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Campus de Vitória da Conquista, 13 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Linhas de Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens.
A área de concentração em “Estudos transdisciplinares em linguagens e culturas” acolhe
investigações a propósito das articulações entre as práticas de linguagem, culturais, sociais e
discursivas. A área organiza-se em três linhas de pesquisa: “Estudos transdisciplinares da
linguagem”, que se dedicam ao exame das relações, concebidas a partir de categorias
históricas e sociais, entre as linguagens e outros objetos de pesquisa próprios das Ciências
Humanas e Sociais; estudos sobre a “Literatura e interfaces”, que empreendem pesquisas a
propósito das práticas discursivas ficcionais e de suas articulações com outros domínios de
saber e com outras convenções discursivas; estudos em “Linguística Aplicada: culturas,
educação e linguagens”, que abordam questões de ensino-aprendizagens de línguas em
contextos diversos, bem como em outros modos de enunciação e circulação de gêneros
discursivos na sociedade. Enfim, a área de concentração visa à superação das barreiras que
seccionam campos de saber, por meio de abordagens transdisciplinares dos objetos de
pesquisa.

 

Linha 1: Estudos transdisciplinares das linguagens                                                                                                                  

Esta linha de pesquisa aborda a linguagem como um fenômeno socioistórico engendrado
na necessidade de interações em suas múltiplas formas, podendo ser compreendida seja
como prática da consciência dos sujeitos sociais, seja como exercício da função enunciativa
em formações discursivas historicamente determinadas. Assim, conjugando análises
diacrônicas e sincrônicas numa perspectiva transdisciplinar, a preocupação central dessa
linha é a dimensão social e crítica da linguagem, privilegiando estudos que a articulem com
outros domínios disciplinares como a política, a ideologia, a educação, o direito, a religião,
o gênero, concebidos como representações e práticas discursivas, sociais e culturais, em
distintas temporalidades e territorialidades.

Linha 2: Literatura e interfaces                                                                                                                                                       

Esta linha de pesquisa aborda o estudo de objetos literários em suas acepções consolidadas
(poesia e prosa de ficção) e em acepções mais amplas (epistolografia, diários, biografias,
autobiografias ou autoficções, literatura programática, parenética etc.), tendo em vista as
articulações com outros domínios de saber e com outras convenções discursivas. A partir
da consideração dos diversos dispositivos histórico-sociais e culturais, que a literatura
integra, os objetos de estudo são abordados sob distintas vertentes: retórica e poética;
crítica, historiografia e história da literatura; estudos da escrita, leitura e circulação dos
textos literários; literatura e psicanálise; crítica genética; estudos culturais; imaginários
sociodiscursivos; memória e representações sociais; relações de poder e ficção;
epistemologias feministas; estudos queer; literatura oral e escritas não hegemônicas;
literatura, cinema e artes gráficas; narrativas de vida e escritas de si.

Linha 3 – Linguística Aplicada: culturas, educação e linguagens

Esta linha de pesquisa constitui-se em um espaço para se investigar responsivamente
questões de natureza transdisciplinar vinculadas a letramentos, discursos, linguagens e
culturas no enquadre de ensino-aprendizagens de línguas em contextos diversos, bem
como em outras práticas discursivas intercaladas com aspectos (inter)(intra)culturais em
modos de enunciação e circulação de gêneros discursivos na sociedade. Assenta-se a
investigação em abordagens (quanti)qualitativas, por meio da atualização de princípios
teórico-metodológicos da Linguística Aplicada e da Linguística Aplicada Crítica, para gerar
e aprofundar conhecimentos científicos nas e para as interrelações entre linguagens,
culturas e interação (verbal, verbo-visual, social, didática, discursiva, dentre outras) em suas
possíveis interfaces com a formação profissional inicial e continuada do professor de
línguas, bem como de demais profissionais.

(atual). Gestos transdisciplinares de interpretação de temas recorrentes em LA em estudos
de fenômenos sociais diversos ancorados em concepções de linguagem (pós)críticas.

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