Apresentação

O ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas, foi fundado em 2005 a partir de estudos de um grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) intitulado Educação e Relações Étnicas: Saberes e práticas dos Legados Africanos, Indígenas e Quilombolas, sob coordenação da Profa. Dra. Marise de Santana.

Desde a fundação tem se tornado um espaço de produção do conhecimento acerca das Relações étnicas e, mais recentemente, sobre Gêneros e Diversidade sexual. O ODEERE Funciona no espaço do antigo Colégio Dom Climério no Bairro do Pau-Ferro, no município de Jequié – Bahia.

Na perspectiva da Interdisciplinaridade, o ODEERE envolve pesquisadoras(es), de diferentes áreas do conhecimento e instituições de ensino, que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão acerca das relações étnicas, de gênero e sexualidades. Em virtude de suas atividades no tripé extensão, ensino e pesquisa, o ODEERE, em 2018, foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como Órgão suplementar.

Na execução das atividades do ODEERE, a relação com a comunidade tem sido uma marca desde a sua fundação. Nesse ponto, o ODEERE oferece cursos de Extensão tais como: Educação e Cultura Afro-Brasileira; Gênero, Raça e Diversidade sexual; Educação Quilombola e Metodologia da Pesquisa em Relações Étnicas.

O ODEERE realiza, anualmente, eventos voltados para as comunidades acadêmica e local, sendo elas: O evento do Dia de combate à Discriminação étnica (em março), O Caruru do Erês, Ibejis, Wunjis e Cosme e Damião (em setembro) e a Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira (em novembro).

Desde 2014, foi criado no ODEERE, o Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), desenvolvendo pesquisas, de forma interdisciplinar, com foco nas Relações Étnicas. Em so16 foi lançada a Revista ODEERE: Revista do Programa em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Publicação semestral que visa a publicação de artigos originais e inéditos de pesquisas, além de resenhas e relatos de experiências voltadas para as discussões as relações étnicas.

Convidamos a tod@s para conhecer as nossas ações. Seja Bem-vind@!