Normas de Trabalhos Completos

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS
(envio até o dia 06 de novembro de 2022)

Caro(s) autor(es),

Antes de submeter o arquivo contendo o resumo simples a ser avaliado, solicita-se a realização das seguintes ações:

Os trabalhos completos deverão ser submetidos através do e-mail (semanadefilosofia@uesb.edu.br), e os textos serão disponibilizados  no sítio da Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, no endereço http://anais.uesb.br/index.php/sefil. A submissão deve ser feita pelo primeiro autor.

Leiam atentamente as partes relevantes do documento em questão, e verifiquem se seu(s) resumo(s) simples está enquadrado no escopo da X Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, bem como se o(s) mesmo(s) atende(m) aos seguintes quesitos e normas:

O trabalho completo deve ser encaminhado em arquivo Microsoft Office Word for Windows (.docx) e deve conter entre 10.000 (mínimo) e 15.000 caracteres (máximo), incluindo letras, espaçamentos, notas de rodapé, símbolos, referências bibliográficas, etc. O texto deve ser formatado em folha tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com margem superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 pt e o espaçamento 1,5 entre linhas; recuo de parágrafo 1,5cm; o corpo do texto deve ser justificado; com espaço duplo entre partes e entre textos e exemplos, citações, tabelas, ilustrações, etc.

O TÍTULO deve ser centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da primeira página. Indique a entidade financiadora da pesquisa, se for o caso, como primeira chamada de rodapé e o nome do projeto de pesquisa ao qual está vinculado o trabalho e respectivo coordenador e outras informações que o autor achar relevante (máximo de 200 caracteres).

O(S) NOME(S) SO(S) AUTOR(ES), por extenso, deve(m) ser alinhado(s) à direita duas linhas abaixo do título. Abaixo do nome de cada autor devem constar a titulação e o curso e o nome por extenso da instituição e sigla a que se encontra vinculado e endereço eletrônico (recomendamos que os autores não utilizem seus respectivos e-mails institucionais, considerando que eles são temporários e somente válidos enquanto permanece o vínculo com a universidade). No máximo de até três autores por trabalho.

O RESUMO deve ser escrito duas linhas abaixo do nome dos autores, contendo entre 400 (mínimo) e 600 (máximo) caracteres, incluindo caracteres, espaçamentos, símbolos, etc., seguido de 4 palavras-chave separadas por ponto.

ABSTRACT ou RESUMEN deve ser escrito duas linhas abaixo do Resumo, contendo no mínimo 400 e no máximo 600 caracteres, incluindo caracteres, espaçamentos, símbolos, etc., seguido de 4 Keywords ou Palabras clave, respectivamente, separadas por ponto. A escolha da língua estrangeira para a tradução do resumo fica a critério e responsabilidade de cada autor.

TÍTULOS DE SEÇÕES devem ser em maiúsculas, negritos e alinhados à esquerda sem recuo de parágrafos, com numeração arábica, excetuando-se as Referências ou a Bibliografia.

NOTAS DE RODAPÉ devem ser colocadas ao final de cada página (desde que sejam extremamente necessária para a compreensão do texto).

Os textos poderão ser em Português, Inglês e Espanhol, observando uma língua diferente para o Resumo, Abstract ou Resumen.

Observação: a adequação ortográfica, linguística e gramatical do texto é de inteira responsabilidade dos autores proponentes.

Citação no texto (exemplos):

O nome do autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome (em caixa alta ou versalete), separado por vírgula da data de publicação: (FRANCO, 2005).

Quando for necessário especificar páginas, estas deverão seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p.: (FRANCO, 2005, p. 34).

Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses, exemplo: Franco (2005) assinala…

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (LE BLANC, 2003a) (LE BLANC, 2003b).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (MOREIRA; FERREIRA; SILVA, 1999), e quando tiver mais, indica-se o primeiro seguido de et al. (BRITO et al., 2001).

REFERÊNCIAS (duas linhas abaixo do texto). Devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas vigentes da ABNT (as referências não são justificadas; com uma linha separando duas referências.). Ver exemplos abaixo:

Livros:

KIERKEGAARD, S. A. Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Lisboa: Edições 70, 1986.

AUROUX, S. A Filosofia da Linguagem. Campinas: Editora Pontes, 1992.

Capítulos de livros:

WITTGENSTEIN, L. Conferência sobre ética. In: DALL’AGNOL, D. Ética e Linguagem. 3ª edição. Florianópolis/São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

Dissertações e teses:

PAULA, M. G. Subjetividade e objetividade no debate entre socratismo e cristianismo em Kierkegaard: uma análise a partir do Post-ScriptuM. 202 p. [Dissertação de Mestrado em Filosofia]. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2002.

PAULA, M. G. A crítica de Kierkegaard a cristandade: o indivíduo e a comunidade. 169p. [Tese de Doutorado em Filosofia]. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2005.

Artigos e periódicos:

PIRES, V. L. WERNER, K. C. A dêixis na teoria da enunciação de Benveniste. Revista Letras, Santa Maria, n. 33, p. 145-160, 2006.

Trabalho de congresso ou similar (publicado):

MOURÃO, A. J. Leitura e leitores. In: 50 Seminário do GEL, 1, 1990. Anais do 50 Seminário do GEL. São Paulo: FFLCH/USP, 1997, p. 114-118.