Vitória da Conquista – Interdisciplinar em Letramento/ Anos Iniciais

Resultado de imagem para PIBID UESB

O subprojeto interdisciplinar de letramento intitulado “A organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove (09) anos: articulação e continuidade da trajetória escolar”, envolve estudantes de diferentes licenciaturas e os estudantes tem a oportunidade de refletir, (re)construir concepções acerca da construção do conhecimento, do desenvolvimento cognitivo da criança, tomando como ponto de partida a realização de atividades desenvolvidas no grupo de estudos, na monitoria didática, na produção de materiais didáticos e artigos científicos, no planejamento com a escola, por meio de estudo diagnóstico, feitura de planos. Todas essas ações têm permitido aos bolsistas uma maior reflexão sobre o campo didático-pedagógico, o currículo, a prática docente e, ainda, acerca das dificuldades enfrentadas pelas crianças no processo inicial de aquisição de leitura e escrita. No ir e vir do desenvolvimento dessas ações, os bolsistas têm buscado ultrapassar os muros da escola e da universidade, aproximando-se da família e das questões sociais que envolvem o contexto das crianças, tentando compreender de que forma elas se relacionam com a escola e com o processo de aprendizagem. Tudo isso, tem requerido uma maior aproximação e/ou ressignificação das teorias de aprendizagem e da sociologia da educação estudadas no Curso.

Equipe:

 • Coordenador(a):

→ Nilma Margarida de Castro Crusoé

 • Supervisor(a):

→ Deleide da Silva Rodrigues

→ Elzira Alves Almeida

→ Nélia Oliveira Santana de Souza

  • Bolsista ID:

→ Lucas O. Souza

→ Bárbara Muniz Miranda

→ Rute Souza Silva

→ Betânea S. Coelho

→ Raniceli Lima

→ Eliane Ribeiro

→ Larissa Galindo

→ Jeane Silva Lima

→Kellen Souza Santos Fernandes

→ Laila Carvalho Santos

→ Quênia Batista de Oliveira

→ Rafael Victor da Silva Santos

→ Suzane Moreira dos Santos

 •  Escola parceira:

→ Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire – CAIC