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Campus de Vitória da Conquista, 17 de julho de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Disciplinas Optativas

Ensino e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica -30h

Ementa:A questão racial no Brasil e as teorias raciais. Teorias e conceitos no campo da educação das relações étnico-raciais. Educação e anti-racismo. História e culturas africana, afro-brasileira e indígena na educação básica. Projetos de trabalho com as relações étnico-raciais na escola.

Gênero e Educação- 30h

Ementa:Teorias de gênero. Os estudos de gênero no campo educacional. A escola e as relações de gênero. Elaboração de projetos de trabalho envolvendo as relações de gênero na educação básica.

Ensino, Sexualidades e Direitos Humanos- 30h

Ementa: A sexualidade como construção histórico-social e como direito humano. Direitos humanos, sexualidades e educação. Identidades dissidentes no cotidiano escolar. Sexismo e homofobia na educação. Práticas pedagógicas e projetos educativos de combate à homofobia na educação básica.

Transtornos do Desenvolvimento e da Linguagem -30h

Ementa: Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Etiologia e sintomatologia dos transtornos da linguagem. Relação entre normalidade e patologia nos estudos de linguagem. Análise de dados de linguagem em contexto patológico.

Tópicos Especiais: Oficinas de Educação Patrimonial -30h

Ementa:Patrimônio histórico e cultural como fontes de pesquisa na educação básica. Educação patrimonial: conceitos e metodologias. Produção de materiais pedagógicos: mapas, fotografias, filmes, textos históricos e geográficos.

Políticas de Currículo e Ensino- 30h

Ementa:Marcos teóricos na investigação em política de currículo. Teorias e métodos de pesquisa em política curricular. Políticas de currículo para a educação básica.

Contextos de Educação e Espaços de Violência- 30h

Ementa: Os conceitos de violência. A sociabilidade violenta nos espaços educacionais na educação básica. Os fenômenos contemporâneos de manifestação da violência na escola. O impacto da violência no processo de ensino e aprendizagem na educação básica.

Pesquisa Qualitativa e Análise de Dados- 30h

Ementa: Diferentes abordagens da pesquisa qualitativa. Análise de dados na pesquisa qualitativa.

Tópicos Especiais em Ensino: Gestão da Escola Básica- 30h

Ementa: Pressupostos do Estado Moderno para a gestão escolar no Brasil. Gestão democrática nos sistemas de ensino e a reforma do Estado.

Tópicos Especiais em Ensino: Ensino na Educação Infantil- 30h

Ementa:Concepções de infância. Fundamentos históricos e políticos da educação infantil. Práticas pedagógicas na educação infantil.

Tópicos Especiais em Ensino: Educação do Campo e Produção do Conhecimento- 45h

Ementa: História e fundamentos políticos-pedagógicos da educação do campo. Sujeitos da educação do campo. Organização do trabalho pedagógico na escola do campo. A produção de conhecimento sobre educação do campo no Brasil.

Tópicos Especiais em Ensino: Pesquisa Colaborativa no contexto da Educação Básica-30h

Ementa: Características da pesquisa colaborativa. Desenvolvimento de pesquisa colaborativa na educação básica.

Tópicos Especiais em Ensino: Saberes Experienciais e Docência na Educação Básica- 30h

Ementa: Estudo dos saberes docentes e da formação na educação básica.

Tópicos Especiais em Ensino: Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica- 30h

Ementa: Concepções e dimensões da avaliação da aprendizagem na escola. A avaliação, as práticas educativas e o processo de ensino e aprendizagem na educação básica.

Noções sobre o conhecimento científico para o ensino e a pesquisa: 45h 

Ementa:  Relações da ciência com a história e a cultura, com ênfase na dimensão sócio-histórica do fato científico e da importância deste conhecimento para a alfabetização e o letramento científico. A demarcação do conhecimento científico e o círculo de Viena. Formas utilizadas pela ciência para gerar e difundir conhecimento. Estratégias diversificadas de pesquisa e produção do conhecimento baseadas no método complexo.

       Acesse o site da disciplina.

Oficinas de Ciências Experimentais, Exatas e da Natureza : 30h 

Ementa: Desenvolvimento de materiais didáticos e de metodologias voltados para o ensino de Ciências Experimentais, Exatas e da Natureza.

Ensino de Língua Portuguesa: 30h 

Ementa: As teorias sobre a linguagem e a educação. Estudo de aplicações de conceitos linguísticos-discursivos no currículo da educação básica. Variação linguística e ensino de Língua Portuguesa na escola. Desenvolvimento e produção de material para o ensino de Língua Portuguesa.

Ciências no ensino fundamental: 45h 

Ementa: Estudo de temas relacionados com Ciências no Ensino Fundamental, enfatizando a importância da alfabetização e letramento científicos. Formação de professores de ciências. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Propostas de inovações curriculares, como um dos componentes das propostas oficiais de currículo e ensino de todos os níveis de escolarização em Ciências.

Análise do livro didático para a Educação Básica: 30h

Ementa: Condições de produção e critérios de escolha do livro didático na atualidade. O Programa Nacional do Livro Didático e as realidades escolares. As pesquisas sobre livro didático no Brasil. O uso crítico do livro no cotidiano da sala de aula. Livro didático e diferenças.

Currículo e avaliação na educação básica: 45h

Ementa: Estuda as teorias curriculares e sua relação com as práticas pedagógicas e avaliativas realizadas no interior da sala de aula da educação básica.

Educação e ensino na obra de Paulo Freire: 45h

Ementa: Concepções de ensino-aprendizagem e de educação na perspectiva de Paulo Freire. Educação popular. Experiências da década de 1960 e a contribuição para a educação popular. Paulo Freire: perspectivas teóricas e metodológicas. Contribuições de Paulo Freire para a educação na atualidade.

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: 45h

Ementa: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas numa perspectiva histórica, política, legal e social no contexto brasileiro. Desafios e avanços ocorridos nas últimas duas décadas na EPJAI no Brasil. A EPJAI em Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação. Entraves e Perspectivas da EPJAI nas instituições escolares de educação básica.

Interculturalidade, didática e ensino: 45h

Ementa: Educação, escola e culturas. Multiculturalismo e educação. Identidade e diferença. Questões de gênero e etnia. Diferença cultural e Direitos Humanos: tensões e perspectivas. Escola e violência. Da didática instrumental à didática intercultural: questões epistemológicas. Por uma didática intercultural: a produção do conhecimento didático. Escola e ensino.

Ensino e Tecnologias da informação na escola- 30h

Ementa: O professor e a tecnologia como recurso educacional. O impacto da internet na sociedade e na escola. Informática e educação. Desenvolvimento e implementação de projetos pedagógicos com o uso de tecnologias na Educação Básica. A tecnologia e a produção de recursos didáticos (pedagógicos ou educativos) digitais.

 

Ensino de Ciências e Matemática: Teoria e Metodologia- 45h

Ementa: Tendências no ensino de Ciências e Matemática, considerando as dimensões psicossociais do sujeito. Recursos, materiais e estratégias didáticas/tecnológicas para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Ciências e Matemática. A sala de aula de Educação Básica como laboratório e espaço de formação e aprendizagens.

 

Ensino de História, Temporalidades e Culturas – 45h

Ementa: Conceitos, definições e status epistemológico da História. Análise das relações entre conhecimento histórico e suas formas de construção discursiva que envolvem os nexos entre discurso e realidade, ciência e ficção, História e Ensino. Abordagens acerca dos conceitos de Culturas, temporalidades históricas, escrita da História e as formas de construção discursiva aplicadas ao ensino. Relatos de Experiências.

 

Historiografia das Ciências, Matemática e cultura escolar-30h

Ementa: Pesquisas na área de história das Ciências e Ensino de Matemática, procedimentos e fontes. A Historiografia e fundamentos e procedimentos no desenvolvimento de pesquisas na educação. A historiografia do Ensino de Ciências e Matemática. O conceito de cultura escolar.

 

Letramento e Ensino- 45h

Ementa: As teorias do letramento. Implicações do letramento para o ensino de línguas na escola. A relação entre letramento, cultura e sociedade.

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