Grupo de pesquisa do Museu pedagógico “Estudos marxistas em memória e história da educação” promove curso de extensão on-line sobre pedagogias críticas no Brasil.

por Museu Pedagogico – 15.06.2020

 

De 15/06 a 10/08 o grupo de Pesquisa “Estudos marxistas em memória e história da educação” discutirá por meio de encontros semanais, às segundas feiras, às 14:30, estudos sobre Pedagogias Críticas no Brasil.

O Evento terá transmissão online pelo Facebook pela página do Museu Pedagógico.

Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências

por Museu Pedagogico – 22.05.2020

Chamada para publicação RBBA / Convocatoria para publicación de RBBA

 

A REVISTA BINACIONAL BRASIL – ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS, publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), divulga chamada para publicação de artigos inéditos para compor o Dossiê – “Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências. O dossiê está sendo organizado pelos professores doutores Francisco Ramallo (Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMDP), Paulo de Tássio Borges da Silva (Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB) e Rafael Marques Gonçalves (Universidade Federal do Acre- UFAC).

Em tempos de retrocessos e ataques aos direitos na América Latina, em particular à educação, com reformas educacionais, centralização curricular e perseguição a professores, o dossiê propõe um diálogo acerca dos estudos curriculares no Brasil e na Argentina. A proposta tem como objetivo discutir as produções curriculares contemporâneas no Brasil e na Argentina, problematizando suas múltiplas dimensões que envolvem conhecimento, formação de professores e diferenças (étnico-racial, gêneros e sexualidades). Neste diálogo de enfrentamento aos retrocessos, convidamos pesquisadores no Brasil e na Argentina a apresentarem suas contribuições, construindo uma rede de resistências frente aos conservadorismos e desmontes da educação.

Para realizar o envio da proposta, acesse as normas de submissão disponíveis neste link. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão consideradas para avaliação. A revista continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

Prazo para submissão: 30/08/2020

Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2021)

por Museu Pedagogico – 21.05.2020

O Comitê Organizador da edição 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2021) convida a comunidade científica internacional para este congresso que, desde 1875 existe. Esta edição ocorrerá de 19 a 23 de julho de 2021, na cidade brasileira de Foz do Iguaçu, região de fronteira com Argentina e Paraguai.

Tendo como tema central ‘A América e suas fronteiras: múltiplas vozes, múltiplos encontros’, a organização do evento intenciona atrair docentes, estudantes e investigadores de pelo menos 80 países que terão a oportunidade de socializar seus conhecimentos, intercambiar experiências e vivenciar momentos de interculturalidade, em uma das zonas mais singulares de todo o continente americano.

Quanto à importância do tema, entende que “A América e suas fronteiras…” é também um chamamento à reflexão coletiva acerca de fenômenos históricos e contemporâneos em distintos campos do Saber sobre o espaço continental, tanto em seus diálogos internos como em suas relações com as demais regiões do planeta.

O evento é coordenado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, Brasil), que lidera um pool de instituições universitárias de vários países, tendo 21 eixos temáticos (https://ica2021.unicentro.br/eixos-tematicos/) que compõem ICA 2021, com mais de uma centena de GTs disponíveis para submissão de propostas.

Dentre estes GTs, destacamos especialmente um, no Eixo Temático de História, intitulado Ciclos de movilización, violencia política y dictaduras en la Historia Reciente Latinoamericana, que tem como coordenadores Coordenadores José Rubens Mascarenhas de Almeida (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB) e Natalia Vega (Universidad Nacional del Litoral – UNL).

Este GT pretende reunir trabalhos que tematizem, desde perspectivas teóricas e disciplinares diversas, movimentos de contestação social, assim como as respostas que as classes dominantes ensaiaram frente a elas. Interessam, particularmente, abordagens que deem conta de processos de mobilização e radicalização de distintos sujeitos coletivos (movimentos operários, camponeses, estudantis, grupos de intelectuais, religiosos…), a conformação e a ação de organizações político-militares revolucionarias, dos mecanismos de controle social, disciplinamento e repressão postos em cena pelas classes dominantes y governantes, especialmente os casos que implicaram a instalação de regimes ditatoriais, assim como as ações sociais de enfrentamento. Espera, também contribuições que indaguem sobre problemas teóricos, metodológicos e/ou sobre as potencialidades e limitações das fontes utilizadas na reconstrução dos processos em questão.,

Para submissão no GT, clique AQUI

Maiores informações sobre o evento: https://ica2021.unicentro.br

Submissão de trabalhos para os Colóquios do Museu Pedagógico

A partir de 18 de março, estarão abertas as inscrições para o 13º Colóquio Nacional e 6º Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. Os eventos acontecerão de 15 a 18 de outubro, abordando o tema “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo”.

As inscrições para comunicação científica podem ser feitas aqui, até o dia 28 de abril. Os trabalhos submetidos devem ser seguir as normas determinadas pela organização dos Colóquios. Já os interessados em participar dos eventos como ouvinte podem realizar a inscrição até o dia 15 de outubro.

13º Colóquio Nacional e 6º Colóquio Internacional  – Os eventos têm como proposta realizar um balanço crítico da produção do conhecimento considerando suas consequências sobre a realidade presente, diante dos desafios contemporâneos pelos quais as sociedades estão passando. Para isso, abordará acontecimentos importantes do início do século 21, como problemas sociais, políticos e econômicos, que vêm afetando diversos grupos e povos na atualidade.

Para mais informações sobre os Colóquios, entre em contato pelo telefone (77) 3421-3894 ou pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br.

 

Link matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/submissao-de-trabalhos-para-os-coloquios-do-museu-pedagogico/

Roda de conversa sobre os desafios da educação na atualidade

O Grupo de Estudos História, Trabalho e Educação realiza, na próxima quinta, 14, a roda de conversa “Os desafios da educação na atualidade”, com a participação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Ciavatta. O encontro acontecerá às 15 horas, no Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira e é aberto a toda a comunidade.

Para participar, não é necessário se inscrever previamente e haverá certificação de participação. Para mais informações, entre em contato com o Museu pelo telefone (77) 3421-3894.

 

Link matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/desafios-da-educacao-serao-debatidos-em-roda-de-conversa/

Colóquios Temáticos do Museu Pedagógico abrem inscrições

Trazendo como temática central “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo”, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira abre inscrições, no período de 1º a 24 de fevereiro, para submissão de propostas ao 13º Colóquio Nacional e 6º Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, que acontecerá de 15 a 18 de outubro. Todas as normas e requisitos para essa categoria de participação podem ser conferidos aqui, e o formulário de inscrição acessado aqui.

Os dois Colóquios são realizados a cada dois anos e têm o objetivo de divulgar resultados de pesquisas dos grupos vinculados ao Museu Pedagógico da Uesb, além de criar um espaço para o diálogo entre pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais.

Para mais informações, ligue (77) 3421-3894 ou entre em contato pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br.

 

Link da matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/coloquios-tematicos-do-museu-pedagogico-abrem-inscricoes/

 

Palestra: “Intervenções sobre o patrimônio edificado”

No dia 14 de dezembro, será realizada, no campus de Vitória da Conquista, a palestra “Intervenções sobre o patrimônio edificado”. Promovido pelo Museu Pedagógico – Casa Padra Palmeira, o evento acontecerá no Auditório 1 do Módulo de Aulas Antônio Luis Santos (Luisão), às 19 horas.

A atividade, que comemorá o Dia do Arquiteto e Urbanista, será conduzida pelo arquiteto Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na oportunidade, ele abordará a relação entre o patrimônio edificado com intervenções contemporâneas sobre o mesmo.

Assim, o evento tem como objetivo despertar o senso crítico para a preservação de edifícios antigos em Vitória da Conquista e região, como forma de promover um movimento em prol da preservação da história e da arte regional. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição aqui.

Para mais informações, entre em contato com o Museu Pedagógico, por meio do telefone (77) 3421-3894.

 

Link da matéria original: http://www2.uesb.br/noticias/preservacao-de-edificios-antigos-sera-abordada-em-palestra/