BASES EPISTEMOLÓGICAS E MÉTODOS EM GEOGRAFIA: A relação entre Geografia, Filosofia e demais Ciências. Contexto histórico, Modernidade e Ciência Geográfica. Matrizes filosóficas que influenciam a Geografia. Epistemologia da Geografia e Pensamento Geográfico: sistematização e atualidade. Metodologia científica e pesquisa geográfica. Método e Metodologia da Pesquisa Geográfica.
CATEGORIAS E CONCEITOS DA GEOGRAFIA: A natureza do espaço geográfico. A produção do espaço geográfico. O espaço como totalidade. As categorias de análise da Geografia: lugar, paisagem, região e território. Conceitos fundamentais para a investigação geográfica: Estado, cotidiano e tempo.
TEORIAS E DINÂMICAS DA NATUREZA: Epistemologia ambiental. Relação tempo-espaço nos estudos geoambientais. Relações sociedade-natureza, uso da terra e dos recursos naturais. Integração de conceitos e temas da geografia para a análise ambiental. Relações socioambientais na produção do espaço baiano.
HIDROGRAFIA E DINÂMICA DAS ÁGUAS: Bases conceituais da hidrografia. Elementos fisiográficos de uma bacia hidrográfica. Morfometria e dinâmica fluvial. Balanço hídrico e os efeitos antrópicos na bacia de drenagem. Processos erosivos e encostas. Aspectos geoambientais em bacias hidrográficas. Práticas de uso e manejo das águas em bacias hidrográficas do semiárido e de clima úmido. Estudo das áreas de preservação e conservação das nascentes e matas ciliares dos rios.
GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AOS ESTUDOS AMBIENTAIS: Sistema de Informação Geográfica e Geoprocessamento no contexto da Ciência Geográfica. Fontes de dados de geotecnologias. Principais aplicações das geotecnologias na Geografia. Aplicações das geotecnologias em abordagens socioambientais. Produção de Mapeamento Temático e Análise Ambiental por Geoprocessamento.
CARTOGRAFIA APLICADA À PESQUISA: Aplicações da Cartografia Sistemática e do Sensoriamento remoto. Coleta e tratamento de dados geográficos. Operações de análise espacial sobre dados geográficos. Aplicações das geotecnologias nos estudos ambientais. Análise espacial aplicada à pesquisa geográfica.
TEORIAS DO ESPAÇO URBANO: As teorias sobre o espaço urbano e cidades. Produção do espaço urbano. Relação espaço e tempo na produção do urbano. Processo de urbanização e produção do território, as redes do território baiano e brasileiro.
PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA: A inserção do planejamento urbano no arcabouço teórico da Geografia. Princípios e concepções do planejamento e da gestão urbana. Planejamento e Gestão como instrumentos do desenvolvimento e da produção do espaço urbano.
PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: Bases conceituais da produção do espaço urbano. O processo de produção do espaço urbano. O processo de industrialização e seus rebatimentos. A produção do espaço urbano na contemporaneidade. As escalas intraurbana e interurbana nos estudos das cidades pequenas e médias da Bahia.
PRODUÇÃO DO ESPAÇO BAIANO: O processo de produção do espaço baiano e os pressupostos socioeconômicos. A Estrutura, morfologia e territorialidade dos espaços baianos. As escalas intraurbana e interurbana das cidades médias e pequenas. Características socioespaciais das pequenas e médias cidades da Bahia e problemas urbanos. Características socioespaciais da região metropolitana de Salvador e os problemas urbanos. As dinâmicas recentes da Bahia. O papel das cidades Baianas nas redes local, regional e nacional.
ANÁLISE TERRITORIAL: Marco conceitual: espaço e território; ordenamento e análise territoriais; identidades e territorialidades; Escalas geográficas e análise territorial. Instrumentos metodológicos para análise de estruturas, processos e configurações territoriais. Território, escalas de ação e redes de poder. A dimensão territorial das teorias e estratégias contemporâneas de desenvolvimento. Análise de variáveis endógenas e exógenas do desenvolvimento territorial.
RELAÇÃO CAMPO-CIDADE E MOBILIDADE DO TRABALHO: A dialética Campo-Cidade na produção do espaço geográfico. Expansão capitalista e as transformações nos espaços do campo e das cidades. Sociedade urbana industrial e seus rebatimentos nos espaços rurais e urbanos. Mobilidade espacial do capital e do trabalho na produção dos espaços rurais e urbanos.
TERRITÓRIO, TRABALHO E MEMÓRIA: O território no arcabouço teórico da geografia. o trabalho como categoria analítica da geografia. a memória como constructo social eivado de contradições e conflitos. Território, trabalho e memória como unidade dialética contraditória. Memória e geografia: as expressões territoriais da memória.
CAMPESINATO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO: Teorias do Campesinato. Modo de produção capitalista, desenvolvimento desigual e combinado e o processo de reprodução camponesa. Movimentos Sociais de luta pela terra, campesinato e produção do espaço agrário. Valores camponeses. Agricultura camponesa versus agricultura familiar. Territorialização e monopolização do capital versus Territorialização camponesa. Mobilidade do trabalho e reprodução camponesa: proletarização e resistência.
DISSERTAÇÃO I: Atividade obrigatória que orienta o desenvolvimento da pesquisa, oferecendo subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento do projeto. Preparação para o exame de qualificação.
DISSERTAÇÃO II: Atividade obrigatória que orienta o desenvolvimento da pesquisa, práticas para dissertar sobre o objeto de dissertação.
SEMINÁRIO DE PESQUISA: Orienta o desenvolvimento da pesquisa, oferecendo subsídios para o objeto de estudo, discute as questões teóricas e metodológicas, apresentação do projeto a ser desenvolvido, com referencial instrumentos de coleta de informações e sumário preliminar.
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: Atividade obrigatória para alunos bolsistas de órgãos de fomento a ser definida conforme o trabalho do orientador e da disciplina escolhida pelo estagiário.
TÓPICOS ESPECIAIS: Atividade com conteúdo rotativo e calendário especial, identificada no histórico escolar do aluno por seu conteúdo específico. Temáticas especializadas a serem trabalhadas por professores permanentes do programa e professores convidados. A escolha dos conteúdos a serem ministrados será conforme demanda dos projetos de pesquisa apresentados pelos discentes.