A estudante de Mestrado, Tiarla de Jesus Pereira, junto com o orientador, Prof. Dr. Valfredo Azevedo Lemos, desenvolveram, em 2022/2023, um novo dispositivo para medição de pH, que oferece subsídios para aulas de laboratório a estudantes deficientes visuais e com cegueira. O protótipo foi desenvolvido com enfoque na educação química inclusiva de pessoas com deficiência visual e considerou-se também para o seu desenvolvimento a carência de equipamentos para atender essa demanda. Para além do desenvolvimento deste dispositivo, foi proposta também uma metodologia de ensino para sua utilização nas aulas experimentais. O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Associação Jequieensse de Cegos- AJECE.
A AJECE é uma instituição que atende aproximadamente 220 associados da cidade de Jequié e cidades circunvizinhas, e desenvolve atividades internas e externas, oferecendo: habilitação, reabilitação e apoio pedagógico para alunos com deficiência visual que se encontra matriculado na rede regular de ensino desde as séries iniciais até o nível superior.
O dispositivo portátil opera de maneira automatizada e é controlado através de comandos de voz, permitindo a análise do pH de soluções líquidas de forma eficiente. O público-alvo abrangente engloba tanto profissionais quanto estudantes em níveis de ensino superior e médio, independentemente da área de estudo ou atuação que envolva a necessidade de medição de pH.
Ao protótipo desenvolvido foi solicitado pedido de patente de invenção, Número do registro: BR10202400656, Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/04/2024. Acesse AQUI o registro da patente.
O estudo teve ainda a colaboração da Profa. Liz Oliveira dos Santos (UFRB), do mestrando Uneliton Neves da Silva (PGQUI/UESB) e do Prof. Cleber Galvão Novaes (UESB Campus Jequié). As agências FAPESB e CNPq fomentaram os recursos para o desenvolvimento da pesquisa.