Descrição:
O projeto de pesquisa tem como foco central a investigação das concepções desenvolvidas pelos(as) trabalhadores(as) da educação na Bahia em relação ao tema “desenvolvimento humano” e seu impacto nas práticas pedagógicas. A pesquisa parte do pressuposto de que tais concepções desempenham um papel fundamental na formação e direcionamento das estratégias educacionais. Para alcançar esse propósito, o projeto será conduzido em duas etapas principais: a) um estudo documental que analisará os planos educacionais do estado da Bahia e de municípios-polo; b) entrevistas com trabalhadores(as) da educação, incluindo professores, monitores e coordenadores. A análise documental permitirá identificar diretrizes e abordagens relacionadas ao desenvolvimento humano presentes nas políticas educacionais, enquanto as entrevistas explorarão as concepções dos profissionais sobre desenvolvimento humano e como essas concepções se manifestam em suas práticas pedagógicas. A pesquisa contribuirá para o enriquecimento da literatura acadêmica, preenchendo lacunas no entendimento das concepções dos(as) trabalhadores(as) da educação na Bahia e fornecendo informações práticas que podem beneficiar tanto eles quanto alunos e comunidade que se beneficia do sistema brasileiro de ensino, contribuindo para a melhoria do cenário educacional.
Descrição:
Um marco da chegada da Psicologia às instituições brasileiras é sua inserção nos currículos das Escolas Normais, ainda no século XIX. No início do século XX, mesmo antes da regulamentação da profissão de psicólogo (1962), saberes psicológicos eram conteúdos nas diversas licenciaturas. Com a regulamentação da profissão, observa-se na Lei n 4.119, de 27 de agosto de 1962, a docência como atribuição da psicologia em todos os níveis de formação. A vinculação entre psicologia e formação docente se mantém, estando presentes nos currículos das licenciaturas. Desse modo, cabe debater quais componentes curriculares são apresentados aos professores em formação, sob quais formatos estes são propostos, e quais articulações entre teoria e prática são previstas. Este estudo visa a analisar a inserção dos conteúdos teórico-práticos da psicologia nos cursos de licenciatura ofertados nas universidades públicas da Bahia visando a compreender criticamente os conteúdos presentes no currículo da formação docente no estado. Para tanto, será realizado uma pesquisa documental, tendo como fonte as ementas com tema e/ou conteúdo voltados à psicologia que estejam dispostas nos projetos de curso de licenciatura das universidades selecionadas. A análise seguirá o modelo de triangulação metodológica, incluindo uma etapa lexicométrica (apoiada pelos softwares Orange e IramuteQ), e uma etapa qualitativa de análise de conteúdo (apoiada pelo software MaxQDA). Espera-se identificar o conjunto de disciplinas de psicologia nas licenciaturas, e traçar um panorama pra maior avaliação e proposta de qualificação da oferta desses conteúdos nos currículos docentes.