero acadêmico, observando noção de texto, diferenças formais e funcionais de textos orais e escritos e questões de textualidade. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0945 |
Laboratório de Ensino de Matemática II
Resolução de problemas sobre Geometria, Aritmética e Álgebra no Ensino Médio. Oficinas de Matemática. Construção de material didático. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0944 |
Laboratório de Ensino de Matemática I
Resolução de problemas sobre Geometria, Aritmética e Álgebra no Ensino Fundamental. Oficinas de Matemática. Construção de material didático. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0943 |
Introdução à Topologia
Espaços Métricos, Funções Contínuas, Linguagem Básica da Topologia, Conjuntos Conexos, Limites, Continuidade Uniforme, Espaços Métricos Complexos, Espaços compactos. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0942 |
Introdução à Otimização Contínua
Introdução à Otimização Irrestrita. Convexidade. Busca Linear. Convergência de Algoritmos de Descida. |
(2.1.0) | 60h |
DELL0421 |
Inglês Instrumental I
Leitura de textos simples. Exercícios para aquisição ou aplicação do vocabulário passivo. Revisão morfosintática: sintagma nominal e sintagma verbal. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0941 |
Inferência Estatística
Distribuições Amostrais. Estimação por Intervalo. Testes de Hipóteses. Métodos de Estimação Clássicos e Bayesianos. Suficiência. Família Exponencial. |
(4.0.0) | 60h |
DFCHNBC10 |
História da Educação
História e Historiografia da Educação Brasileira: aspectos teórico-metodológicos. Processo histórico da educação brasileira, do período colonial ao período republicano, e seus condicionantes socioeconômicos, culturais, políticos e ideológicos. Educação escolar e pensamento pedagógico: abordagens hegemônicas e contra hegemônicas. As reformas educacionais, as leis e as questões do ensino e suas interfaces com os períodos de crise e tensão na história da educação brasileira até o momento atual. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0940 |
Geometria não Euclidiana
Introdução histórica. Geometria Hiperbólica. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0939 |
Geometria Diferencial
Curvas no R² e no R³. Superfícies. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0831 |
Geometria Descritiva
Conceitos, elementos, propriedades e teoremas da Geometria Descritiva. Representação gráfica do espaço e dos elementos geométricos (ponto, reta, plano, sólidos geométricos, objetos). Sistema diédrico de projeção. Projeções ortogonais e perspectivas. Método de projeção Mongeano. Técnicas de desenho manual e com auxílio de softwares. |
(0.2.0) | 60h |
DFCHNBC09 |
Gênero, Sexualidade e Educação
Corpo, gênero e sexualidade: aspectos históricos, sociológicos, filosóficos, culturais, identitários, heteronormativos e seus desdobramentos para a educação, políticas curriculares e formação docente; conceito de gênero segundo diferentes escolas teóricas; parentesco, família e reprodução; educação para as sexualidades; produção de atividades pedagógicas. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0892 |
Equações Diferenciais Parciais
Definição e formação das equações com derivadas parciais. Separação de variáveis. Séries de Fourier. Equação do calor. Equação da onda: vibração de corda elástica. Equação de Laplace. Problemas de Dirichlet no retângulo. Aproximação por convolução e aplicações (Teorema de Fejer e o problema de Dirichlet no disco unitário). |
(4.0.0) | 60h |
DFCHNBC07 |
Educação de Jovens e Adultos
História e Políticas da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) em âmbito nacional, estadual e municipal e suas relações com as perspectivas internacionais. Memória social, Educação Popular e suas interfaces com a EPJAI. Educação e Trabalho no campo da EPJAI. O processo ensino-aprendizagem: especificidades e experiências dos sujeitos, dos currículos e dos saberes para a docência na EPJAI. |
(2.1.0) | 60h |
DFCHNBC06 |
Currículos
A constituição do campo do currículo: eficientismo social e progressivismo. Teorias curriculares e suas relações com as culturas e o conhecimento. Políticas curriculares e suas recontextualizações nas práticas educativas. Currículos e diversidades. Elementos estruturantes na tessitura de propostas e projetos políticos pedagógicos. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0937 |
Construções Geométricas
Transformações geométricas: translações, reflexões, rotações, homotetias. Construções possíveis usando régua não graduada e compasso: formulação algébrica do problema; princípio básico da solução do problema; um critério de não construtibilidade; critério geral de construtibilidade; solução dos célebres problemas gregos; polígonos regulares construtíveis; outros tipos de construções. DCET0937 |
(4.0.0) | 60h |
DCET0936 |
Cálculo em uma variável complexa
Funções Analíticas. Funções Harmônicas. Integração. Séries de Potências. Série de Laurent. Resíduos. Aplicações. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0935 |
Análise na Reta II
Integral, relações entre derivação e integração, sequências e séries de funções. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0934 |
Análise Complexa
Integração no plano complexo: formas diferenciais, homotopia e integral, teoremas de Jordan e Green. Teoria de Cauchy: sequências e séries, produto de função holomorfa e meromorfa. Teorema da uniformidade Riemman. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0891 |
Álgebra Linear II
Produto escalar. Ortogonalidade; bases ortogonais. Formas bilineares, quadráticas. Operadores simétricos, hermitianos e unitários. Teorema de Silvestre. Polinômio de matrizes e de aplicações lineares. Triangulação de matrizes e de aplicações lineares. Teorema espectral. Formas canônicas: Jordan e racional. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0933 |
Álgebra III
Anéis de Polinômios sobre um Corpo K, anéis de Integridade, anéis euclidianos. Corpos e extensão de Corpos, construções com régua e compasso. Teoria de Galois, resolução das equações de 3º e 4º graus e aspectos históricos. Abordagem sobre as equações de grau maior ou igual a cinco. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0932 |
Trabalho de Conclusão de Curso III
Elaboração da redação final da pesquisa. |
(0.1.0) | 30h |
DCET0922 |
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estudo e desenvolvimento aprofundado da proposta do TCC. |
(1.0.0) | 15h |
DCET0915 |
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estudo de temáticas de pesquisa em Matemática e Educação Matemática. Esboço da proposta de pesquisa do TCC. |
(1.0.0) | 15h |
DCET0928 |
Tópicos de História da Matemática I
Tópicos de História: da Aritmética, da Teoria dos Números, da Geometria, da Álgebra, da Trigonometria, dos Números Complexos e do Cálculo até o século XVII. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0907 |
Teoria dos Números
Conjunto dos números inteiros. Axiomas de indução finita e princípio do menor inteiro. Divisibilidade. Algoritmo de Euclides. MDC e MMC. Teorema Fundamental da Aritmética. Congruência. Equações Diofantinas. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0904 |
Tecnologias para o Ensino de Matemática I
Tecnologias da informação e comunicação: teoria; prática; processo histórico; aplicação; vantagens e desvantagens; ferramentas; softwares livres; objetos e ambientes virtuais para o ensino e aprendizagem da matemática. |
(0.2.0) | 60h |
DFCHNBC05 |
Relações Étnico-Raciais
Reflexões históricas, sociológicas e antropológicas sobre diferenças e desigualdades étnico-raciais. Estudo dos conceitos de raça, cor, etnia e diáspora. Educação para as relações étnico-raciais, com ênfase em História e Culturas Afrobrasileiras e Indígenas. Lei 11.645/08, políticas públicas, multiculturalismo e interculturalidade. Análise e elaboração de material didático para a Educação Básica com foco nas relações étnico-raciais. |
(2.1.0) | 60h |
DFCHNBC03 |
Psicologia da Educação
Conceito, objeto e métodos da Psicologia do Desenvolvimento. Teorias do Desenvolvimento e suas implicações Educacionais. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0930 |
Probabilidade
Introdução à Teoria das Probabilidades, Eventos, Espaço Amostral, Esperança Matemática, Probabilidade condicional e independência, Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias, Distribuições de Probabilidade discretas e contínuas. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0908 |
Prática para o Ensino de Números e Álgebra
Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para análise didática dos conteúdos da matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), contemplando: Números reais e operações. Proporcionalidade e escala. Álgebra: correlações entre conceitos algébricos e geométricos, processo de generalização, linguagem simbólica, Equações e Inequações, Polinômios. Funções. Análise e interpretação de gráficos e tabelas. Medidas e Tendência Central. Análise de livro didático referente aos conteúdos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Aulas Investigativas. |
(0.3.0) | 90h |
DCET0926 |
Prática para o Ensino de Matemática na EJA e Educação no Campo
Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para as modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Educação Escolar Indígena e Quilombola. Análise de conteúdos matemáticos, metodologias e de materiais curriculares referentes ao ensino de matemática para estas modalidades. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Etnomatemática. |
(0.2.0) | 60h |
DCET0920 |
Prática para o Ensino de Geometria II
Estudo das diretrizes, dos referenciais e da Base Nacional Comum Curricular para análise didática dos conteúdos da matemática do Ensino Médio, contemplando: retas, planos, paralelismo e ortogonalidade, Formas espaciais: sólidos platônicos, prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, princípio de Cavalieri. Geometria analítica: ponto, reta, plano e circunferência. Análise de livro didático referente aos assuntos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didáticopedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0905 |
Prática para o Ensino de Geometria I
Estudo das diretrizes, dos referenciais e da Base Nacional Comum Curricular para análise didática dos conteúdos da matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), contemplando Geometria Plana: ângulos; polígonos; circunferência e círculo; translações, rotações e simetrias; Congruência de triângulos; Paralelismo; Semelhança de triângulos; Teoremas de Thales e de Pitágoras; Relações trigonométricas; perímetros; áreas. Volume do paralelepípedo. Construção e interpretação de gráficos de setores e polar. Análise de livro didático referente aos conteúdos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. História da Matemática. |
(0.2.0) | 60h |
DCET0919 |
Prática para o Ensino de Funções
Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para análise didática dos conteúdos da matemática do Ensino Médio, contemplando: Sequências; Funções: definições e propriedades; Estudo das funções: polinomiais do 1º e 2º graus, exponencial, logarítmica e trigonométricas. Pesquisas e amostragem Estatística. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Modelagem Matemática. |
(0.3.0) | 90h |
DCET0912 |
Prática para o Ensino de Combinatória, Matrizes e Sistemas Lineares
Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para análise didática dos conteúdos da matemática do Ensino Médio, contemplando: Pensamento combinatório. Azar e teoria Matemática elementar da Probabilidade. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Análise de livro didático referente aos assuntos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Resolução de Problemas. |
(0.2.0) | 60h |
DFCHNBC04 |
Política e Gestão Educacional
Educação, Estado e Sociedade: conceitos e relações. Federalismo no Brasil e regime de colaboração. Política e Gestão Educacional no Brasil: evolução histórica, ambiguidades e ambivalências. A legislação educacional brasileira e suas normas complementares. Gestão democrática da educação. As relações entre a Gestão Democrática e as políticas públicas de planejamento, financiamento e avaliação da educação. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0923 |
Métodos Numéricos I
Noções básicas sobre erros. Resolução de Sistemas Lineares, Zeros de Funções, Interpolação. Integração Numérica. Métodos Numéricos para resolução de equações diferenciais. |
(4.1.0) | 90h |
DFCH0302 |
Metodologia da Pesquisa Científica
Proporcionar ao aluno a partir dos fundamentos de lógica e de epistemologia os instrumentos metodológicos e técnicos necessários para planejar e executar pesquisa científica, definir amostras, elaborar, analisar e interpretar dados, tudo configurado em projetos. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0821 |
Matemática III
Geometria plana: paralelismo, perpendicularismo, polígonos, circunferência. Geometria espacial: paralelismo, ortogonalidade, poliedros, esfera. |
(6.0.0) | 90h |
DCET0820 |
Matemática II
Sequências Numéricas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Introdução à Análise Combinatória. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Introdução aos Números Complexos e Polinômios. |
(6.0.0) | 90h |
DCET0896 |
Matemática I
Relações. Funções e suas propriedades. Funções elementares: polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas. |
(4.0.0) | 60h |
DELLNBC02 |
Libras
História, Língua, Identidade e Cultura Surda; base legal da LIBRAS; estudo gramatical da LIBRAS: fonética, fonologia, sintaxe, semântica, morfologia e pragmática; terminologia e práticas aplicada às áreas de ensino; papel do profissional tradutor e intérprete de língua de sinais. |
(2.1.0) | 60h |
DELLNBC01 |
Leitura e Produção de Textos
Leitura de textos científicos: ideia principal, secundária e circunstancial; sequência, hierarquização e relacionamento das ideias; fato, hipótese, opinião, argumento, conclusão, síntese. Expressão oral e escrita: seleção, organização e integração de ideias; estruturação do período, parágrafos e textos; aspectos de textualidade; esquema, resumo, resenha, artigo científico; uso dos processos de coordenação e subordinação; propriedade de linguagem e de vocabulário. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0917 |
Introdução aos Números Complexos
O Corpo dos Números Complexos. Conjugação e módulo. Forma trigonométrica. Raízes de Números Complexos. Raízes da Unidade. Projeção estereográfica. |
(2.0.0) | 30h |
DCET0897 |
Introdução à Lógica Matemática
Noção de linguagens formais. Lógica Proposicional e Conjuntos. Álgebra de Boole, Argumentos. Inferências. Linguagem de 1ª ordem e quantificadores. Demonstrações de teoremas. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0911 |
Geometria Euclidiana II
Paralelismo: de retas, de retas e planos, de planos. Construção de pirâmides e prismas. Perpendicularismo de retas e planos, planos perpendiculares. Projeções de ângulos. Distâncias. Esfera. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0902 |
Geometria Euclidiana I
Axiomas de Incidência. Axiomas de Ordem. Axiomas de Continuidade. Axiomas de Congruência. Axioma das Paralelas. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0834 |
Geometria Analítica
Álgebra Vetorial. Translação e rotação de eixos. A reta e o plano no espaço R³. Cônicas. Coordenadas polares. Superfícies Quádricas. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0918 |
Física II
Movimento Ondulatório, Ondas Sonoras, Ondas Luminosas, Leis da Termodinâmica e Aplicações, Teoria Cinética dos Gases; Circuitos Elétricos, Magnetismo e Indução Eletromagnética. A natureza da Luz e da Matéria. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0903 |
Física I
Física do movimento: de Aristóteles a Galileu, Física Newtoniana, Energia e Potência, Gravitação e uma visão geral do universo, Cinemática e Dinâmica Rotacional. Variação e Conservação de Momento Linear. Hidrostática e Hidrodinâmica. |
(4.0.0) | 60h |
DFCHNBC02 |
Filosofia da Educação
Filósofos e filósofas e seus diálogos com a educação; correntes filosóficas, seus fundamentos e interfaces com a educação; teoria do conhecimento, ciência, técnica e educação; dimensão político-filosófica da educação: democracia, direitos humanos, diversidade e meio ambiente; ética e estética: inserções nas propostas educacionais. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0898 |
Estatística Aplicada à Educação Básica
Princípios Básicos da Estatística e sua aplicação na coleta e análise de dados em pesquisas na educação. Tipos de Amostragem. Estatística Descritiva: interpretação, representação e aplicação de tabelas e gráficos, distribuição de frequência, medidas de tendência central, separatrizes, dispersão. Indicadores Educacionais. Elaboração de trabalhos pelos alunos que utilizem os conceitos estudados numa abordagem adequada à Educação Básica. |
(0.1.0) | 30h |
DCET0931 |
Estágio Supervisionado IV
Inserção na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos e/ou Educação no Campo com o desenvolvimento de observações dirigidas e atividades coparticipativas para reflexão da prática docente. Planejamento do estágio pesquisa ou do estágio enquanto projeto. Regência: aplicação do projeto elaborado. Elaboração de relatório de estágio. |
(0.0.1) | 45h |
DCET0927 |
Estágio Supervisionado III
Inserção no contexto do cotidiano escolar no Ensino Médio com o desenvolvimento de observações dirigidas e atividades coparticipativas para reflexão da prática docente. Planejamento e avaliação de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos. Regência: aplicação das sequências desenhadas. Elaboração de relatório de estágio. |
(0.0.4) | 180h |
DCET0921 |
Estágio Supervisionado II
Inserção no contexto do cotidiano escolar no Ensino Fundamental II (8° ou 9° ano), preferencialmente em classe que possua aluno com necessidade especial, com o desenvolvimento de observações dirigidas e atividades coparticipativas para reflexão da prática docente. Planejamento e avaliação de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos. Regência: aplicação das sequências desenhadas. Elaboração de relatório de estágio. |
(0.0.3) | 135h |
DCET0914 |
Estágio Supervisionado I
Equações diferenciais. Equações diferenciais ordinárias de 1° ordem. Equações diferenciais ordinárias de 2° ordem. Equações diferenciais ordinárias de ordem superior. |
(0.0.3) | 135h |
DCET0925 |
Equações Diferenciais
Equações diferenciais. Equações diferenciais ordinárias de 1° ordem. Equações diferenciais ordinárias de 2° ordem. Equações diferenciais ordinárias de ordem superior. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0913 |
Ensino de Matemática na Educação Especial
Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para alunos com necessidades especiais, abordando metodologias específicas para o ensino de: números e álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, visando à prática nas disciplinas de estágio. |
(0.2.0) | 60h |
DCET0900 |
Educação Matemática e Tendências de Ensino
Educação Matemática: finalidades e objetivos. Estudo das seguintes tendências para o ensino e aprendizagem da Matemática: História da Educação Matemática, Resolução de Problemas, Investigações Matemáticas, Análise de Erros, Filosofia da Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem em Matemática. |
(4.0.0) | 60h |
DFCHNBC01 |
Didática Geral
Pressupostos históricos e epistemológicos da Didática. Concepções e Tendências pedagógicas; A instituição escolar no contexto sócio econômico-cultural brasileiro; A ação pedagógica e a relação professor-aluno; A sala de aula como espaço de construção do conhecimento do aluno, de desenvolvimento profissional do professor e de pesquisa; Formação de professores; Planejamento: planos de ensino – princípios diretrizes, modalidades e elementos constitutivos (objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação). |
(2.1.0) | 60h |
DCET0929 |
Cálculo Diferencial e Integral IV
Integrais Múltiplas. Integrais de Linha. Integrais de Superfícies. Teorema de Green, Gauss e Stokes. |
(6.0.0) | 90h |
DCET0906 |
Cálculo Diferencial e Integral III
Funções reais de várias variáveis. Funções Vetoriais. Diferenciabilidade. Máximos e Mínimos. Multiplicadores de Lagrange. |
(6.0.0) | 90h |
DCET0901 |
Cálculo Diferencial e Integral II
Integral Indefinida. Integral Definida. Integral Imprópria. Técnicas de Integração. Aplicações da Integral. Sequências e Séries Numéricas. |
(6.0.0) | 90h |
DFCHNBC08 |
Educação Inclusiva
A Educação Inclusiva na perspectiva histórico-cultural da Educação Especial. A produção social da deficiência. Definição, princípios e processos da Educação Especial. A política de Educação Especial no Brasil. Diversidades do desenvolvimento humano: características biopsicossociais e distintos processos de aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais (nee). Análise do acesso ao conhecimento e a gestão da ambiência educacional e social da pessoa com (nee). Atendimento Educacional Especializado (AEE): possibilidades e proposições educativas para a Educação Inclusiva. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0899 |
Cálculo Diferencial e Integral I
Limite, continuidade e derivada de funções reais de variável real. |
(6.0.0) | 90h |
DCET0916 |
Análise na Reta I
Números Reais. Sequências. Séries. Noções de Topologia. Limite de Funções. Continuidade. Derivada. |
(6.0.0) | 90h |
DCET0835 |
Algoritmos e Programação
Conceitos e propriedades de algoritmos. Algoritmos clássicos para números inteiros. Sintaxe e semântica: estudo de caso com uma linguagem de programação imperativa. Variáveis, tipos, operadores e expressões. Entrada e saída. Estruturas de controle. Funções. Matrizes. |
(2.1.0) | 60h |
DCET0839 |
Álgebra Linear I
Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0924 |
Álgebra II
Anéis. Corpos. Ideais. Anéis de Polinômios. |
(4.0.0) | 60h |
DCET0910 |
Álgebra I
Grupos. Subgrupos. Grupo quociente. |
(4.0.0) | 60h |
Código | Disciplina | Créditos | Carga Horária |
Pavimento térreo do Módulo Acadêmico
Campus Universitário de Vitória da Conquista - BA
Estrada Bem Querer, Km 4
Bairro Universidade
CEP 45031-300