A formação inicial de profissionais que atuarão na área da Educação, por vezes, não é suficiente para preparar o licenciando para a efetiva e significativa prática docente. Tal ideia pode ser estendida à formação continuada de profissionais que já atuam na área. Nessa perspectiva, e com intuito de mudar essa realidade de deficiência na formação inicial e continuada de professores de Química, o Subprojeto de Química / Itapetinga, tem por objetivos promover aos licenciandos e professores de Química, reflexões críticas sobre práticas pedagógicas, no ambiente coletivo de seu contexto de trabalho / atuação, facultando uma reconstrução criativa dos termos: conhecimento, ciência, ensino, aprendizagem, papel do professor, papel do aluno, etc. Sob esse prisma e visando alcançar os objetivos propostos, as ações que serão desenvolvidas nesse Subprojeto são: 1)Construção de um laboratório de Ciências com materiais de baixo custo nas escolas envolvidas; 2) Constituição de um grupo de estudo, com a finalidade de se apropriar de uma fundamentação teórica e metodológica que propiciem subsídios para o desenvolvimento das ações do Projeto; 3) Promover a participação, apresentação e publicação, em eventos voltados à prática docente, das atividades desenvolvidas e seus resultados; 4) Realização da pesquisa etnográfica com o objetivo da construção do diagnóstico das escolas a partir da observação e entrevistas com os diferentes atores: professores de química, alunos da educação básica, pais, coordenação pedagógica e direção das escolas conveniadas; 5) Construir e desenvolver técnicas pedagógicas com uso de materiais alternativos de baixo custo à prática docente; 6) Intervenção didático-pedagógica realizada pelos alunos-bolsistas junto aos alunos do Ensino Médio das escolas conveniadas – denominada Monitoria Didática; 7) Disponibilização das atividades desenvolvidas pelo subprojeto no ambiente virtual de aprendizagem; 8) Acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas no âmbito desse Subprojeto.
Cientes que há âmago relacionamento entre a qualidade da formação de professores e a melhoria da prática docente, pela reflexão e análise cotidiana dessa prática, o Subprojeto intitulado “A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química como Instrumento de Desenvolvimento à Docência”, almeja, através da interação Universidade, Escola e Sociedade, a qualificação docente do Ensino de Química em ressonância com o fortalecimento dessas instituições
• Coordenadora:
→ Fábio Welligton Andrade de Jesus
• Supervisora:
→ Juscilaine Viana do Prado
→ Maria Celeste Passos Nascimento
• Bolsista ID:
→ Domingo Henrique Reis Bispo
→ Fabiana Araújo Souza
→ Larissa Cardoso Silva Nunes
→ Mariele Moraes Brito
→ Nádija Natalice Paixão da Silva
→ Saionara Fontes Silva
→ Aelson Araújo dos Santos
→ Edgard Reis Aguiar
→ Julielder Rodrigues Nery
→ Mateus dos Santos de Oliveira
→ Patrícia Moreira Evangelista
→ Sthefane Ferraz Tavares Andrade
• Escolas parceiras:
→ Colégio Luś Eduardo Magalhães
→ Ginásio Agro Industrial de Itapetinga