sombra
CARM
Quem Somos

O Centro Acadêmico Ruy Medeiros – CARM, foi fundado em 07 de abril de 1999,  e tem por objetivos estatutários o desenvolvimento de atividades de caráter acadêmico, social, político, cultural e recreativo, na qualidade de entidade oficial representativa do corpo discente do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Atualmente, o Centro Acadêmico Ruy Medeiros integra a Coordenação Nacional de Estudantes de Direito (CONED), enquanto Coordenação de Relações Institucionais e Jurídicas, e a Coordenação Regional de Estudantes de Direito (CORED Nordeste 1 – AL, BA e SE), coordenações da Federação Nacional de Estudantes de Direito (FENED), órgão representante de todos(as) estudantes de Direito do País.

O CARM carrega em seu nome a história e a coragem do Prof. Dr. Ruy Hermann Araújo Medeiros, preso político durante o regime ditatorial que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.  Ruy Medeiros foi preso e torturado graças à sua participação em movimentos de resistência ao regime. A primeira prisão ocorreu em 1968, quando protestava em defesa da liberdade dos líderes estudantis, presos pelos militares por causa da realização do Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna.

Com base no Decreto-Lei 477, que punia professores, alunos e servidores do ensino por subversão, Ruy Medeiros recebeu outro duro golpe do regime militar, este decorrente de sua vinculação ao Partido Comunista do Brasil/PCdoB: a expulsão, em 1966, da Universidade Federal da Bahia/UFBA, onde cursava Direito. Ele e outros catorze colegas de curso foram proibidos de estudar por três anos. Em 1973, de volta a Vitória da Conquista, já tendo concluído o curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador, e iniciado a advocacia, é convidado pelo então prefeito Jadiel Matos para assumir a função de Procurador-Geral do Município (então denominado de Consultoria Jurídica). No entanto, ficou pouco tempo no cargo. Em maio de 1973, foi novamente preso. Mais uma vez, por suas vinculações com o Partido Comunista. Militares fortemente armados o abordaram na Travessa Adriano Bernardes, o jogaram dentro de um fusca e o conduziram até próximo do Distrito de Inhobim. Posteriormente transferido para Salvador, Ruy foi torturado e violentamente espancado.

Atual professor de Teoria da Constituição e Direito Constitucional, o prof. Dr. Ruy Medeiros representa, para o movimento estudantil, a coragem: a necessidade de não ter medo.

Eventos
Contato

Para maiores informações:

facebook.com/uesbcarm
instagram.com/carmuesb
cadireito@uesb.edu.br

Endereço:

Estrada do Bem-Querer, km 4, s/n
Módulo Acadêmico - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Bairro Universitário
CEP: 45083-900
Vitória da Conquista - BA

Copyright 2017
Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações contidas neste site, é de inteira responsabilidade da administração do CARM.