Itapetinga – Química/ Ensino Médio

Resultado de imagem para pibid uesb

A formação inicial de profissionais que atuarão na área da Educação, por vezes, não é suficiente para preparar o licenciando para a efetiva e significativa prática docente. Tal ideia pode ser estendida à formação continuada de profissionais que já atuam na área. Nessa perspectiva, e com intuito de mudar essa realidade de deficiência na formação inicial e continuada de professores de Química, o Subprojeto de Química / Itapetinga, tem por objetivos promover aos licenciandos e professores de Química, reflexões críticas sobre práticas pedagógicas, no ambiente coletivo de seu contexto de trabalho / atuação, facultando uma reconstrução criativa dos termos: conhecimento, ciência, ensino, aprendizagem, papel do professor, papel do aluno, etc. Sob esse prisma e visando alcançar os objetivos propostos, as ações que serão desenvolvidas nesse Subprojeto são: 1)Construção de um laboratório de Ciências com materiais de baixo custo nas escolas envolvidas; 2) Constituição de um grupo de estudo, com a finalidade de se apropriar de uma fundamentação teórica e metodológica que propiciem subsídios para o desenvolvimento das ações do Projeto; 3) Promover a participação, apresentação e publicação, em eventos voltados à prática docente, das atividades desenvolvidas e seus resultados; 4) Realização da pesquisa etnográfica com o objetivo da construção do diagnóstico das escolas a partir da observação e entrevistas com os diferentes atores: professores de química, alunos da educação básica, pais, coordenação pedagógica e direção das escolas conveniadas; 5) Construir e desenvolver técnicas pedagógicas com uso de materiais alternativos de baixo custo à prática docente; 6) Intervenção didático-pedagógica realizada pelos alunos-bolsistas junto aos alunos do Ensino Médio das escolas conveniadas – denominada Monitoria Didática; 7) Disponibilização das atividades desenvolvidas pelo subprojeto no ambiente virtual de aprendizagem; 8) Acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas no âmbito desse Subprojeto.

Cientes que há âmago relacionamento entre a qualidade da formação de professores e a melhoria da prática docente, pela reflexão e análise cotidiana dessa prática, o Subprojeto intitulado “A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química como Instrumento de Desenvolvimento à Docência”, almeja, através da interação Universidade, Escola e Sociedade, a qualificação docente do Ensino de Química em ressonância com o fortalecimento dessas instituições

Equipe:

 • Coordenadora:

→  Fábio Welligton Andrade de Jesus

 • Supervisora:

→ Juscilaine Viana do Prado

→ Maria Celeste Passos Nascimento

  • Bolsista ID:

→ Domingo Henrique Reis Bispo

→ Fabiana Araújo Souza

→ Larissa Cardoso Silva Nunes

→ Mariele Moraes Brito

→ Nádija Natalice Paixão da Silva

→ Saionara Fontes Silva

→ Aelson Araújo dos Santos

→ Edgard Reis Aguiar

→ Julielder Rodrigues Nery

→ Mateus dos Santos de Oliveira

→ Patrícia Moreira Evangelista

→ Sthefane Ferraz Tavares Andrade

 •  Escolas parceiras:

→ Colégio Luś Eduardo Magalhães

→ Ginásio Agro Industrial de Itapetinga