Projetos » Extensão

Título

Maratona Conquistense de Programação

Coordenador

Cátia Mesquita Brasil Khouri

Resumo:

Este projeto tem como principal objetivo fomentar o interesse pela programação de computadores nos discentes de cursos na área da ciência da computação. A capacidade de resolver problemas através de algoritmos propicia a aplicação dos conceitos e abstrações de programação nas várias disciplinas envolvidas na formação do profissional de computação. Dessa forma, a habilidade de programar atua como um elo entre saberes que se complementam e colaboram para a construção do conhecimento essencial na atuação deste profissional.

Para lograr êxito, são propostas atividades que compreendem o oferecimento de minicursos em disciplinas-chave da computação, cujos conteúdos serão apresentados de um ponto de vista algorítmico. Também será realizada uma competição – a Maratona de Conquistense de Programação, nos moldes das competições realizadas, no âmbito nacional: Maratona de Programação, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC; e, no âmbito mundial: ACM International Collegiate Programming Contest, realizada pela Association for Computing Machinery – ACM. A Maratona de Programação (a competição nacional e mundial, bem como a que aqui se propõe) busca, através da competição e da realização da prova, desenvolver diversas habilidades nos participantes, como o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a execução de tarefas sob pressão. A Maratona de Programação foi criada pela SBC, no ano de 1996, para promover as regionais, etapas eliminatórias para a competição mundial.

Título
CDC – Centro Digital de Cidadania

Coordenador
Roque Mendes Prado Trindade

Descrição
Os fins sociais dos CDC’s consistem em potencializar as ações de combate à pobreza e de inclusão social, através da alfabetização digital da população de baixa renda, da capacitação de mão de obra e da democratização do acesso aos recursos da informática e da Internet.

Metas:

  • A promoção do acesso de grupos de baixa renda à informática, capacitando-os para o uso de programas (software) e, principalmente, para o bom uso da Rede Mundial de Computadores;
  • A capacitação, principalmente de grupos de baixa renda, aumentando a empregabilidade e a capacidade de geração de renda;
  • Permitir que alunos das escolas públicas utilizem novas metodologias de aprendizagem e acessem um maior volume de conteúdos curriculares e extracurriculares, proporcionando melhoria no nível educacional e cultural;
  • A inclusão social de grupos com necessidades especiais de baixa renda;
  • O acesso à informação governamental e aos serviços públicos colocados a disposição
    da população, potencializando a participação popular, contribuindo para formação da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes;
  • A integração dos diferentes atores públicos e privados objetivando a eficiência das políticas públicas voltadas ao combate à pobreza e as desigualdades sociais.

Como filosofia norteadora, as ações mantêm coesão com uma perspectiva crítica da tecnologia e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), no contexto social contemporâneo.

Objetivos:

  • Parceria entre as universidades estaduais do Estado da Bahia (UNEB, UESC, UESB, UEFS) e SECTI;
  • Ampliar a formação dos monitores e gestores dos Centros Digitais de Cidadania;
  • Ampliar a proposta política do Governo de cidadania e inclusão social;
  • Oferecer instrumentalização em Software Livre para atender as necessidades práticas das comunidades envolvidas;
  • Propor alternativas de empreendedorismo e sustentabilidade, destacando o papel das ONGs, Cooperativas, Associações e outras;
  • Possibilitar conhecimentos da cultura digital (blogs, orkut, jogos, msn, listas, jogos eletrônicos…), bem como a boa utilização dos mesmos;
  • Orientar a elaboração e acompanhamento de projetos educativos comunitários;
  • Entre outros.

Título
Formação de jovens em programação usando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Coordenadora
Profa. Dra. Alzira Ferreira da Silva

Descrição
Este projeto visa proporcionar a formação em programação destinado para alunos do Ensino Médio. Com isso, pretende-se identificar as dificuldades dos mesmos para que se possa adequar a metodologia adotada na disciplina ministrada no Curso de Computação ao interesse dos egressos.

Para isso, propõe-se o uso de robótica, através de um laboratório remoto e de uma ambiente virtual na plataforma Moodle. Metodologia ágil será utilizada para desenvolvimento do laboratório – Iconix e critérios de usabilidades serão utilizados para desenvolvimento do ambiente virtual.

Título
VIII SECOMP

Coordenador
Prof. Dr. Roque Mendes Prado Trindade

Descrição
A Semana de Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (SECOMP) chega em 2014 para sua 8ª Edição, trazendo muitas novidades sobre o desenvolvimento tecnológico na área da computação. Nesta edição a Secomp contará com parceria de outros projetos da Universidade que virão para contribuir com o evento, sendo estes: I Semana Baiana de Computação Gráfica, Olimpíada Conquistense de Robótica (OCR), Programação em Foco e o Centro de Referência em Cultura Livre (CRCL).

Título
VII SECOMP

Data
21 a 23 de novembro de 2013

Coordenador
Prof. Me. Stenio Longo Araújo

Descrição
A Semana de Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia chega em 2013 para sua 7ª Edição, trazendo muitas novidades sobre o desenvolvimento tecnológico na área da computação. Além disso, também faz parte da programação mais uma edição do Encontro de Robótica do Sudoeste da Bahia.

Título
VI SECOMP

Coordenador
Profa. Me. Maria Silva S. Barbosa
Prof. Dr. Fábio M. Pereira

Descrição
O objetivo da VI SECOMP é complementar a formação profissional e acadêmica dos discentes de computação/informática da região, além de promover o diálogo entre a academia e a comunidade.

Título
IV SECOMP

Data
18 a 22 de outubro de 2010

Coordenador
Prof. Dr. Roque Mendes Prado Trindade

Descrição
Com o tema “Tecnologia, Saúde e Desenvolvimento Humano” abordará temas importantes da área de computação, inovação tecnológica e questões a respeito da sociedade atual vivenciada.
O evento irá reunir estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Computação da região de Vitória da Conquista com o intuito de proporcionar momentos de aperfeiçoamento e aprendizagem.

Título
III SECOMP

Data
18 a 20 de março de 2009

Coordenadora
Prof. Me. Maísa Soares dos Santos Lopes

Descrição
A III SECOMP promovida pelo Colegiado de Ciência da Computação da UESB marca o início das atividades letivas do primeiro semestre de 2009, abordando temas importantes da área de computação, discutindo o presente e o futuro da tecnologia. O evento, que tem como tema gerador “Ciência da Computação 10 anos: Tendências e Evolução” se constitui numa ótima oportunidade para a troca de experiências entre os participantes, membros da comunidade acadêmica e profissional. A III SECOMP terá as seguintes atividades: Workshop Iniciação Científica que será composto de sessões técnicas visando divulgar e discutir trabalhos de iniciação e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos nas IES da região. Haverá também Oficinas de Informática para inclusão digital de pessoas de comunidade carente, Laboratórios, Mini-cursos e uma Palestra, que evidenciarão para os alunos: conceitos atuais na computação; e as principais questões relevantes à área, construindo um background necessário para o bom desempenho do profissional de informática hoje. Por meio de uma Mesa Redonda com o tema “Mercado de Trabalho” pretende-se discutir o tema com profissionais da área da nossa região, tanto academia como empresas.

Título
DVD comemorativo referente aos 10 Anos do curso de Ciência da Computação da UESB

Descrição
Vídeo em comemoração aos 10 anos de criação do Curso de Ciência da Computação da UESB de Vitória da Conquista.

Título
II SECOMP

Data
07 a 09 de dezembro de 2006

Coordenadora
Prof. Me. Maísa Soares dos Santos Lopes

Descrição
A II Semana de Computação — II SECOMP e o II Simpósio de Sistemas de Informação — II SIMSIS abordarão temas que apresentam inovações tecnológicas e questões a respeito da sociedade atual vivenciada. Além disso, haverá oportunidade para divulgação dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos, e desse fato, por certo, servirá de estímulo para os demais alunos e participantes. Dessa maneira, o evento abrirá caminhos para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e extensão, na área, colaborando assim para a melhoria da qualidade do ensino.

Título
I SECOMP

Data
24 a 27 de setembro de 2003

Descrição
A 1ª Semana de Computação tem como objetivo analisar as inovações tecnológicas da área da computação, no âmbito acadêmico e comercial, ampliando o leque de conhecimentos de discentes, docentes e profissionais de computação da região, proporcionando maiores possibilidades de inserção do profisional de computação no mercado de trabalho regional.

Comissão Organizadora
Cátia Mesquita Brasil Khouri
Stênio Longo Araújo
Marco Antônio Dantas Ramos
José Carlos Martins Oliveira
Fábio Moura Pereira
Roque Mendes Prado Trindade

MAIS INFORMAÇÕES

ESPAÇO DO ALUNO

Calendário Acadêmico
Horário e Salas de Aula
Programas de Auxílio aos Discentes
Cálculo da Prova Final
Centro Acadêmico
Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações aqui cadastradas são de inteira responsabilidade do Colegiado do Curso de Ciência da Computação
Brasão da Uesb e do Governo da Bahia