Projetos de Pesquisa

Projetos em andamento:
Estudo longitudinal de atividade física e saúde dos trabalhadores do setor saúde- ELAFS
Estudo longitudinal dos trabalhadores da atenção primária à saúde – ELOS
Fatores associados à multimorbidade de indivíduos atendidos em Unidade de Terapia Intensiva Adulta
MONIDI: Monitoramento das Condições de Saúde de Idosos de um Município de Pequeno Porte

Projetos em parcerias:
Condições de trabalho, condições de emprego e saúde dos trabalhadores da saúde na Bahia
Redes de pesquisa no setor saúde: modelos e ações de vigilância e gestão da saúde do trabalhador na Bahia

Projetos finalizados:
Efetividade de programa de intervenção em distúrbios musculoesqueléticos e estilo de vida de professores do município de Jequié, Bahia

Lista de projeto

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
Estudo longitudinal de atividade física e saúde dos trabalhadores do setor saúde- ELAFS
Período de realização: 2019 – em andamento
Coordenação: Profa. Clarice Alves dos Santos / Prof. Saulo Vasconcelos Rocha
Descrição do projeto: As modificações ocorridas no mundo do trabalho, especialmente no setor saúde, têm sido marcadas pela exigência e competências que envolvem uma série de atividades no cotidiano desses trabalhadores, contribuindo para o surgimento de doenças e agravos negativos à saúde e a adoção de um estilo de vida sedentário. O estilo de vida adotado segundo esses novos ditos do trabalho podem contribuir para o surgimento e/ou manutenção de situações negativas, repercutindo na qualidade de vida dessa categoria profissional. O estudo tem como propósito investigar a inatividade física-IF, o comportamento sedentário-CS e os fatores associados em uma coorte prospectiva de trabalhadores da saúde de municípios baianos e avaliar a evolução nos padrões de inatividade física e comportamento sedentário ao longo dos anos. Trata-se de um estudo de coorte prospectiva.Serão avaliados trabalhadores da atenção primária em intervalos de quatro anos. A Inatividade Física-IF e o Comportamento sedentário- CS serão avaliados por meio do Questionário Internacional de Atividade Física- IPAQ. As variáveis independentes sexo, idade,escolaridade, situação conjugal, tempo de trabalho na atenção primária, jornada de trabalho, estresse ocupacional, satisfação no trabalho e fatores relacionados ao estilo de vida (consumo excessivo de álcool, tabagismo, e hábitos alimentares) serão obtidas por entrevista. A análise estatística dos dados será realizada através de estatística descritiva e inferencial. Para avaliar a associação entre as variáveis de exposição e o desfecho serão utilizados as análises de regressão linear, logística, Poisson e multinomial. Outros testes estatísticos poderão ser utilizados nas análises dos dados.
Estudo longitudinal dos trabalhadores da atenção primária à saúde – ELOS
Período de realização: 2019 – em andamento
Coordenação: pesquisadores do NESP
Descrição do projeto: Estudos têm demonstrado sobre as diversas condições de trabalho e condições de saúde de trabalhadores da saúde, em especial aqueles que desenvolvem suas atividades na atenção primária à saúde. No Brasil, o avanço do Sistema Único de Saúde contribuiu para ampliação da oferta de serviços de saúde nesse nível de atenção com consequente aumento de trabalhadores. Por sua vez, as organizações dos serviços considerando o que é preconizado nas legislações e as demandas por partes do trabalhadores, podem promover o desequilíbrio de suas capacidades de enfrentamento e gerar efeitos negativos a vida dessas pessoas. Nesse sentido, o propósito do presente estudo é investigar prospectivamente as condições de trabalho, condições de saúde e estilo de vida de trabalhadores da saúde do município de Jequié, Bahia. Trata-se de estudo epidemiológico, longitudinal e prospectivo com trabalhadores da atenção primária à saúde. Será constituída uma linha de base e etapas de acompanhamento com periodicidade de 36 meses cada, intercaladas por períodos monitoramento. Para coleta de dados serão utilizados instrumentos padronizados para as unidades de saúde da atenção primária e trabalhadores da saúde. Os dados coletados versam sobre as dimensões das relações saúde-ambiente-trabalho e o surgimento e/ou manutenção de eventos específicos. As informações produzidas poderão subsidiar ações estratégias, voltadas à saúde do trabalhador da saúde, nas esferas municipal, estadual e federal.
Fatores associados à multimorbidade de indivíduos atendidos em Unidade de Terapia Intensiva Adulta
Período de realização: 2018 – em andamento
Coordenação: Profa. Juliana da Silva Oliveira
Descrição do projeto: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem um problema mundial de saúde que têm ocasionado um elevado número de mortes prematuras, bem como perda na qualidade de vida, tal condição se acentua com o cenário onde os indivíduos são acometidos por multimorbidade. A associação entre multimorbidade e hospitalização é frequente, sendo explicado pelo maior risco de complicações fisiológicas decorrentes das comorbidades instaladas. Nos últimos anos a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desenvolvem assistência cada vez mais especializada para indivíduos com maior grau de fragilidade, devido o avanço da idade e a exacerbação das complicações de doenças crônicas, que exigem tratamentos de maior complexidade. Nesse sentido, o trabalho objetiva identificar os fatores associados às multimorbidades dos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulta de um hospital regional no estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, do tipo transversal, abordagem quantitativa, com base nos prontuários dos pacientes que foram internados na unidade de terapia intensiva adulto do Hospital Geral Prado Valadares e que permaneceram por mais de vinte e quatro horas sob os cuidados da equipe da UTI, entre o período de maio de 2008 a maio de 2018.
MONIDI: Monitoramento das Condições de Saúde de Idosos de um Município de Pequeno Porte
Período de realização: 2012 – em andamento
Coordenação: Prof. Saulo Vasconcelos Rocha / Profa. Clarice Alves dos Santos
Descrição do projeto: O envelhecimento é o processo natural que ocorre na evolução humana, caracterizando-se como uma série de mudanças ajustadas geneticamente para cada indivíduo que se traduz na diminuição da capacidade funcional, e em aumento da vulnerabilidade. Devido ao crescimento dessa fatia da população é evidente a necessidade de estudos direcionados a compreensão do estado de saúde dessa população. O objetivo deste estudo é analisar e monitorar o nível de atividade física e as condições de saúde de idosos residentes em comunidade. A população do estudo será composta por indivíduos com idade igual ou maior do que sessenta anos residentes em um município baiano. O estudo será realizado utilizando instrumento de coleta padronizado incluindo questões sobre características sociodemográficas, nível de atividade física,estado de saúde, características comportamentais e avaliação antropométrica e do desempenho motor. Os dados serão tabulados com o auxílio do programa EPIINFO e analisados por meio dos programas SPSS 16.0 e R 2.1.6. Em todas as análises será utilizado o nível de significância α = 5%. Os aspectos éticos deste estudo estão pautados na resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

 

PROJETOS DE PESQUISA EM PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES
Condições de trabalho, condições de emprego e saúde dos trabalhadores da saúde na Bahia
Período de realização: 2010 – em andamento
Coordenação geral: Profa. Tânia Maria de Araújo (NEPI/UEFS)
Coordenação local: Prof. Jefferson Paixão Cardoso (NESP/UESB)
Descrição do projeto: O trabalho em saúde faz parte do setor de serviços e é essencial para a vida humana. Há evidências na literatura de existência de uma relação próxima entre as vivências ocupacionais objetivas e subjetivas dos trabalhadores, a saúde desses sujeitos e o cuidado prestado ao usuário, já que tais vivências são moduladas pelas práticas e pelo ambiente de trabalho. Portanto, a garantia de saúde para os trabalhadores que cuidam da saúde dos grupos populacionais é um aspecto importante para a qualidade da atenção prestada. Este estudo tem a finalidade de identificar as dimensões que envolvem o trabalho e a saúde dos trabalhadores da saúde nos serviços de atenção básica. Busca descrever características do emprego em saúde, do processo de trabalho em saúde, e, principalmente, as condições gerais de vida, de saúde e de trabalho dos profissionais que cuidam da saúde das populações. A proposta está estruturada em três subprojetos: 1. “Inquérito Saúde, trabalho e doença no setor saúde: um estudo multicêntrico ; 2. Condições de emprego na atenção básica; 3. Processo de trabalho em saúde na atenção básica. O inquérito propõe-se a investigar a diversidade das dimensões das relações saúde-trabalho e proceder a uma caracterização sociodemográfica e ocupacional aprofundada dos trabalhadores da saúde. Este subprojeto será uma investigação de caráter multicêntrico envolvendo sete cidades do estado da Bahia (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Itabuna) e parceria de pesquisadores de quatro universidades (UEFS, UESB, UESC, UNIVASF e UFRB). O subprojeto 2 sobre condições de emprego objetiva traçar o perfil do emprego em saúde na atenção básica, tipos de contratos de trabalho e características sociodemográficas dos trabalhadores (sexo, idade, nível de formação) para as diferentes categorias profissionais, de modo a permitir análise do processo de precarização do trabalho em saúde.
Links:
Site do projeto
Site do NEPI/UEFS
Redes de pesquisa no setor saúde: modelos e ações de vigilância e gestão da saúde do trabalhador na Bahia
Período de realização: 2013- em andamento
Coordenação geral: Profa. Tânia Maria de Araújo (NEPI/UEFS)
Coordenação local: Prof. Jefferson Paixão Cardoso (NESP/UESB)
Descrição do projeto: Diversos estudos apontam estreita relação entre as condições de trabalho, as vivências objetivas e subjetivas dos trabalhadores, a sua saúde e o cuidado prestado ao usuário. A garantia de saúde para os trabalhadores é, assim, elemento importante para a qualidade dos cuidados prestados. Este projeto tem a finalidade de identificar dimensões que envolvem o trabalho e a saúde dos trabalhadores da saúde na atenção básica e estabelecer as bases para intervenções no ambiente e na organização do trabalho em saúde, com base na estruturação de um sistema de vigilância em saúde do trabalhador. Assim, busca descrever características do emprego e do processo de trabalho em saúde e as condições gerais de vida e saúde dos trabalhadores da saúde. Este projeto destina-se a consolidar atividades de cooperação com base na estruturação de uma rede de pesquisas em saúde do trabalhador da saúde na Bahia envolvendo seis universidades públicas baianas (UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFRB e UNIVASF). Desde 2009 vem sendo empreendidos esforços para o trabalho conjunto entre pesquisadores dessas instituições. Esta proposta está estruturada em um eixo de pesquisa voltado a estabelecer diagnóstico da situação de saúde e de trabalho na atenção básica à saúde e avaliar fatores associados às situações de agravos e adoecimento observadas, e um eixo de aplicação do conhecimento produzido, tendo por finalidade constituir as bases para intervenções sobre as condições de saúde dos trabalhadores. No eixo pesquisa incluem-se dois subprojetos: subprojeto 1.Inquérito Saúde, trabalho e doença no setor saúde: um estudo multicêntrico ; 2.Processo de trabalho em saúde na atenção básica. O inquérito investigará as dimensões das relações saúde-trabalho e proceder a uma caracterização sociodemográfica e ocupacional dos trabalhadores da saúde; é uma investigação de caráter multicêntrico em sete cidades da Bahia (Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro e Salvador. O subprojeto 2 objetiva analisar como se realiza o trabalho na atenção básica enfocando os três elementos constitutivos do processo de trabalho: o objeto, os instrumentos de trabalho e o trabalho propriamente dito. Aspectos relativos à organização e gestão do trabalho também serão avaliados. O inquérito utilizará método epidemiológico e será conduzido por amostragem estratificada por área geográfica, nível de complexidade do serviço e ocupação. Será utilizado questionário padronizado incluindo os aspectos mais relevantes para o trabalho em saúde segundo a literatura. Para a caracterização do processo de trabalho serão conduzidas entrevistas com os trabalhadores e responsáveis pela gestão dos recursos humanos e feitas observações nos locais de trabalho. O eixo de aplicação do conhecimento produzido compreende um conjunto de ações para (a)socializar o conhecimento gerado na fase diagnóstica;b)contribuir na formação de profissionais para atuação em saúde do trabalhador da saúde (capacitação e atualização técnica dos profissionais);c)capacitar a gestão dos serviços de saúde a intervir nas condições de trabalho e na promoção da saúde dos trabalhadores;d)estruturar um sistema de vigilância em saúde do trabalhador (construção de bases para seu funcionamento);e)fomentar a criação de mesas de negociação coletiva para a gestão das condições de trabalho incluindo representantes dos trabalhadores, da gestão dos serviços e dos usuários; f)construir indicadores para a avaliação e o acompanhamento das condições de trabalho e de saúde no setor de saúde a serem utilizados no cotidiano da gestão do trabalho;g)estruturar ferramentas digitais para o acesso rápido às informações e ao conhecimento de aspectos relativos à saúde dos trabalhadores da saúde. Os resultados gerados poderão estimular procedimentos rotineiros de coleta de informações em saúde do trabalhador da saúde,sendo insumo para a gestão no SUS.

 

PROJETOS DE PESQUISA FINALIZADOS
Efetividade de programa de intervenção em distúrbios musculoesqueléticos e estilo de vida de professores do município de Jequié, Bahia
Período de realização: 2019 – 2012
Coordenação: Prof. Jefferson Paixão Cardoso
Descrição do projeto: Nos últimos anos, as modificações ocorridas no mundo do trabalho, especialmente na educação, têm sido marcadas pela exigência e competências que envolvem uma série de atividades no cotidiano dos docentes contribuindo para o surgimento de doenças e agravos à saúde, incluindo os distúrbios musculoesqueléticos (DME). O estilo de vida adotado segundo esses novos ditos do trabalho do professor podem contribuir para o surgimento e/ou manutenção de situações negativas repercutindo na qualidade de vida dessa categoria profissional. O estudo objetiva avaliar a efetividade de programação de intervenção sobre a ocorrência de dor musculoesquelética e mudanças no estilo de vida, entre professores da rede estadual de ensino de Jequié, Bahia. O estudo é de intervenção profilática e será desenvolvido com docentes da rede estadual de ensino do município de Jequié, Bahia.

NOSSOS PARCEIROS

CONTATO

Telefone:
+55 (73) 3528-9721

E-mail:
nesp@uesb.edu.br (Coordenação)
nesp.uesb@gmail.com (Administração)

Redes sociais:
Instagram: @nespuesb
Facebook: /nespuesb
Twitter: @nespuesb

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações contidas neste site é inteira responsabilidade do NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE DA POPULAÇÃO - NESP/UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia