Disciplinas / Ementas

Código Disciplina Créditos Carga Horária
DFCHNBC13
Tópicos Especiais em Psicologia da Educação

Conteúdo variável que será definido como disciplina optativa pelo NDE a partir das demandas docentes e discentes.

(2.1.0) 60h
DCET0955
Tópicos Especiais de Matemática Pura

Conteúdos de cunho estritamente teórico-matemático.

(4.0.0) 60h
DCET0142
Tópicos Especiais de Matemática Aplicada

Conteúdos com aplicações da matemática em outros campos da ciência.

(2.1.0) 60h
DCET0141
Tópicos Especiais de Educação Matemática

Conteúdo da Ciência da Educação e Educação Matemática.

(2.1.0) 60h
DCET0130
Tópicos Especiais

Conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicações de suas teorias.

(2.1.0) 60h
DCET0954
Tópicos de História da Matemática II

Tópicos de História: da Aritmética, da Teoria dos Números, da Geometria, da Álgebra, da Trigonometria, dos Números Complexos e do Cálculo a partir do século XVIII.

(4.0.0) 60h
DCET0953
Teoria dos Grafos

Introdução Histórica. Noções básicas: grafos orientados, não-orientados, bipartidos. Percursos em grafos. Casamentos. Subgrafos, hipergrafos, matroides e cliques. Árvores e árvores geradoras. Conectividade. Problemas de caminhos. Estabilidade e número cromático. Grafos planares. Circuitos Eulerianos e Hamiltonianos. Grafos sem circuitos. Redes. Fluxos em redes.

(4.0.0) 60h
DCET0952
Temas Transversais no Ensino de Matemática

Estudo do conceito de transversalidade no ensino de Matemática: Ética, Saúde, Sexualidade, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural.

(0.2.0) 60h
DCET0951
Tecnologias para o ensino de Matemática II

Estudo das possibilidades da Educação a Distância; Objetos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Software Educacional; Tecnologias Web voltadas para a Educação e demais Mídias.

(0.2.0) 60h
DFCHNBC12
Sociologia da Educação

O fenômeno educacional e sistemas de ensino, considerando abordagens clássicas e contemporâneas. Práticas socioculturais e concepções ideológicas que fundamentam e produzem a lógica das diferenças e desigualdades educacionais no Brasil – raça, etnia, gênero, sexualidades, geração, juventudes, território, religiosidade, família. Enfoque sociológico do fenômeno educacional e suas interfaces com os processos de estratificação social. Construção autobiográfica do percurso escolar por meio de memorial.

(2.1.0) 60h
DCET0445
Raciocínio Lógico Através do Xadrez

Introdução Histórica. Regras do jogo de Xadrez. Esquematização de uma partida. Princípios básicos. Tática e Estratégia. Os mates. Os temas táticos. Organização de torneios.

(2.1.0) 60h
DFCHNBC11
Psicologia da Aprendizagem

Conceito e Natureza da Aprendizagem. Abordagens teóricas da Aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem: pensamento e linguagem. Fatores psicológicos presentes no processo ensino-aprendizagem.

(2.1.0) 60h
DCET0139
Programação Linear

Introdução, revisões de álgebra linear e conjuntos convexos. Programação linear: o método simplex, simplex revisado. Algoritmo primal-dual e dual simplex. Análise de sensibilidade.

(2.1.0) 60h
DCET0950
Prática de Ensino da Matemática do Ensino Fundamental I

Análise didática dos conteúdos da Matemática do Ensino Fundamental I contemplando os blocos de conteúdos: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação e Pensamento Algébrico. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didáticopedagógicos.

(2.1.0) 60h
DCET0949
Pesquisa em Educação Matemática

Educação Matemática enquanto campo científico. Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. Estudos e pesquisas atuais em Educação Matemática. Procedimentos de planejamento e execução de pesquisas em Educação Matemática. A ética na pesquisa.

(2.1.0) 60h
DCET0948
Noções de Didática da Matemática Francesa

Estudos de modelos e teorias para análise dos fenômenos de ensino e aprendizagem da Matemática; noções da didática francesa: transposição didática, contrato didático, teoria dos campos conceituais.

(2.1.0) 60h
DCET0947
Modelagem Matemática

A modelagem como simulação imperfeita da realidade. Etapas principais de modelagem matemática. Modelos matemáticos: hipóteses de trabalho e limitações dos modelos. Modelos regidos por equações de diferenças e por equações diferenciais. Modelos e métodos de otimização multi-objetivos. Estudos de alguns modelos matemáticos desenvolvidos para a educação matemática.

(2.1.0) 60h
DCET0946
Métodos Numéricos II

Equações Diferenciais Ordinárias: Método de Euler, Métodos passo múltiplo e Runge-Kutta; Esquemas de diferenças finitas: Operadores de diferenças; Aplicação à equação de Poisson. Métodos dos Elementos Finitos: Formulação Variacional; Forma fraca da equação diferencial; Método de Galerkin; Discretização; Geração do subespaço de aproximação; Modelo discreto para Equações Elípticas; Modelo semi-discreto para equações parabólicas.

(2.1.0) 60h
DFCH0303
Métodos e Técnicas de Pesquisa

Relevância de estudo das questões relacionadas ao processo de produção do conhecimento humano compreendendo as novas relações do universitário em seu lugar, bem como, o espaço da vida acadêmica – o papel da Universidade – a formação do pesquisador – o processo de investigação científica – elaboração do projeto de pesquisa. Marco de referência teórica. Coleta de dados – Registro e Sistematização de dados – Relatório final. Introdução a teoria do conhecimento – Polifonia dos discursos: senso comum; científico; filosófico; religioso; artístico, afetivo etc. Teoria/ pratica do trabalho científico – produção de um trabalho monográfico. A ciência e suas incertezas – ideologia, poder e novos paradigmas.

(2.1.0) 60h
DCET0105
Matemática Comercial e Financeira

Regra de sociedade. Juros simples. Desconto simples. Equivalência de capitais. Juros compostos. Tipos de taxa. Desconto composto. Rendas: antecipadas, imediatas e diferidas. Amortização. Depreciação. Inflação. Correção monetária.

(2.1.0) 60h
DELLNBC03
Laboratório de Leitura e Escrita

Produção de leitura e de escrita de textos do gênero acadêmico, observando noção de texto, diferenças formais e funcionais de textos orais e escritos e questões de textualidade.

(2.1.0) 60h
DCET0945
Laboratório de Ensino de Matemática II

Resolução de problemas sobre Geometria, Aritmética e Álgebra no Ensino Médio. Oficinas de Matemática. Construção de material didático.

(2.1.0) 60h
DCET0944
Laboratório de Ensino de Matemática I

Resolução de problemas sobre Geometria, Aritmética e Álgebra no Ensino Fundamental. Oficinas de Matemática. Construção de material didático.

(2.1.0) 60h
DCET0943
Introdução à Topologia

Espaços Métricos, Funções Contínuas, Linguagem Básica da Topologia, Conjuntos Conexos, Limites, Continuidade Uniforme, Espaços Métricos Complexos, Espaços compactos.

(4.0.0) 60h
DCET0942
Introdução à Otimização Contínua

Introdução à Otimização Irrestrita. Convexidade. Busca Linear. Convergência de Algoritmos de Descida.

(2.1.0) 60h
DELL0421
Inglês Instrumental I

Leitura de textos simples. Exercícios para aquisição ou aplicação do vocabulário passivo. Revisão morfosintática: sintagma nominal e sintagma verbal.

(2.1.0) 60h
DCET0941
Inferência Estatística

Distribuições Amostrais. Estimação por Intervalo. Testes de Hipóteses. Métodos de Estimação Clássicos e Bayesianos. Suficiência. Família Exponencial.

(4.0.0) 60h
DFCHNBC10
História da Educação

História e Historiografia da Educação Brasileira: aspectos teórico-metodológicos. Processo histórico da educação brasileira, do período colonial ao período republicano, e seus condicionantes socioeconômicos, culturais, políticos e ideológicos. Educação escolar e pensamento pedagógico: abordagens hegemônicas e contra hegemônicas. As reformas educacionais, as leis e as questões do ensino e suas interfaces com os períodos de crise e tensão na história da educação brasileira até o momento atual.

(2.1.0) 60h
DCET0940
Geometria não Euclidiana

Introdução histórica. Geometria Hiperbólica.

(4.0.0) 60h
DCET0939
Geometria Diferencial

Curvas no R² e no R³. Superfícies.

(4.0.0) 60h
DCET0831
Geometria Descritiva

Conceitos, elementos, propriedades e teoremas da Geometria Descritiva. Representação gráfica do espaço e dos elementos geométricos (ponto, reta, plano, sólidos geométricos, objetos). Sistema diédrico de projeção. Projeções ortogonais e perspectivas. Método de projeção Mongeano. Técnicas de desenho manual e com auxílio de softwares.

(0.2.0) 60h
DFCHNBC09
Gênero, Sexualidade e Educação

Corpo, gênero e sexualidade: aspectos históricos, sociológicos, filosóficos, culturais, identitários, heteronormativos e seus desdobramentos para a educação, políticas curriculares e formação docente; conceito de gênero segundo diferentes escolas teóricas; parentesco, família e reprodução; educação para as sexualidades; produção de atividades pedagógicas.

(2.1.0) 60h
DCET0892
Equações Diferenciais Parciais

Definição e formação das equações com derivadas parciais. Separação de variáveis. Séries de Fourier. Equação do calor. Equação da onda: vibração de corda elástica. Equação de Laplace. Problemas de Dirichlet no retângulo. Aproximação por convolução e aplicações (Teorema de Fejer e o problema de Dirichlet no disco unitário).

(4.0.0) 60h
DFCHNBC07
Educação de Jovens e Adultos

História e Políticas da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) em âmbito nacional, estadual e municipal e suas relações com as perspectivas internacionais. Memória social, Educação Popular e suas interfaces com a EPJAI. Educação e Trabalho no campo da EPJAI. O processo ensino-aprendizagem: especificidades e experiências dos sujeitos, dos currículos e dos saberes para a docência na EPJAI.

(2.1.0) 60h
DFCHNBC06
Currículos

A constituição do campo do currículo: eficientismo social e progressivismo. Teorias curriculares e suas relações com as culturas e o conhecimento. Políticas curriculares e suas recontextualizações nas práticas educativas. Currículos e diversidades. Elementos estruturantes na tessitura de propostas e projetos políticos pedagógicos.

(2.1.0) 60h
DCET0937
Construções Geométricas

Transformações geométricas: translações, reflexões, rotações, homotetias. Construções possíveis usando régua não graduada e compasso: formulação algébrica do problema; princípio básico da solução do problema; um critério de não construtibilidade; critério geral de construtibilidade; solução dos célebres problemas gregos; polígonos regulares construtíveis; outros tipos de construções. DCET0937

(4.0.0) 60h
DCET0936
Cálculo em uma variável complexa

Funções Analíticas. Funções Harmônicas. Integração. Séries de Potências. Série de Laurent. Resíduos. Aplicações.

(4.0.0) 60h
DCET0935
Análise na Reta II

Integral, relações entre derivação e integração, sequências e séries de funções.

(4.0.0) 60h
DCET0934
Análise Complexa

Integração no plano complexo: formas diferenciais, homotopia e integral, teoremas de Jordan e Green. Teoria de Cauchy: sequências e séries, produto de função holomorfa e meromorfa. Teorema da uniformidade Riemman.

(4.0.0) 60h
DCET0891
Álgebra Linear II

Produto escalar. Ortogonalidade; bases ortogonais. Formas bilineares, quadráticas. Operadores simétricos, hermitianos e unitários. Teorema de Silvestre. Polinômio de matrizes e de aplicações lineares. Triangulação de matrizes e de aplicações lineares. Teorema espectral. Formas canônicas: Jordan e racional.

(4.0.0) 60h
DCET0933
Álgebra III

Anéis de Polinômios sobre um Corpo K, anéis de Integridade, anéis euclidianos. Corpos e extensão de Corpos, construções com régua e compasso. Teoria de Galois, resolução das equações de 3º e 4º graus e aspectos históricos. Abordagem sobre as equações de grau maior ou igual a cinco.

(4.0.0) 60h
DCET0932
Trabalho de Conclusão de Curso III

Elaboração da redação final da pesquisa.

(0.1.0) 30h
DCET0922
Trabalho de Conclusão de Curso II

Estudo e desenvolvimento aprofundado da proposta do TCC.

(1.0.0) 15h
DCET0915
Trabalho de Conclusão de Curso I

Estudo de temáticas de pesquisa em Matemática e Educação Matemática. Esboço da proposta de pesquisa do TCC.

(1.0.0) 15h
DCET0928
Tópicos de História da Matemática I

Tópicos de História: da Aritmética, da Teoria dos Números, da Geometria, da Álgebra, da Trigonometria, dos Números Complexos e do Cálculo até o século XVII.

(4.0.0) 60h
DCET0907
Teoria dos Números

Conjunto dos números inteiros. Axiomas de indução finita e princípio do menor inteiro. Divisibilidade. Algoritmo de Euclides. MDC e MMC. Teorema Fundamental da Aritmética. Congruência. Equações Diofantinas.

(4.0.0) 60h
DCET0904
Tecnologias para o Ensino de Matemática I

Tecnologias da informação e comunicação: teoria; prática; processo histórico; aplicação; vantagens e desvantagens; ferramentas; softwares livres; objetos e ambientes virtuais para o ensino e aprendizagem da matemática.

(0.2.0) 60h
DFCHNBC05
Relações Étnico-Raciais

Reflexões históricas, sociológicas e antropológicas sobre diferenças e desigualdades étnico-raciais. Estudo dos conceitos de raça, cor, etnia e diáspora. Educação para as relações étnico-raciais, com ênfase em História e Culturas Afrobrasileiras e Indígenas. Lei 11.645/08, políticas públicas, multiculturalismo e interculturalidade. Análise e elaboração de material didático para a Educação Básica com foco nas relações étnico-raciais.

(2.1.0) 60h
DFCHNBC03
Psicologia da Educação

Conceito, objeto e métodos da Psicologia do Desenvolvimento. Teorias do Desenvolvimento e suas implicações Educacionais.

(2.1.0) 60h
DCET0930
Probabilidade

Introdução à Teoria das Probabilidades, Eventos, Espaço Amostral, Esperança Matemática, Probabilidade condicional e independência, Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias, Distribuições de Probabilidade discretas e contínuas.

(4.0.0) 60h
DCET0908
Prática para o Ensino de Números e Álgebra

Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para análise didática dos conteúdos da matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), contemplando: Números reais e operações. Proporcionalidade e escala. Álgebra: correlações entre conceitos algébricos e geométricos, processo de generalização, linguagem simbólica, Equações e Inequações, Polinômios. Funções. Análise e interpretação de gráficos e tabelas. Medidas e Tendência Central. Análise de livro didático referente aos conteúdos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Aulas Investigativas.

(0.3.0) 90h
DCET0926
Prática para o Ensino de Matemática na EJA e Educação no Campo

Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para as modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Educação Escolar Indígena e Quilombola. Análise de conteúdos matemáticos, metodologias e de materiais curriculares referentes ao ensino de matemática para estas modalidades. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Etnomatemática.

(0.2.0) 60h
DCET0920
Prática para o Ensino de Geometria II

Estudo das diretrizes, dos referenciais e da Base Nacional Comum Curricular para análise didática dos conteúdos da matemática do Ensino Médio, contemplando: retas, planos, paralelismo e ortogonalidade, Formas espaciais: sólidos platônicos, prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, princípio de Cavalieri. Geometria analítica: ponto, reta, plano e circunferência. Análise de livro didático referente aos assuntos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didáticopedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Tecnologias da Informação e Comunicação.

(2.1.0) 60h
DCET0905
Prática para o Ensino de Geometria I

Estudo das diretrizes, dos referenciais e da Base Nacional Comum Curricular para análise didática dos conteúdos da matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), contemplando Geometria Plana: ângulos; polígonos; circunferência e círculo; translações, rotações e simetrias; Congruência de triângulos; Paralelismo; Semelhança de triângulos; Teoremas de Thales e de Pitágoras; Relações trigonométricas; perímetros; áreas. Volume do paralelepípedo. Construção e interpretação de gráficos de setores e polar. Análise de livro didático referente aos conteúdos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. História da Matemática.

(0.2.0) 60h
DCET0919
Prática para o Ensino de Funções

Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para análise didática dos conteúdos da matemática do Ensino Médio, contemplando: Sequências; Funções: definições e propriedades; Estudo das funções: polinomiais do 1º e 2º graus, exponencial, logarítmica e trigonométricas. Pesquisas e amostragem Estatística. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Modelagem Matemática.

(0.3.0) 90h
DCET0912
Prática para o Ensino de Combinatória, Matrizes e Sistemas Lineares

Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para análise didática dos conteúdos da matemática do Ensino Médio, contemplando: Pensamento combinatório. Azar e teoria Matemática elementar da Probabilidade. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Análise de livro didático referente aos assuntos abordados nesta ementa. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, evidenciando a prática das realidades pedagógicas dos ambientes formais e não formais. Resolução de Problemas.

(0.2.0) 60h
DFCHNBC04
Política e Gestão Educacional

Educação, Estado e Sociedade: conceitos e relações. Federalismo no Brasil e regime de colaboração. Política e Gestão Educacional no Brasil: evolução histórica, ambiguidades e ambivalências. A legislação educacional brasileira e suas normas complementares. Gestão democrática da educação. As relações entre a Gestão Democrática e as políticas públicas de planejamento, financiamento e avaliação da educação.

(2.1.0) 60h
DCET0923
Métodos Numéricos I

Noções básicas sobre erros. Resolução de Sistemas Lineares, Zeros de Funções, Interpolação. Integração Numérica. Métodos Numéricos para resolução de equações diferenciais.

(4.1.0) 90h
DFCH0302
Metodologia da Pesquisa Científica

Proporcionar ao aluno a partir dos fundamentos de lógica e de epistemologia os instrumentos metodológicos e técnicos necessários para planejar e executar pesquisa científica, definir amostras, elaborar, analisar e interpretar dados, tudo configurado em projetos.

(2.1.0) 60h
DCET0821
Matemática III

Geometria plana: paralelismo, perpendicularismo, polígonos, circunferência. Geometria espacial: paralelismo, ortogonalidade, poliedros, esfera.

(6.0.0) 90h
DCET0820
Matemática II

Sequências Numéricas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Introdução à Análise Combinatória. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Introdução aos Números Complexos e Polinômios.

(6.0.0) 90h
DCET0896
Matemática I

Relações. Funções e suas propriedades. Funções elementares: polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas.

(4.0.0) 60h
DELLNBC02
Libras

História, Língua, Identidade e Cultura Surda; base legal da LIBRAS; estudo gramatical da LIBRAS: fonética, fonologia, sintaxe, semântica, morfologia e pragmática; terminologia e práticas aplicada às áreas de ensino; papel do profissional tradutor e intérprete de língua de sinais.

(2.1.0) 60h
DELLNBC01
Leitura e Produção de Textos

Leitura de textos científicos: ideia principal, secundária e circunstancial; sequência, hierarquização e relacionamento das ideias; fato, hipótese, opinião, argumento, conclusão, síntese. Expressão oral e escrita: seleção, organização e integração de ideias; estruturação do período, parágrafos e textos; aspectos de textualidade; esquema, resumo, resenha, artigo científico; uso dos processos de coordenação e subordinação; propriedade de linguagem e de vocabulário.

(2.1.0) 60h
DCET0917
Introdução aos Números Complexos

O Corpo dos Números Complexos. Conjugação e módulo. Forma trigonométrica. Raízes de Números Complexos. Raízes da Unidade. Projeção estereográfica.

(2.0.0) 30h
DCET0897
Introdução à Lógica Matemática

Noção de linguagens formais. Lógica Proposicional e Conjuntos. Álgebra de Boole, Argumentos. Inferências. Linguagem de 1ª ordem e quantificadores. Demonstrações de teoremas.

(4.0.0) 60h
DCET0911
Geometria Euclidiana II

Paralelismo: de retas, de retas e planos, de planos. Construção de pirâmides e prismas. Perpendicularismo de retas e planos, planos perpendiculares. Projeções de ângulos. Distâncias. Esfera.

(4.0.0) 60h
DCET0902
Geometria Euclidiana I

Axiomas de Incidência. Axiomas de Ordem. Axiomas de Continuidade. Axiomas de Congruência. Axioma das Paralelas.

(4.0.0) 60h
DCET0834
Geometria Analítica

Álgebra Vetorial. Translação e rotação de eixos. A reta e o plano no espaço R³. Cônicas. Coordenadas polares. Superfícies Quádricas.

(4.0.0) 60h
DCET0918
Física II

Movimento Ondulatório, Ondas Sonoras, Ondas Luminosas, Leis da Termodinâmica e Aplicações, Teoria Cinética dos Gases; Circuitos Elétricos, Magnetismo e Indução Eletromagnética. A natureza da Luz e da Matéria.

(4.0.0) 60h
DCET0903
Física I

Física do movimento: de Aristóteles a Galileu, Física Newtoniana, Energia e Potência, Gravitação e uma visão geral do universo, Cinemática e Dinâmica Rotacional. Variação e Conservação de Momento Linear. Hidrostática e Hidrodinâmica.

(4.0.0) 60h
DFCHNBC02
Filosofia da Educação

Filósofos e filósofas e seus diálogos com a educação; correntes filosóficas, seus fundamentos e interfaces com a educação; teoria do conhecimento, ciência, técnica e educação; dimensão político-filosófica da educação: democracia, direitos humanos, diversidade e meio ambiente; ética e estética: inserções nas propostas educacionais.

(2.1.0) 60h
DCET0898
Estatística Aplicada à Educação Básica

Princípios Básicos da Estatística e sua aplicação na coleta e análise de dados em pesquisas na educação. Tipos de Amostragem. Estatística Descritiva: interpretação, representação e aplicação de tabelas e gráficos, distribuição de frequência, medidas de tendência central, separatrizes, dispersão. Indicadores Educacionais. Elaboração de trabalhos pelos alunos que utilizem os conceitos estudados numa abordagem adequada à Educação Básica.

(0.1.0) 30h
DCET0931
Estágio Supervisionado IV

Inserção na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos e/ou Educação no Campo com o desenvolvimento de observações dirigidas e atividades coparticipativas para reflexão da prática docente. Planejamento do estágio pesquisa ou do estágio enquanto projeto. Regência: aplicação do projeto elaborado. Elaboração de relatório de estágio.

(0.0.1) 45h
DCET0927
Estágio Supervisionado III

Inserção no contexto do cotidiano escolar no Ensino Médio com o desenvolvimento de observações dirigidas e atividades coparticipativas para reflexão da prática docente. Planejamento e avaliação de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos. Regência: aplicação das sequências desenhadas. Elaboração de relatório de estágio.

(0.0.4) 180h
DCET0921
Estágio Supervisionado II

Inserção no contexto do cotidiano escolar no Ensino Fundamental II (8° ou 9° ano), preferencialmente em classe que possua aluno com necessidade especial, com o desenvolvimento de observações dirigidas e atividades coparticipativas para reflexão da prática docente. Planejamento e avaliação de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos. Regência: aplicação das sequências desenhadas. Elaboração de relatório de estágio.

(0.0.3) 135h
DCET0914
Estágio Supervisionado I

Equações diferenciais. Equações diferenciais ordinárias de 1° ordem. Equações diferenciais ordinárias de 2° ordem. Equações diferenciais ordinárias de ordem superior.

(0.0.3) 135h
DCET0925
Equações Diferenciais

Equações diferenciais. Equações diferenciais ordinárias de 1° ordem. Equações diferenciais ordinárias de 2° ordem. Equações diferenciais ordinárias de ordem superior.

(4.0.0) 60h
DCET0913
Ensino de Matemática na Educação Especial

Estudo das diretrizes, dos referenciais e dos parâmetros educacionais para alunos com necessidades especiais, abordando metodologias específicas para o ensino de: números e álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. Planejamento de sequências de ensino com produção de materiais didático-pedagógicos, visando à prática nas disciplinas de estágio.

(0.2.0) 60h
DCET0900
Educação Matemática e Tendências de Ensino

Educação Matemática: finalidades e objetivos. Estudo das seguintes tendências para o ensino e aprendizagem da Matemática: História da Educação Matemática, Resolução de Problemas, Investigações Matemáticas, Análise de Erros, Filosofia da Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem em Matemática.

(4.0.0) 60h
DFCHNBC01
Didática Geral

Pressupostos históricos e epistemológicos da Didática. Concepções e Tendências pedagógicas; A instituição escolar no contexto sócio econômico-cultural brasileiro; A ação pedagógica e a relação professor-aluno; A sala de aula como espaço de construção do conhecimento do aluno, de desenvolvimento profissional do professor e de pesquisa; Formação de professores; Planejamento: planos de ensino – princípios diretrizes, modalidades e elementos constitutivos (objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação).

(2.1.0) 60h
DCET0929
Cálculo Diferencial e Integral IV

Integrais Múltiplas. Integrais de Linha. Integrais de Superfícies. Teorema de Green, Gauss e Stokes.

(6.0.0) 90h
DCET0906
Cálculo Diferencial e Integral III

Funções reais de várias variáveis. Funções Vetoriais. Diferenciabilidade. Máximos e Mínimos. Multiplicadores de Lagrange.

(6.0.0) 90h
DCET0901
Cálculo Diferencial e Integral II

Integral Indefinida. Integral Definida. Integral Imprópria. Técnicas de Integração. Aplicações da Integral. Sequências e Séries Numéricas.

(6.0.0) 90h
DFCHNBC08
Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva na perspectiva histórico-cultural da Educação Especial. A produção social da deficiência. Definição, princípios e processos da Educação Especial. A política de Educação Especial no Brasil. Diversidades do desenvolvimento humano: características biopsicossociais e distintos processos de aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais (nee). Análise do acesso ao conhecimento e a gestão da ambiência educacional e social da pessoa com (nee). Atendimento Educacional Especializado (AEE): possibilidades e proposições educativas para a Educação Inclusiva.

(2.1.0) 60h
DCET0899
Cálculo Diferencial e Integral I

Limite, continuidade e derivada de funções reais de variável real.

(6.0.0) 90h
DCET0916
Análise na Reta I

Números Reais. Sequências. Séries. Noções de Topologia. Limite de Funções. Continuidade. Derivada.

(6.0.0) 90h
DCET0835
Algoritmos e Programação

Conceitos e propriedades de algoritmos. Algoritmos clássicos para números inteiros. Sintaxe e semântica: estudo de caso com uma linguagem de programação imperativa. Variáveis, tipos, operadores e expressões. Entrada e saída. Estruturas de controle. Funções. Matrizes.

(2.1.0) 60h
DCET0839
Álgebra Linear I

Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores.

(4.0.0) 60h
DCET0924
Álgebra II

Anéis. Corpos. Ideais. Anéis de Polinômios.

(4.0.0) 60h
DCET0910
Álgebra I

Grupos. Subgrupos. Grupo quociente.

(4.0.0) 60h
Código Disciplina Créditos Carga Horária

MAIS INFORMAÇÕES

Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações aqui cadastradas são de inteira responsabilidade do Colegiado do Curso de Matemática
Brasão da Uesb e do Governo da Bahia