Apresentação

O Órgão de Educação e Relações Étnicas, fundado em 2005, é um espaço de produção do conhecimento acerca das relações étnicas. Funciona no
Bairro Pau-Ferro (antiga Escola Dom Climério), no município de Jequié-Ba.

No ODEERE são desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão acerca das relações étnicas interseccionado pelas relações de gênero e sexualidades. A pretensão é dar visibilidade a um conjunto extensão de pesquisas e atividades de extensão realizadas com a temática das relações étnicas. A relação com a comunidade é uma forte marca do ODEERE.

Uma característica do Órgão é a interdisciplinaridade. Envolve pesquisadores das áreas das Ciências Humanas, Letras, Ciências da Saúde, Educação, de diferentes instituições: UESB, UNEB, UEFS.

Os pesquisadores do Órgão atuam em atividades de ensino (orientação de graduação, iniciação cientifica e mestrado), pesquisa e extensão nas temáticas das relações étnicas, gênero e sexualidades.

O Órgão realiza anualmente a Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e também edita a Revista do ODEERE, periódico quadrimestral e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade.