O Evento

Na UESB, os Programas de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil, criados pelas Resoluções CONSEPE nº 036/2008 e nº 011/2008, respectivamente, existem há mais de 10 anos e são indiscutíveis as suas contribuições para democratizar o acesso ao ensino superior e possibilitar o apoio assistencial aos estudantes econômica e psicossocialmente vulneráveis da instituição. Entretanto, embora estivesse previsto avaliações quinquenais destes Programas, até então, apenas alguns estudos foram feitos por iniciativas isoladas de pesquisadores da instituição, e muitas indagações ainda precisam ser respondidas: Qual tem sido a abrangência destas contribuições? Qual o impacto destes programas na vida acadêmica dos discentes cotistas e das suas comunidades de origem? Quais as suas limitações? Que alterações são necessárias?
Diante da necessidade de oferecer respostas a estes questionamentos, a Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (AAPA) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) constituíram um Grupo de Trabalho (GT), composto por pesquisadores, discentes e representantes de movimentos sociais, com o objetivo de elaborar e executar uma proposta metodológica para avaliação das políticas de democratização de acesso e permanência estudantil, com desenvolvimento acadêmico e integralização de cursos no âmbito da UESB. Este processo avaliativo deverá resultar em um seminário interno da instituição, com vistas à elaboração de propostas concretas e Resoluções para aprimoramento dos Programas.
A Audiência Pública é um projeto de extensão elaborado pelo GT, que responde em especial às demandas dos movimentos sociais e inaugura este processo avaliativo dos Programas de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil da UESB. Tem como objetivo criar um espaço dialógico em que a comunidade acadêmica e a sociedade, em especial, os movimentos sociais e representantes das comunidades de origem dos estudantes cotistas, possam refletir sobre os impactos dos Programas institucionais de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil na vida dos docentes, dos discentes e de suas comunidades; um espaço para apresentação de experiências, críticas e sugestões visando o aprimoramento dessas políticas.