1. Políticas, Gestão e Situação de Saúde da População
Dra. Adriana Alves Nery, Dra. Alba Benemérita Alves Vilela, Dra. Aline Vieira Simões, Dr. Cezar Augusto Casotti, Dr. Charles Souza Santos, Dra. Edite Lago da Silva, Dr. Fabio Ornellas Prado, Dr. Jefferson Paixão Cardoso, Dr. José Ailton Oliveira Carneiro, Dr. Ismar Eduardo Martins Filho, Dra. Juliana Costa Machado, Dr. Márcio Pereira Lôbo, Dra. Roseanne Montargil Rocha, Dra.Vanda Palmarella Rodrigues, Dra. Gisele da Silveira Lemos, Dra. Juliana da Silva Oliveira, Dr. Luciano Nery Ferreira, Dr. Marcos Henrique Fernandes, Dr. Rafael Pereira de Paula e Dr. Washington da Silva Santos.
- POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
Esta linha de pesquisa tem como objetivo aplicar o conhecimento e habilidade de distintas áreas do saber no planejamento e tendências da gestão de serviços de saúde em todos os níveis de atenção; análise de políticas, sistemas, programas e serviços de saúde; análise das trajetórias e desenvolvimento das políticas de saúde; desenvolvimento dos modelos de atenção; análise dos sistemas de informação; conceito jurídico de saúde e suas implicações na definição e na implantação das políticas públicas; garantia do direito à saúde; discurso dos atores sociais; participação da população na tomada de decisões; o processo legislativo.
- EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a apropriação pela área de saúde das teorias e conceitos da área de educação: as concepções teórico-metodológicas que embasam projetos e práticas político-pedagógicas de educação, a saúde; a tendência da educação em saúde; a formação dos trabalhadores por instituições de saúde; relação entre Estado, educação e sociedade; as mudanças nas políticas de educação e saúde.
- FAMÍLIA EM SEU CICLO VITAL
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de viver humano da família ao longo do ciclo vital, compreender as inter-relações do viver quotidiano familiar ante ao processo saúde-doença em condição de cronicidade; aplicar instrumentos de avaliação familiar contributivos para a compreensão da dinâmica de relações da família; avaliar as práticas dos profissionais de saúde nos programas implementados pelo Ministério da Saúde; desenvolver e testar experiências de tecnologia do cuidar à família em seu domicílio; desenvolver propostas assistenciais, gerenciais e educativas junto à família/serviço de saúde/comunidade; produzir conhecimento sobre o agir/cuidar à família como unidade sistêmica; contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados à família em seus subsistemas individuais, coletivo/social em suas redes de relações; desenvolver estratégias de cuidado à família com vista à complexidade, contextualidade, interdisciplinaridade como pressuposto epistemológico para a ação em saúde.
- VIGILÂNCIA A SAÚDE
Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas na vigilância à saúde dos grupos populacionais; avaliar práticas sociais, políticas e tecnológicas ao processo saúde-doença; identificar e avaliar os fatores de vulnerabilidade à saúde e sociais, culturais e ambientais; avaliar as políticas públicas e modelos de atenção e controle social; desenvolver modelos de atenção e tecnologias que promovam a abordagem interdisciplinar em saúde; contribuir para a melhoria de vida das pessoas.