Metodologia

O Seminário de Avalição Institucional da UESB, edição 2024, utilizará a metodologia dialógica, de maneira a estimular a participação efetiva dos inscritos. Para tanto, o seminário foi estruturado em dois grandes eixos de discussão, acadêmico e administrativo, que serão aprofundados por meio de painéis temáticos, associados ao conteúdo de cada política institucional, contida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assim esquematizada:

Eixo Acadêmico

  • Ensino de Graduação
  • Ensino de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
  • Extensão Universitária
  • Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil
  • Internacionalização

Eixo Administrativo

  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Administrativa e Orçamentária
  • Infraestrutura
  • Comunicação e Conectividade

 

Vislumbra-se a execução de um seminário com duração de dois dias e uma noite em cada campus da UESB, sendo o turno noturno destinado para a sessão de abertura, no primeiro dia, e de encerramento, ao final do seminário, em cada campus. Os painéis temáticos serão divididos por dois eixos (políticas acadêmicas e políticas administrativas, cada um com um dia específico de realização). Cada painel terá duração máxima de 100 minutos (1 hora e 40 minutos) e deverá ser realizado pelo titular de cada pasta ou alguém que o represente de forma institucional.

Cada mesa temática será constituída por um coordenador, um palestrante principal e um debatedor, com a presença de convidados das diferentes comunidades acadêmicas e técnicas da UESB, bem como pessoas da sociedade que queiram participar das discussões.

O coordenador de cada painel irá organizar os trabalhados, mediar a discussão e controlar o tempo de exposição e debates. Deverá garantir que o Seminário aconteça sem intercorrências, inclusive para dar sequência à programação proposta. Deverá também colaborar com o apoio requerido pelo expositor ou debatedor durante o tempo em que estiverem apresentando.

O expositor terá fala ininterrupta por até 30 minutos, apresentando em slides as principais considerações de sua pasta e sua relação com os avanços e desafios da UESB durante o período 2016-2023. Após o tempo de fala do debatedor da mesa, o expositor terá mais 10 minutos para contra argumentar ou responder às perguntas formuladas pelo debatedor. Ao final, o expositor participará da sessão de perguntas da plateia presente em cada mesa temática, em blocos de perguntas e respostas que terá duração máxima de 30 minutos.

O debatedor terá um tempo de exposição de 20 minutos, que poderá utilizar para fazer algumas reflexões sobre sua experiência com o assunto tratado, concordar ou não com a exposição realizada e, caso julgue necessário, poderá fazer um bloco de até três perguntas ao palestrante, para que esclareça sobre algo que tenha ficado sem comentários ou para refletirem juntos sobre avanços e desafios esperados para a Universidade e relacionados com a temática abordada na mesa. Ao final, o debatedor pode ser requisitado pelo público presente e poderá responder às perguntas a ele dirigidas.

Por fim, a plateia convidada poderá participar com perguntas escritas ou faladas ao microfone em, no máximo, dois blocos de até três perguntas. Essa interação de perguntas da plateia e respostas do expositor não deverá ultrapassar o tempo máximo de 30 minutos.

Na perspectiva de ampliar o diálogo com a comunidade universitária, está disponibilizado, no site da UESB, um canal de comunicação denominado Escuta Digital de Avaliação Institucional, com a finalidade de acolher as impressões, manifestações e contribuições para o fortalecimento das políticas institucionais da Universidade. Como produto final será gerado um relatório circunstanciado do processo avaliativo, contendo as impressões, manifestações e contribuições da comunidade, que servirá para subsidiar o Seminário de Planejamento Institucional e possíveis ajustes no processo de execução das políticas educacionais da UESB e, bem como, do PDI.


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