Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Discente do PPGEO-UESB, é destaque Nacional

Publicado em 29 de abril de 2021

A Discente do PPGEO-UESB Ivana Lima e Silva  é destaque nacional

Ivana Lima e Silva também é professora da Rede Estadual de ensino, e foi premiada na 10ª Edição da Olimpiada Brasileira de Saúde e  meio ambiente juntamente com seus alunos do Colégio  Estadual Polivalente (Anexo do Pradoso)

O titulo do projeto premiado : A Geografia na Fotografia e na Poesia

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos estão o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

O projeto “Geografia na fotografia e na poesia”, orientado pela professora Ivana Lima, (discente do PPGEO-UESB) vem com atividades planejadas desde o ano de 2019 e executadas ao longo do ano de 2020. Contou com a participação e envolvimento de 110 estudantes, do Colégio Polivalente(anexo do PRadoso)  permitiu que o registro fotográfico, associado à leitura das imagens, ampliasse os  conhecimentos geográficos e ambientais dos alunos, além de evidenciar os sentimentos de afeição e pertencimento dos estudantes às comunidades onde vivem. Músicas de Elomar Figueira e poesias de Manoel de Barros favoreceram a inspiração para os registros fotográficos e a leitura das imagens, propiciando  um processo de associação, interação e reflexão de conteúdos da ciência geográfica.(adaptado do Consed)

A professora Ivana Lima, com 17 anos de magistério, falou da emoção pelo prêmio nacional. “Ser contemplada com premiação regional e agora com a nacional é maravilhoso. Estou emocionada. Existem inúmeras possibilidades para trabalharmos de forma crítica e reflexiva, despertando nos estudantes  a curiosidade, a investigação  e a pesquisa”, afirmou a professora. (Publicado pelo CONSED)

BUSCA

Programa de Pós-Graduação em Geografia