O subprojeto interdisciplinar de letramento intitulado “A organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove (09) anos: articulação e continuidade da trajetória escolar”, envolve estudantes de diferentes licenciaturas e os estudantes tem a oportunidade de refletir, (re)construir concepções acerca da construção do conhecimento, do desenvolvimento cognitivo da criança, tomando como ponto de partida a realização de atividades desenvolvidas no grupo de estudos, na monitoria didática, na produção de materiais didáticos e artigos científicos, no planejamento com a escola, por meio de estudo diagnóstico, feitura de planos. Todas essas ações têm permitido aos bolsistas uma maior reflexão sobre o campo didático-pedagógico, o currículo, a prática docente e, ainda, acerca das dificuldades enfrentadas pelas crianças no processo inicial de aquisição de leitura e escrita. No ir e vir do desenvolvimento dessas ações, os bolsistas têm buscado ultrapassar os muros da escola e da universidade, aproximando-se da família e das questões sociais que envolvem o contexto das crianças, tentando compreender de que forma elas se relacionam com a escola e com o processo de aprendizagem. Tudo isso, tem requerido uma maior aproximação e/ou ressignificação das teorias de aprendizagem e da sociologia da educação estudadas no Curso.
• Coordenador(a):
→ Nilma Margarida de Castro Crusoé
• Supervisor(a):
→ Deleide da Silva Rodrigues
→ Elzira Alves Almeida
→ Nélia Oliveira Santana de Souza
• Bolsista ID:
→ Lucas O. Souza
→ Bárbara Muniz Miranda
→ Rute Souza Silva
→ Betânea S. Coelho
→ Raniceli Lima
→ Eliane Ribeiro
→ Larissa Galindo
→ Jeane Silva Lima
→Kellen Souza Santos Fernandes
→ Laila Carvalho Santos
→ Quênia Batista de Oliveira
→ Rafael Victor da Silva Santos
→ Suzane Moreira dos Santos
• Escola parceira:
→ Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire – CAIC