Anais do seminário PIBID-UESB/ campus de ITAPETINGA (2017)

• O PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO. CLÉLIA SILVA OLIVEIRA, ENNIA DÉBORA PASSOS BRAGA PIRES BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA FEIRA DE SAÚDE NO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DE ITAPETINGA-BA. ADRIANE OLIVEIRA SOUSA SOUSA, MARÍLLIA BOTELHO DA SILVA BOMFIM, REGINA NERES OLIVEIRA, NÁDIA AMORIM PEREIRA, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• PROCESSO OSMÓTICO: SEQUENCIA DIDÁTICA REALIZADA PELO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA DE ITAPETINGA-BA. AGNELO DE JESUS, MARCOS ANJOS DE MOURA, ANA MARIA DOS SANTOS PERUNA, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PELO PIBID SOBRE ORGANELAS CELULARES NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA. ALBÉRIO MATOS DOS SANTOS, SIMONE DOS SANTOS BARBOSA, GUSTAVO SOUZA DA SILVA CERCUNDO, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• SEQUENCIA DIDÁTICA ELABORADA PELO PIBID COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENSÃO DA TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GÊNICA. ANA MARIA DOS SANTOS PERUNA, MARCOS ANJOS DE MOURA, AGNELO DE JESUS, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID SOBRE GAMETAS MASCULINOS HUMANOS NO COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA. ELÁYNE SANTOS PACHECO, NATHÁLIA ROSA SANTOS, REGINA NERES OLIVEIRA, NÁDIA AMORIM PEREIRA, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UMA BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. SARA VIANA ROCHA, LÍGIA BRITO SANTOS, MOANA FERREIRA DOS SANTOS, ENNIA DÉBORA PASSOS BRAGA PIRES. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• A UNIVERSIDADE DE PORTA ABERTAS AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – RELATO DE UM ESTUDO DO MEIO. LÍGIA BRITO SANTOS, SARA VIANA ROCHA, LUCIANO NEVES SOUZA, ENNIA DÉBORA BRARA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• O PIBID EM AÇÃO: APRENDENDO ECOLOGIA POR MEIO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA. GUSTAVO SOUZA DA SILVA CERCUNDO, ALBÉRIO MATOS DOS SANTOS, SIMONE DOS SANTOS BARBOSA, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• ABORDAGEM DO CONTEÚDO TEORIA DA EVOLUÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID. IANARA TRINDADE DAMASCENO, MONARA SILVA GUIMARÃES, SILVIA SOUZA SANTOS, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• ABORDAGEM DA GENÉTICA MENDELIANA E SEUS PRINCÍPIOS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA PELO PIBID. MARCOS ANJOS DE MOURA, AGNELO DE JESUS, ANA MARIA DOS SANTOS PERUNA, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• EXPLORANDO O LIVRO DIDÁTICO E DECIFRANDO O CÓDIGO GENÉTICO. MARÍLLIA BOTELHO DA SILVA BOMFIM, IANARA TRINDADE DAMASCENO, ADRIANE OLIVEIRA SOUSA, NÁDIA AMORIM PEREIRA, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• SELEÇÃO NATURAL E EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ATIVIDADE LÚDICA REALIZADA PELO PIBID NO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DE ITAPETINGA-BA. MONARA SILVA GUIMARÃES, SILVIA SOUZA SANTOS, MARÍLLIA BOTELHO DA SILVA BOMFIM, NÁDIA AMORIM PEREIRA, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID ENFOCANDO RELAÇÕES ECOLÓGICAS ASSOCIADO A DIFERENTES BIOMAS BRASILEIROS. NATHÁLIA ROSA SANTOS, ELÁYNE SANTOS PACHECO, ADRIANE. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• ARMADILHA DA MOSQUITÉRICA: ATIVIDADE DO PIBID NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. REGINA NERES OLIVEIRA, ELÁYNE SANTOS PACHECO, NATHÁLIA ROSA SANTOS, NÁDIA AMORIM PEREIRA, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO A PARTIR DE UMA PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID. SILVIA SOUZA SANTOS, MONARA SILVA GUIMARÃES, IANARA TRINDADE DAMASCENO, NÁDIA AMORIM PEREIRA, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA PELO PIBID SOBRE O VÍRUS HIV. SIMONE DOS SANTOS BARBOSA, GUSTAVO SOUZA DA SILVA CERCUNDO, ALBÉRIO MATOS DOS SANTOS, MATHEUS SALOES FREITAS, OBERTAL DA SILVA ALMEIDA

_____________________________________________________________________________________________________________

• A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES. ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES, TAISA SOUZA CRUZ SILVA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• DESINTERESSE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES PRELIMINARES. TAÍS GAMA COSTA, JAQUELINE RAMOS NASCIMENTO, LUCIANA SANTOS NASCIMENTO, MOANA FERREIRA DOS SANTOS, ENNIA DÉBORA BRARA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• ARTES NO COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. LUCIANA SANTOS DO NASCIMENTO, JARBAS SILVA MATOS, TAÍS GAMA COSTA, MOANA FERREIRA DOS SANTOS, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• CARÊNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS NA ESCOLA E O USO DA ARTE COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM. CLÉLIA SILVA OLIVEIRA, CARLA BARRETO, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS LIMA, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• O PIBID MEDIANDO A TEORIA E A PRÁTICA: O OLHAR DO LICENCIANDO. LUCIANO NEVES SOUZA, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• VIVENDO A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA DO PIBID. LUCIANA SANTOS DO NASCIMENTO, MOANA FERREIRA DOS SANTOS, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• BOLSISTAS DO PIBID EM AÇÃO: UM BALANÇO DAS EXPERIÊNCIAS. CARLA BARRETO, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• CONHECENDO A UNIVERSIDADE: RELATO DE UM ESTUDO DO MEIO NO CAMPUS DA UESB. LUCIANO NEVES SOUZA, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PAULA JOSEFINA BRITO PALES, SOENILSON DOS SANTOS COSTA, MOANA FERREIRA DOS SANTOS, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• FOLCLORE BRASILEIRO: A IDENTIDADE CULTURAL DO POVO. LUCIANA SANTOS DO NASCIMENTO, PAULA JOSEFINA BRITO PALES, TAÍS GAMA COSTA, LÍGIA BRITO SANTOS, SOENILSON SANTOS COSTA, MOANA FERREIRA DOS SANTOS, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• A EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PIBID COMO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM. MIRALDO SOUSA FERREIRA, JOCELÍCIA SILVA SANTOS, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• SENTIDOS DA DOCÊNCIA: CONSTITUINDO O SER PROFESSOR A PARTIR DA EXPERIENCIA DO PIBID. SOENILSON SANTOS COSTA, PAULA JOSEFINA BRITO PALES, ENNIA DÉBORA BRAGA PIRES. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NORDESTINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS ESTUDANTES DA ESCOLA DO CAMPO TEXANA NO MUNICPIO DE ITAPETINGA-BAHIA. DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA, ALDERISE PEREIRA ALVES, CLÉBIO MOREIRA LEMOS, IRANILDO ROCHA LIMA, MARIA SENHORA LACERDA.

_____________________________________________________________________________________________________________

• BALANÇA DE GARRAFA PET. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, VANUSA FARIAS FERREIRA, ALAN ALMEIDA QUEIROZ. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• A CADEIRA DE PREGO COMO UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA SE PENSAR A RESPEITO DA PRESSÃO. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, RENATO SANTOS NOLASCO, ALAN ALMEIDA QUEIROZ.

_____________________________________________________________________________________________________________

• TRABALHO MECÂNICO: IMPULSIONANDO A APRENDIZAGEM CIENTÍFICA. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, ROSIANE ALVES BARRETO, ROSIANE ALVES BARRETO, ROSIANE ALVES BARRETO, ALAN ALMEIDA QUEIROZ, ROSIANE ALVES BARRETO, ALAN ALMEIDA QUEIROZ, ALAN ALMEIDA QUEIROZ, ALAN ALMEIDA QUEIROZ.

_____________________________________________________________________________________________________________

• A FIBRA ÓTICA PARA EXEMPLIFICAR A REFLEXÃO TOTAL. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, RODRIGO MATOS SILVA DE SOUZA, INGRIDE DE CARVALHO FERREIRA, ÁLEX DE CARVALHO FERREIRA, ALAN ALMEIDA QUEIROZ. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• PROPOSTA PARA ABORDAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA PARA ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, MURILO DE OLIVEIRA FLORENCIO, ALAN ALMEIDA QUEIROZ.

_____________________________________________________________________________________________________________

• RELATO SOBRE UMA PROPOSTA PARA ABORDAR A FORÇA DE ATRITO NO ENSINO MÉDIO. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, INGRIDE DE CARVALHO FERREIRA, ÁLEX DE CARVALHO FERREIRA, RODRIGO MATOS SILVA DE SOUZA, ALAN ALMEIDA QUEIROZ.

_____________________________________________________________________________________________________________

• MICROSCÓPIO CASEIRO COM LASER. CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS, ÁLEX DE CARVALHO FERREIRA, INGRIDE DE CARVALHO FERREIRA, RODRIGO MATOS SILVA DE SOUZA, ALAN ALMEIDA QUEIROZ.

_____________________________________________________________________________________________________________

• RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PIBID EJA EM ITAPETINGA. ELSON DE SOUZA LEMOS, CAROLINE PEREIRA REGES, DAIANE CHAVES LIMA, MARIA AUDILEIDE BEZERRA MACIEL.

_____________________________________________________________________________________________________________

• AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. ELSON DE SOUZA LEMOS, ARIELE SOUSA AMARO, DAIANE CHAVES LIMA, MARIA AUDILEIDE BEZERRA MACIEL. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE. ELSON DE SOUZA LEMOS, ANNE ROCHA DA SILVA, MICHELLE OLIVEIRA GUERRA, MARIA AUDILEIDE BEZERRA MACIEL. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• PIBID- EJA E LÍNGUA PORTUGUESA: O PODER DA ESCRITA E DA LEITURA COMO ELEMENTOS DE ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS SOCIAIS. ELSON DE SOUZA LEMOS, DAIANE CHAVES LIMA, ARIELE SOUSA AMARO, CAROLINE PEREIRA REGES, DIONE ALMEIDA BARROS.

_____________________________________________________________________________________________________________

• RELATO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA NA CIDADE DE ITAPETINGA, BA. ELSON DE SOUZA LEMOS, MICHELLE OLIVEIRA GUERRA, ANNE ROCHA DA SILVA, HELOISA HELENA DE ARAUJO.

_____________________________________________________________________________________________________________

• TRABALHANDO DIVERSIDADE TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ELSON DE SOUZA LEMOS, ALUZINETTE VIEIRA SOUZA, SIMARA SANTOS DE JESUS, MARIA AUDILEIDE BEZERRA MACIEL.

_____________________________________________________________________________________________________________

• CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. JORSINAI ARGOLO SOUZA, DENISE CARVALHO SANTOS, VALDICÉLIA SANTOS CHAVES. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• RELATO DE EXPERIÊNCIA: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO PIBID. JORSINAI ARGOLO SOUZA, ÊMILLE SILVA CABRAL, FABRÍCIA VIEIRA RIBEIRO. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• EMOÇÕES E MOTRICIDADE: UM RELATO DO MOMENTO DE ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. JORSINAI ARGOLO SOUZA, GILMARA PEREIRA SANTOS, ANA FLÁVIA BRITO PALES, ROSÂNGELA SOUSA OLIVEIRA, DÉBORA ALMEIDA GUIMARÃES.

_____________________________________________________________________________________________________________

• O BOLSISTA DO PIBID E SUAS APRENDIZAGENS. JORSINAI ARGOLO SOUZA, LEILA STOLZE GOMES, JOANA CAROLINA SOUZA MARTINS.

_____________________________________________________________________________________________________________

• EDUCAÇÃO INFANTIL E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. JORSINAI ARGOLO SOUZA, JAQUELINE RODRIGUES DIAS, NARAJANE DE JESUS SOUZA BARRETO, RAELMA SANTOS CARVALHO PEREIRA, VANEUSA PEREIRA OLIVEIRA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: A PRÁTICA DA LITERATURA INFANTIL. JORSINAI ARGOLO SOUZA, ADENILDE ALENCAR MATIAS, PATRÍCIA BATISTA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• PIBID-EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS. DAELCIO MENDONÇA, MARILEUDA FERNANDES DO NASCIMENTO, FLÁVIA DOS SANTOS OLIVEIRA, RAILTON DE SOUZA SILVA. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. DAELCIO MENDONÇA, ANDERSON MUNIZ SANTOS SAMPAIO, KAROLINE MORAES MOREIRA, UESLEI SOUZA SANTOS, MARIA SENHORA LACERDA DE BRITO. 

_____________________________________________________________________________________________________________

• OFICINA DOS FANTOCHES RECICLAVEIS DE CAIXA DE LEITE TETRA PACK, COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL TEXANA- MUNICIPIO DE ITAPETINGA-BAHIA. DAELCIO MENDONÇA, CLAUDIA TAARES SANTOS, MARIA SENHORA LACERDA DE BRITO.

_____________________________________________________________________________________________________________

• A HORTA SUSPENSA COM RESIDUOS SOLIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL/SUSTENTAVEL COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZADO NA ESCOLA DO CAMPO MUNICIPAL TEXANA EM ITAPETINGA-BA. DAELCIO MENDONÇA, CLAUDIA TAVARES, MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA, MARIA SENHORA LACERDA DE BRITO.