Bem-vindos

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem possibilitado a inclusão de alunos dos cursos de licenciatura nas instituições públicas de ensino, tendo como objetivo norteador o aperfeiçoamento e valorização da formação docente, ao tempo em que fortalece os vínculos entre unidades de ensino básico e superior. Essa aproximação permite que estudantes de licenciatura das diversas áreas se apropriem do contexto educacional no qual se inserem, possibilitando o desenvolvimento de metodologias e estratégias na articulação para um ensino/aprendizagem de qualidade, que supere as frustrações iniciais frente as dificuldades  do ensino, e promova a constituição da identidade docente.

O PIBID

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

  1. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  2. Contribuir para a valorização do magistério;
  3. Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  4. Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  5. Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  6. Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

TEXTO EXTRAÍDO DE HTTP://WWW.CAPES.GOV.BR/EDUCACAO-BASICA/CAPESPIBID/PIBID