História

O Curso de Ciência da Computação nasceu, ao tempo que era uma expectativa da comunidade universitária e da região do Sudoeste da Bahia, como cumprimento de uma das metas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Estudos pautados sem perspectivas, mecanismos e critérios técnicos, orientadores da expansão da Universidade, para atender às demandas sociais, não só dos municípios sede, mas também das regiões circunvizinhas, nortearam a criação de diversos novos cursos na UESB, dentre eles, o Bacharelado em Ciência da Computação.

Dentre os estudos desenvolvidos, a UESB realizou uma pesquisa com os segmentos da comunidade, a respeito das suas expectativas em relação à UESB. Em seguida, foi apresentado um relatório — Diagnóstico Estratégico para a Ampliação da UESB na Perspectiva de Criação de Novos Cursos — para que as comunidades interna e externa discutissem, analisassem e viabilizassem um planejamento estratégico da universidade, mediante pesquisas, seminários, discussões, mesas redondas, dentre outros. O objetivo era que os diversos segmentos da UESB constituíssem comissões de trabalho visando propor projetos para a implantação de novos cursos. Para tanto, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE – da UESB, instituiu uma comissão encarregada de iniciar o processo de criação e implantação de novos cursos.

Como resultado do trabalho da referida comissão, foi aprovada, no dia 07 de novembro de 1996, pelo CONSEPE, a criação do Curso de Ciência da Computação, conforme Resolução no 85/96. A partir daí, começou a ser elaborado o Projeto de Criação do Curso de Ciência da Computação cujo funcionamento foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), conforme a Resolução no 097/97 do dia 24 de novembro de 1997, publicada no Diário Oficial de 24 de dezembro do mesmo ano.

O Curso de Ciência da Computação foi implantado em 1998. Durante o primeiro ano de funcionamento, com a chegada de docentes da área específica de computação e a experiência vivida com o oferecimento efetivo dos componentes curriculares, foi percebida a necessidade de se procederem algumas alterações no projeto pedagógico.

Em 2004, o curso foi avaliado pelo Conselho Estadual de Educação com vista ao seu reconhecimento. No dia 05 de janeiro de 2005, o curso foi reconhecido por seis anos pelo CEE através do decreto no 9.299/05.


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