Este eixo recebe trabalhos que tratam de questões clássicas da teoria do conhecimento, bem como das relações entre a linguagem e o conhecimento. São investigadas questões filosóficas, metodológicas e históricas sobre a ciência, a epistemologia e a linguagem, considerando as possibilidades de conhecimento e sua relação com as expressões linguísticas.
Recebe trabalhos que tratam de questões éticas e políticas, investigando temas como identidade, liberdade, dever, responsabilidade, natureza humana, prática política, constituição e crítica do Estado, dos valores e do poder. São abordados os filósofos e temas clássicos na ética e na filosofia política, bem como suas implicações para a atualidade.
Neste eixo, apresentaremos trabalhos que abordem reflexões sobre as diferentes maneiras de ensino, diversidade e prática na educação, teorias do ensino, práticas pedagógicas em sala de aula, formação de professores/as, avaliação educacional, produção de subjetividades, sexualidade, relações de poder, biopoder, teoria crítica, teoria feminista, estudos de gênero, estudos des-coloniais/pós-coloniais, estudos subalternos e outros temas relevantes. A proposta central é considerar a reflexão sobre a prática docente, o ensino (especialmente de filosofia) e a formação de professores/as críticos/as e reflexivos/as em diversas áreas do conhecimento. Este eixo abrange professores/as e graduandos de diferentes áreas do conhecimento, como história, sociologia, literatura, ciências, entre outras, que buscam aprimorar sua prática pedagógica e refletir sobre o papel da filosofia na educação.
O eixo abrange trabalhos que apresentem diálogo entre Filosofia e a cultura, pois a relação entre ambas não pode ser entendida simplesmente como dois campos independentes do fazer humano, mas sim, como campos fenomênicos entrecruzados. Bem como, reflexões acerca da estética e suas discussões no que diz respeito às manifestações da natureza e nas manifestações artísticas produzidas pelos seres sociais. Além de estudos sobre a corporeidade que vem de muito longe e, provavelmente, ainda irão bem adiante. Uma vez que, os embates conceituais sobre este e outros temas presentes nas Ciências, na Filosofia e nas Artes, têm proporcionado diversas reflexões que vem contribuindo para avanços na história humana.
Este eixo recebe trabalhos que relatam experiências de extensão universitária, envolvendo projetos e programas que promovem a interação entre a universidade e a sociedade, buscando a democratização do conhecimento e a transformação social. As reflexões sobre a prática, suas metodologias e resultados, são consideradas fundamentais para o fortalecimento e aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino.
Para participar, realizar a INSCRIÇÃO como ouvinte via formulário e enviar por e-mail o resumo que pode conter um ou mais autores, podendo ser uma pesquisa filosófica-científica concluída ou em andamento, por meio do modelo disponível disponível na aba SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES. Vale ressaltar, que a comunicação oral será apresentada presencialmente em 15 minutos e contará com mais 5 para a sessão de perguntas e respostas.
Para participar, realize a INSCRIÇÃO como ouvinte via formulário e envie por e-mail o resumo, que pode conter até 3 autores. O resumo é simples e deve apresentar no mínimo 300 palavras e no máximo 500. O texto não deve conter tópicos, gráficos, referências e, de preferência, ser de parágrafo único. Pode ser uma pesquisa filosófica-científica concluída ou em andamento, seguindo o modelo disponível na aba “SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES”.
Observação: está limitado a dois resumos por pessoa.