Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 27 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Lançamento do Projeto de Extensão – dia 04/10, no anfiteatro 1 – Uesb.

Publicado em 3 de outubro de 2023

O Projeto de Extensão Contínuo “FiloArte – experimentações e territórios em filosofia e arte” tem como propósito criar um espaço de experimentações estéticas, de territórios de criações e reflexões artístico-filosóficas em torno do sensível, das sensações e variadas expressões no mundo contemporâneo em seus territórios diferencias e complexidades, colocando em cena a intercessão de temas plurais e transversais nos campos da política, da educação, da ecologia, da cultura entre outros campos do saber.

Tal proposição intenta criar espaços e territórios de sensibilização e experimentação da filosofia e da arte que possam despertar para as múltiplas formas de conhecimento e aprendizado, propiciando a vivência do pensamento filosófico a partir da arte e da estética em seus variados territórios, de forma a “criar” e potencializar esses territórios, mobilizar e articular espaços e fronteiras, e assim, constituir um espaço aberto de encontros e criações ditas “menores” e periféricas na esteira de uma perspectiva anti-hegemônica e anti-representacional.

Abriremos as atividades do projeto com o tema Filosofia e Literatura: Devir “menor”, periféricos e marginais, com o intuito de abordar expressões que, perpassadas por um devir “menor” escapam aos modelos dominantes e hegemônicos que regulam a literatura, a língua e a gramática, fazendo emergir um campo plural de devires outros, devir negro, devires múltiplos e inumanos, um campo, portanto, marcado pela diversidade e diferença, e que, situados à margem de regimes majoritários e dominantes compõem um território de criações periféricas e marginais.

Teremos na abertura a participação da mestranda Mari Caroline (PPGREC/UESB), com Literatura de Cordel; em seguida, a contribuição do Prof. Dr. Elton Souza (UNIRIO) que nos apresentará a poesia de Manoel de Barros; da Profª. Drª. Zamara Araujo (UESB), que falará sobre Franz Kafka e o conceito de “literatura menor” em Deleuze e Guattari; do Prof. Dr. Jorge Augusto Silva (UESB), que abordará a literatura negra brasileira; do Prof. Me. Prof. Anísio Assis (UESB), que discutirá sobre a literatura urbana e regional; e teremos ainda a apresentação das pesquisas dos alunos do PIBIC/UESB, João Candido, graduado em Letras/UESB, e Sandra Esteves, discente do curso de Letras/UESB, sobre Lima Barreto e Carolina Maria de Jesus na perspectiva do conceito de “literatura menor” em Deleuze e Guattari.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

E-mail: ppgcel@uesb.edu.br

E-mail: ppgcel@gmail.com

Telefone: 77 3424.8695

Horário de Funcionamento: 8:00 às 12:00 h e de 13:00 às 17:00 h