Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Itapetinga, 22 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Disciplinas e ementas

DISCIPLINAS                                 EMENTAS
CONFORTO TÉRMICO Fatores de conforto ambiental: ruído, luminosidade, odores, temperatura, ventilação, radiação. Tolerância às condições insalubres. Índices de conforto ambiental. Estudo do estresse e sua medida Aspectos construtivos na indústria e na agroindústria.
CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Conceitos e histórico sobre biodiversidade e conservação. Limiares de extinção. Causas de extinção de espécies: perda de habitat, fragmentação, introdução de espécies exóticas, poluição ambiental. Conservação de populações e comunidades. Princípios de ecologia de paisagem na conservação ambiental. Noções de restauração ecológica.
CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS Disponibilidades, Distribuição e Utilização dos Recursos Naturais: Biológicos, Edáficos e Hídricos. Princípios de Manejo e Conservação da Natureza. Impactos Antrópicos sobre o Meio Ambiente. Objetivos de Unidades de Conservação. Desenvolvimento Sustentável. Manejo da Natureza por Populações Tradicionais. Legislação e Política Conservacionista.
ESTATÍSTICA APLICADA Princípios básicos da experimentação. Análise de variação. Delineamentos estatísticos. Experimentos simples. Esquemas fatoriais. Testes de comparação entre médias. Planejamento, execução e análise experimental. Correlação e regressão simples.
FUNDAMENTOS GENÉTICOS PARA CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTO Diversidade genética, Evolução de populações naturais, Manejo genético de espécies, Conservação dos recursos genéticos, Melhoramento genético de plantas e outros organismos.
HIDROGEOQUÍMICA Conceitos básicos: características físico-químicas da água, noções de geoquímica; processos hidrogeoquímicos; hidrogeoquimica de climas tropicais; princípio de classificação das águas; contaminação das águas subterrâneas; isotopia ambiental; fundamentos de análise de dados multivariados: relação entre o coeficiente de similaridade e distância, analise de correlação canônica, análise de agrupamento (cluster analysis), analise de componentes principais (PCA); softwares de tratamento de dados: PHREEQC, QUALIGRAF, SPSS; interpretação de dados hidroquímicos.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Investigação científica e tecnológica: a importância das transformações tecnológicas para a ciência na contemporaneidade. Técnica de definição de problemas. Princípios básicos de pesquisa em Ciência e Tecnologia. Planejamento e execução de pesquisas: Organização, análise de dados e apresentação de resultados. Planejamento experimental. Metodologia de revisão bibliográfica. Organização e redação de textos técnicos-cientifícos. Elaboração de plano de Tese. Fontes de financiamento.
MÉTODOS ESPECTROMÉTRICOS APLICADOS AO MEIO AMBIENTE O espectro eletromagnético. Métodos espectrométricos aplicados à elucidação estrutural de compostos orgânicos de interesse ambiental. Espectroscopia na região do ultravioleta-visível; espectroscopia na região do infravermelho; espectrometria de massas; ressonância magnética nuclear de 1H e 13C uni e bidimensional. Aplicação das técnicas de DEPT, NOE diferencial, COSY, HETCOR.
MODELAGEM AMBIENTAL

 

Conceituação e histórico da modelagem matemática em problemas ambientais; métodos numéricos aplicados a sistemas ambientais; análise de softwares e pacotes específicos; desenvolvimento de novos modelos; processos de dispersão; fluxos de matéria e energia; técnicas de simulação e controle em sistemas ambientais; análise de impacto ambiental; estudos de caso.
PRATICA INTEGRADA DA TAXONOMIA NOS ESTUDOS ZOOLÓGICOS Identidade taxonômica e certificação de dados biológicos nas pesquisas zoológicas. Treinamento prático no uso de diversas ferramentas bioinformáticas: Mantis® Versão 2.0 (Gerenciamento do material biológico e das informações taxonômicas), Xper²® Versão 2.3 (gerenciamento de dados morfológicos) e Adobe Photoshop Elements® Versão 6.0 (iconográficos).
PROCESSOS FÍSICOS-QUÍMICOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS Coagulação, floculação, precipitação química, sedimentação, flotação, aeração, filtração, adsorção, troca iônica e processos de membrana.
RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Características físicas da bacia hidrográfica. Ciclo hidrológico. Medição de vazão em cursos de água. Planejamento de bacias hidrográficas para fins de produção de água em quantidade e qualidade. Padrões de qualidade da água. Caracterização qualitativa e quantitativa das fontes de poluição. Qualidade da água para seus diferentes usos. Autodepuração. Eutrofização. Monitoramento dos recursos hídricos. Controle da poluição. Interação das características qualitativas e quantitativas da água com o meio ambiente.
SEMINÁRIOS Serão abordados pelos discentes do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, bem como por palestrantes convidados, temas contemporâneos e emergentes, e que contemplem as pesquisas a serem desenvolvidas no programa. Os seminários serão abertos ao público e com ampla divulgação junto à comunidade universitária.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E SENSORIAMENTO REMOTO Fundamentos teóricos em geoprocessamento. Bases cartográficas e sistemas de projeção. Banco de dados Georreferenciados. Georreferenciamento. Manipulação e geração de mapas temáticos. Geração de modelos numéricos do terreno. Princípios de Sensoriamento Remoto. Processamento e interpretação de imagens de satélites. Aplicações de imagens de satélite em estudos do meio ambiente.
SOCIEDADE, NATUREZA E DESENVOLVIMENTO Refletir sobre a relação homem e natureza dentro do contexto da evolução do pensamento sistêmico, propiciando uma discussão sobre os diversos fatores que envolvem a crise socioambiental. A partir dessa compreensão refletir sobre os aspectos filosóficos, científicos e culturais dos movimentos ambientalistas com vistas à identificação, formulação e construção de alternativas para os problemas ambientais. Estratégias na elaboração de projetos.
SOCIEDADE, TERRITÓRIO E PODER Sociedade e modernidade. Questões sociológicas. Saber e poder. A nova ordem social. Estado, democracia e capitalismo.
SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

 

Políticas Públicas aspectos conceituais e teóricos. Estado e Políticas Públicas Ambientais. Política Ambiental e Comunicação. Políticas Públicas nas Três Esferas do Governo, Sustentabilidade das Políticas Públicas, Análise crítica da Sustentabilidade; Economia e Sustentabilidade;Economia Ambiental; Política Ambiental; Legislação e Sustentabilidade; Conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Efetividade de políticas públicas e sustentabilidade; Atores e Instrumentos de política ambiental.
TECNOLOGIA LIMPAS Introdução às Tecnologias Limpas; Necessidade de Tecnologias Limpas; Materiais de uso comum na indústria e agroindústria; Materiais alternativos; Concepção, desenvolvimento e análise de um novo material; Seleção de materiais; Comportamento mecânico dos materiais; Análise de processos de fabricação. Programas de prevenção à poluição. Política de compras verdes. Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Minimização de Resíduos. Práticas alternativas para melhoria das condições ambientais. Reciclagem.
TÓPICOS DE BIOQUÍMICA AMBIENTAL Compostos químicos xenobióticos. Dinâmica dos xenobióticos nos organismos. Biotransformações dos xenobióticos. Alterações bioquímicas por xenobióticos. Mecanismo de toxicidade de organofosforados e carbamatos. Organoclorados e receptor de hidrocarbonetos aromáticos. Dano celular por radicais livres. Ação de xenobióticos sobre o DNA. Resposta celular e Adaptação. Biorremediação da contaminação. Biorrestauração.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

UESB/CEPESA
Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA

Campus Universitário “Juvino Oliveira”, BR 415, km 04
CEP: 45.700-000
Itapetinga – BA

Tel: (77) 3261-8631
Site: http://www2.uesb.br/ppg/ppgca
E-mail: ppgca@uesb.edu.br