O Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), em colaboração com o coletivo Ciranda das Cores, anuncia o lançamento do projeto “Potencialidades: Transformando Talentos em Oportunidades” com realização nos dias 18 e 19 de outubro.
O Projeto Potencialidades, desenvolvido pela proponente Jeane Lima, Mestranda em Educação (PPGed|UESB) e a empresária, advogada professora Universitária da área do direito empresarial e coordenadora técnica do (NDCA|UESB), Luciana Rocha Prado, representantes do coletivo Ciranda das Cores – formado por técnicos e estudantes de diferentes cursos da UESB vinculados ao NDCA –, foi pensado para oferecer aos jovens (a partir dos 14 anos) de origem de bairros periféricos no município a oportunidade de desenvolverem habilidades essenciais para atuar de forma empreendedora no mundo digital através da Educação e do fomento a cultura.
O projeto realizará oficinas formativas alinhando Educação, cultura e empreendedorismo digital de forma crítica, informa Jeane Lima, atual coordenadora e representante do coletivo Ciranda das Cores, que ressalta “Com essa iniciativa, almejamos transformar talentos em oportunidades reais, proporcionando a esse público ferramentas para explorar e potencializar suas capacidades no mundo digital, através da educação, cultura e o empreendedorismo digital”.
Os participantes do projeto terão a chance de se capacitar durante o projeto em diversas áreas fundamentais para a produção de conteúdo e empreendedorismo digital, incluindo formação audiovisual, elaboração de conteúdos para redes sociais, promoção da formação curricular, estratégias de engajamento e construção de uma estética visual com duração de dois dias em tempo integral. Ao final do projeto, serão sorteados instrumentos para uso dos conhecimentos adquiridos para incentivar a praticidade dos conteúdos, sorteando unidades de tablet, garrafas térmicas digitais e microfone lapela que o público poderá concorrer ao final das atividades desenvolvidas.
O primeiro dia do projeto será iniciado com visita guiada pelos estúdios de tele e rádio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e ao laboratório de impresso, com curso introdutório de designer gráfico para iniciantes com Isabel Bianca e Isabela Faro, além de apresentações culturais e pela manhã, Workshop de Oratória com o prof. Adão Albuquerque. No segundo dia, serão ofertadas 2 oficinas de fotografia e arte, ligando a cultura e o mundo do empreendedorismo. O projeto arcará com o transporte de ida e vinda dos alunos e lanche no período de intervalo.
Além dos sorteios, serão distribuídos kits de participação no ato do credenciamento e certificados. Para participar, as instituições que têm atividades vinculadas a adolescentes na faixa etária de 14 anos (jovem-aprendiz). Informamos que as vagas são limitadas e as inscrições já se encerraram! Para participação será obrigatório o preenchimento dos termos de uso de imagem e som, com todos os dados e assinatura dos responsáveis pelo jovem-aprendiz.
O projeto “Potencialidades: Transformando Talentos em Oportunidades” representa um passo importante na missão do NDCA e do coletivo Ciranda das Cores de proporcionar um futuro mais promissor para os adolescentes e as juventudes de Vitória da Conquista. O projeto foi aceito e aprovado no edital municipal Geraldo Sarno com financiamento pela Lei Paulo Gustavo. Acreditamos que, através dessa iniciativa, poderemos capacitar uma nova geração de líderes e inovadores, preparados para enfrentar os desafios do mundo digital e transformar suas vidas e comunidades.