I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”

No dia 27 de abril deste ano, às doze horas, acontecerá o I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”, com transmissão aberta pela internet.

Os estudos acerca dos passados traumáticos recentes, fundados na História e na memória social, se expandiram nas últimas duas décadas, marcadamente aqueles voltados para as experiências do terrorismo de Estado na América Latina, mais diretamente os concentrados nas operações das ditaduras militares dos anos 1960-1980. Contudo, esse passado traumático não é uma exclusividade das sociedades latino-americanas e, em seu cenário traumático, também continua exigindo revisitas contemporâneas, resultado de processos de recuperação, transmissão e interpretações de um passado carregado de traumas sociais e políticos provocados pelo Estado capitalista, portanto também resultado da permanência das relações sociais do mesmo tipo. A rede do “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes” pretende estar presente na resistência contra o esquecimento, entendendo que a luta pela memória não oficial desse passado é parte da luta mais geral contra a dominação de classe.

A rede foi criada no ano de 2019 e envolve o Museu Pedagógico da Uesb (Brasil), a FedIcária (Federación Icária, Espanha), a Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), o CESIL (Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, Argentina) e a Universidad de Valparaiso (Chile) e tem por objetivo teórico-prático fazer um levantamento histórico-historiográfico dos passados considerados “traumáticos” e, conjuntamente, discutir, debater e sistematizar, a partir das perspectivas teóricas apresentadas, os resultados de seus trabalhos. Este I Seminário vem nesse sentido, mas outras formas de socialização dos resultados do projeto também se darão através de publicações parciais em meios de comunicação como a Revista Binacional Brasil-Argentina (RBBA), Con-ciencia Social (CS) e Contenciosa como também por meio da organização de números de caráter monográfico das produções envolvidas no Projeto.

O intuito desse I Seminário é iniciar uma dinâmica de conversação sobre os problemas e desafios compartilhados pelas realidades históricas dos povos-nações envolvidos, numa perspectiva analítico-comparativa dos processos autoritários, violências políticas e ditaduras militares no passado recente e suas permanências no presente histórico do Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha e versará sobre:

– Passados traumáticos no Brasil: história e historiografia, memória e ideologia – concisas inferências;

– La dictadura de Franco como tema sensible en la sociedade, la política y las aulas españolas del siglo XXI;

– Cartografía del conflicto armado colombiano: tendencias interpretativas;

– Historia reciente en Chile. Disputas narrativas de un pasado presente: entre los límites políticos, historiográficos y educativos y las aperturas de memorialización social;

– Luchas por la memoria, investigación histórica y desarrollos educativos em el caso argentino: um estado de situación.

 

O evento será transmitido pelos canais de comunicação dos anfitriões. No caso para o Brasil, pelo canal do YouTube do Museu Pedagógico da Uesb:

Sinta-se convidado!

“Descomemoração” do Golpe Militar

Durante o mês de abril, os grupos de pesquisa do Museu Pedagógico desenvolverão uma série de atividades remotas em “Descomemoração” ao Golpe Militar. A programação do evento é composta por lives, rodas de conversa, visitas guiadas às exposições do Museu, etc
Segue a programação:

 

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática

O Museu Pedagógico – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abre inscrição para o curso de extensão PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática. O curso ocorrerá entre os dias 18 de março de 2021 à 08 de julho de 2021, semanalmente na quinta-feira de 09:00h às 13:00 com carga horária de 60 horas. A transmissão será no Canal do HISTEDBR no YouTube, no qual ficarão todas as aulas disponíveis para serem acessadas de acordo com o horário de cada cursista.

O curso de extensão tem por objetivo o estudo e o debate acerca das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional. E tem como público-alvo discentes dos cursos de licenciaturas e pós-graduação bem como professores da Educação Básica.

As atividades serão transmitidas pelo canal do HISTEDBR no Youtube.

Os interessados poderão se inscrever CLICANDO AQUI.

Cronograma:

08/04 – aula 1: (Prof. Dr. José Claudinei Lombardi) – Abertura do curso; apresentação e discussão do programa

15/04 – aula 2: (Convidado: Prof. Dr. Dermeval Saviani) – A Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista

22/04 – aula 3: (Convidado: Prof. Dr. Newton Duarte e Prof. Dr. Anselmo Colares) – Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

29/04 – aula 4: (Convidado: Profa. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Prof. Dr. Tiago Nicola Lavoura) – Concepção marxista de ciência e método: implicações para o currículo e para a didática

06/05 – aula 5: (Convidado: Profa. Dra. Maria Claudia Sacomanni e Profa. Dra. Bruna Carvalho, Adriana Franco) – Alfabetização: leitura, escrita e matemática

13/05 – aula 6: (Convidado: Prof. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Profa. Dra. Lenilda R.A. de Faria) – As ciências do homem: conteúdo e didática para o entendimento da História dos Homens

20/05 – aula 7: (Convidado: Prof. Dr. Marcelo Ubiali Ferracioli e Prof. Dr. Célia Regina da Silva) – Psicologia – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica

27/05 – aula 8: (Convidado: Prof. Dr. Mateus Turini, e Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira Gomes) – Ciências Humanas – Contribuições para a Pedagogia Histórico Crítica

03/06 – aula 9: (Convidado: Prof. Dr. Marcos Antonio Campos Couto e Prof. Dr. Marcos Lima) – Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática do conhecimento da história dos homens

10/06 – aula 10: (Convidado: Prof. Dr. Antonio Carlos Hidalgo Geraldo, Profa. Dra. Júlia Mazinini Rosa e Prof. Dr. Helio da Silva Messeder Neto) – As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza

17/06 – aula 11: (Convidado: Prof. Dr. Helio da Silva Messeder Neto e Profa. Dra. Luciana Massi) – Química e Ensino de Química

01/07 – aula 12: (Convidado: Profa. Dra. Júlia Mazinini Rosa e Prof. Dr. Antonio Carlos Hidalgo Geraldo) – Biologia Ensino de Biologia

08/07 – aula 13: (Convidado: Profa. Dra. Celi Taffarel e Profa.Dra.Joelma Albuquerque) – Educação Física na educação escolar na perspectiva da PHC

15/07 – aula 14: (Convidado: Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto e Profa.Dra. Marise Nogueira Ramos) – Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar

22/07 – aula 15 (Convidado: Prof. Dr. Paulino Orso e Prof. Dr. José Claudinei Lombardi) – Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade

29/07 – aula 16 (Convidado: Prof. Dr. Dermeval Saviani) – Conclusão: perspectivas para a pedagogia histórico crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual.

Curso Pedagogia Histórico-Crítica e Prática Transformadora

O Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Memória das ideias e práticas educativas contrahegemônicas, vinculado ao Museu Pedagógico, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), realizará treze (13) encontros virtuais, com 4 horas de duração, com o objetivo geral de estudar as dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica visando assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

As atividades serão transmitidas pelo canal do HISTEDBR no Youtube.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

PROGRAMAÇÃO

14° Primavera de Museus

A equipe do Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira convida a todos os interessados para participar da 14ª Primavera de Museus. A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido pelo Ibram para a edição de 2020 é: “Mundo Digital: Museus em Transformação”, visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pelo Covid-19. Os interessados poderão se inscrever CLICANDO AQUI .
Observações:
1 – Haverá certificação para o inscrito que participar de pelos menos duas atividades (registro de presença enviando nome completo e e-mail pelo chat da atividade, quando solicitado);
2 – No ato de inscrição o interessado deverá selecionar até duas opções de dia e horário para a visita guiada (mínimo de 15 pessoas para realização);
3 – Caso não tenha a quantidade mínima o inscrito será remanejado para segunda opção, em último caso a coordenação entrará em contato para devida adequação;
4 – O link da plataforma onde será realizada a visita será enviado por e-mail até 30 minutos antes do início da atividade;
5 – Grupos escolares deverão realizar o agendamento pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br.

Ciclo de Debates do Museu Pedagógico: Temas de Nosso Tempo

por Museu Pedagogico – 26.06.2020

Iniciando as comemorações aos 100 anos do patrimônio da casa “Padre Palmeira” e aos 21 anos do Museu Pedagógico, os Grupos de Estudos e Pesquisas vinculados ao MP convidam a todos os interessados para o primeiro bloco do “Ciclo de Debates do Museu Pedagógico: temas de nosso tempo” a ser realizado nos meses de julho e agosto. Os debates serão transmitidos pelo canal do Museu Pedagógico no Youtube

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui. (obs: quem já se inscreveu e selecionou todos os temas não há necessidade de se inscrever novamente).

A inscrição é obrigatória para os que desejam certificado.

Durante a atividade a coordenação do evento pedirá aos inscritos que enviem, pelo chat do Youtube, nome completo e e-mail para registrar a presença.

 Programação Completa

  Cartaz Tema 05
  Cartaz Tema 04
  Cartaz Filme
  Cartaz Tema 03
  Cartaz Tema 02
  Cartaz Tema 01
  Cartaz Sarau

Roda de conversa sobre os desafios da educação na atualidade

O Grupo de Estudos História, Trabalho e Educação realiza, na próxima quinta, 14, a roda de conversa “Os desafios da educação na atualidade”, com a participação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Ciavatta. O encontro acontecerá às 15 horas, no Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira e é aberto a toda a comunidade.

Para participar, não é necessário se inscrever previamente e haverá certificação de participação. Para mais informações, entre em contato com o Museu pelo telefone (77) 3421-3894.

 

Link matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/desafios-da-educacao-serao-debatidos-em-roda-de-conversa/

Colóquios Temáticos do Museu Pedagógico abrem inscrições

Trazendo como temática central “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo”, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira abre inscrições, no período de 1º a 24 de fevereiro, para submissão de propostas ao 13º Colóquio Nacional e 6º Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, que acontecerá de 15 a 18 de outubro. Todas as normas e requisitos para essa categoria de participação podem ser conferidos aqui, e o formulário de inscrição acessado aqui.

Os dois Colóquios são realizados a cada dois anos e têm o objetivo de divulgar resultados de pesquisas dos grupos vinculados ao Museu Pedagógico da Uesb, além de criar um espaço para o diálogo entre pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais.

Para mais informações, ligue (77) 3421-3894 ou entre em contato pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br.

 

Link da matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/coloquios-tematicos-do-museu-pedagogico-abrem-inscricoes/

 

Palestra: “Intervenções sobre o patrimônio edificado”

No dia 14 de dezembro, será realizada, no campus de Vitória da Conquista, a palestra “Intervenções sobre o patrimônio edificado”. Promovido pelo Museu Pedagógico – Casa Padra Palmeira, o evento acontecerá no Auditório 1 do Módulo de Aulas Antônio Luis Santos (Luisão), às 19 horas.

A atividade, que comemorá o Dia do Arquiteto e Urbanista, será conduzida pelo arquiteto Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na oportunidade, ele abordará a relação entre o patrimônio edificado com intervenções contemporâneas sobre o mesmo.

Assim, o evento tem como objetivo despertar o senso crítico para a preservação de edifícios antigos em Vitória da Conquista e região, como forma de promover um movimento em prol da preservação da história e da arte regional. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição aqui.

Para mais informações, entre em contato com o Museu Pedagógico, por meio do telefone (77) 3421-3894.

 

Link da matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/preservacao-de-edificios-antigos-sera-abordada-em-palestra/