Curso de Formação de Educadores em Direitos Humanos

CURSO DE FORMAÇÃO

Educação Popular em Direitos Humanos

 

Programa de Educação em Direitos Humanos – PEDH/UESB

Centro de Referência em Direitos Humanos UESB

Pro – Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 

 

INTRODUÇÃO

 

Os Cursos de Formação de Educadores em Direitos Humanos acontecerão com módulos mensais durante o ano de 2014, conformando três turmas – Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. As temáticas, baseadas no Plano Nacional de Direitos Humanos e no eixo de trabalho do PEDH, serão ministradas por profissionais e militantes da área e serão subsidiadas com leituras complementares. O enfoque será sempre associado à aplicabilidade do conhecimento nas realidades locais.

Tem como público alvo potenciais multiplicadores, tais como lideranças e referências comunitárias, militantes de movimentos sociais, sindicalistas, agentes das redes de saúde, assistência social, professores e jovens que participem de grupos políticos, esportivos ou culturais.

Cada turma comportará o máximo de 50 participantes. Havendo um número superior de inscrições, haverá uma seleção por parte da coordenação do Programa, buscando a maior diversidade de entidades, territorialidade e equidade de gênero. É necessária a freqüência mínima de 80%, para recebimento do Certificado.

As inscrições serão gratuitas, estarão abertas entre os dias 8 e 21 de abril e devem ser enviadas Ficha Curso PEDH para o e-mail cursopedh@gmail.com. Mais informações pelo e-mail, no site www.uesb.br/pedh ou pelos telefones (77) 3424-8614 e (73) 3526-5080.

 

 

OBJETIVOS:

 

Capacitar em Educação em Direitos Humanos agentes dos territórios de identidade das cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, para que possam atuar como multiplicadores, na perspectiva de construir uma cultura de promoção e defesa desses direitos;

Proporcionar o aprofundamento permanente de estudos e multiplicar informações em Educação em Direitos Humanos por meio do envolvimento de profissionais sensibilizados e militantes comprometidos com a causa, difundindo, junto à comunidade, a importância do acesso aos Direitos Humanos.

 

METODOLOGIA

 

A Educação em Direitos Humanos, em consonância com as orientações do PNDH 3, e com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos, visa a multiplicação de conhecimentos, e deve possibilitar aos indivíduos a consciência dos seus direitos e deveres, através da reflexão sobre as diferentes práticas sociais e da explicação histórica dessas práticas para elaboração de propostas de mudanças. Dessa forma, contribuem para a construção de uma cultura de paz, de tolerância e de valorização à diversidade.

Os cursistas serão divididos em núcleos de base (ou brigadas) participando ativamente da construção das atividades. A cada módulo, de forma rotativa, as brigadas ficarão responsáveis por tarefas como coordenação, sistematização, ornamentação, registro visual, animação e disciplina, dentre outras. Será conformada uma Comissão Político Pedagógica (com cursistas e equipe do PEDH) para conduzir o trabalho de forma compartilhada e democrática.

O Curso compreenderá em 07 módulos, sempre às sextas-feiras (das 18:30 às 21:30) e sábados (das 08h às 12h e das 14h às 17h), além de atividades complementares, o que totalizará 150 horas de Capacitação Continuada. Essas atividades complementares se traduzirão em fichamentos de obras, apresentação de oficinas práticas, produção de textos, e ao final a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso (pautado na metodologia popular e que deve ser apresentado para a comunidade).

 

Módulo 1: Direitos Humanos para Humanos Direitos?

Módulo 2: Formação Social do Brasil: Em busca das raízes das desigualdades.

Módulo 3: A construção dos Direitos Humanos: Da resistência à Ditadura às mobilizações da Copa.

Módulo 4: Patriarcado, opressão de gênero e diversidade sexual.

Módulo 5: Mecanismos de proteção e efetivação dos Direitos Humanos.

Módulo 6: Educação Popular e Trabalho de Base: “O caminho se faz caminhando”

Módulo 7: Festival de Direitos Humanos.

 

 

Vitória da Conquista

Itapetinga

Jequié

Módulo 01 – 25 e 26/04

Módulo 01 – 09 e 10/05

Módulo 01 – 16 e 17/05

Módulo 02 – 23 e 24/05

Módulo 02 – 30 e 31/05

Módulo 02 – 06 e 07/06

Módulo 03 – 13 e 14/06

Módulo 03 – 18 e 19/07

Módulo 03 – 25 e 26/07

Módulo 04 – 01 e 02/08

Módulo 04 – 08 e 09/08

Módulo 04 – 15 e 16/08

Módulo 05 – 22 e 23/08

Módulo 05 – 22 e 23/08

Módulo 05 – 12 e 13/09

Módulo 06 – 19 e 20/09

Módulo 06 – 19 e 20/09

Módulo 06 – 10 e 11/10

Festival de Direitos Humanos - Novembro

Festival de Direitos Humanos - Novembro

Festival de Direitos Humanos - Novembro

 

* Datas sujeitas a alteração. O local de realização em cada cidade  será informado antes do início das turmas.

 

MÉTODO:

 

Será utilizado ao longo do curso o Método Josué de Castro. Este método pedagógico foi idealizado pelo Instituto de Educação Josué de Castro – IEJC – que, por sua vez, pertence ao ITERRA – Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária.

O que o determina o processo educativo são os sujeitos envolvidos e o objetivo da escola: a formação política do cidadão para a construção do de uma nova sociedade. “Apostamos na construção de uma nova sociedade através de uma ciência dialética (com objetivos práticos / um objetivo político determinado) chamada pedagogia, construída como parte integrante de um coletivo de produção social”.

O Método, permeado de princípios filosóficos e pedagógicos procura manter o vínculo entre teoria e prática, e ação e reflexão (práxis). Ademais, o trabalho intelectual não é dissociado do trabalho manual. Procura-se também, por meio da educação popular, apontar a divisão da sociedade em classes e a divisão sexual do trabalho.

Os Princípios Filosóficos dizem respeito à visão de mundo, às concepções mais gerais em relação à pessoa humana, à sociedade. São os fundamentos dos objetivos estratégicos do trabalho educativo.

1) Educação para a transformação social.

2) Educação para o trabalho e a cooperação.

3) Educação voltada para as várias dimensões da pessoa humana.

4) Educação com / para valores humanistas.

5) Educação como um processo permanente de formação e transformação humana.

Os Princípios Pedagógicos são por sua vez:

1) Relação entre prática e teoria.

2) Combinação metodológica entre processos de ensino e de capacitação.

3) A realidade como base da produção do conhecimento.

4) Conteúdos formativos socialmente úteis.

5) Educação para o trabalho e pelo trabalho.

6) Vínculo orgânico entre processos educativos e processos políticos.

7) Vínculo orgânico entre processos educativos e processos econômicos.

8) Vínculo orgânico entre educação e cultura.

9) Gestão democrática.

10) Auto-organização dos estudantes e das estudantes.

11) Atitude e habilidades de pesquisa.

12) Combinação entre processos pedagógicos coletivos e individuais.

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

Certificação de aproximadamente 150 profissionais capacitados em Educação em Direitos Humanos;

Produção de oficinas, produções culturais, cartilhas para crianças e vídeos com informações sobre violação de direitos, e acerca das organizações que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos;

Ampliação do número de acessos à rede de serviços de proteção aos Direitos Humanos.