Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 22 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Egressos

O egresso do Curso de Mestrado em Química do PGQUI-UESB está habilitado a desenvolver pesquisas nas áreas de:

i) Análise de Traços e Química Ambiental;

ii) Aproveitamento de resíduos agroindustriais;

iii) Cinética Química e Catálise;

iv) Ensino básico, técnico e superior;

v) Métodos Óticos de Análise;

vi) Otimização de sistemas químicos e não químicos utilizando ferramentas quimiométricas;

vii) Química Analítica, incluindo técnicas de preparação de amostras, separação, pré-concentração, validação e determinação de elementos potencialmente tóxicos e compostos orgânicos voláteis (VOC);

iix) Química Computacional;

ix) Química de Materiais;

x) Química dos Produtos Naturais, incluindo aplicação de métodos fitoquímicos, como os cromatográficos e espectrométricos no isolamento e elucidação estrutural de compostos orgânicos em amostras de origem biológica.

Os egressos do PGQUI estão capacitados a contribuírem nas áreas citadas, a partir da geração de novos conhecimentos, métodos e produtos tecnológicos que atendam às demandas da sociedade por informações de melhor qualidade sobre diferentes temas, tais como: meio ambiente; composição de alimentos e segurança alimentar; controle de qualidade de produtos e processos; avaliação de riscos de exposição às substâncias tóxicas; potencialidades químicas e farmacológicas dos micro constituintes da flora regional e nacional; aproveitamento de resíduos; ensino de química; entre outros. O egresso também apresenta formação para atuar de forma ampla nos segmentos da pesquisa, inovação tecnológica, indústria e instrumental, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país.

Os mestres formados por este Programa também estão aptos a divulgar o conhecimento produzido através de relatórios técnicos, comunicações em congressos, publicações de artigos, depósito de patentes, confecção de livros e capítulos, elaboração, apresentação e gestão de projetos de pesquisa e outras tarefas que exigem habilidades da ação acadêmica.

Acompanhamento de Egressos

A Secretaria e Coordenação do PGQUI têm acompanhado de forma contínua a vida acadêmica e profissional dos egressos através das redes sociais, e-mail, currículo Lattes e telefone. As informações necessárias de todos os egressos são obtidas e atualizadas em uma planilha do Excel. O acompanhamento dos egressos é feito consultando os seguintes quesitos:

1) Destino acadêmico;

1.1) Instituição, local e área de atuação em curso de doutorado;

2) Destino profissional;

2.1) Função desempenhada pelo egresso na instituição/empresa de trabalho.

Inserção Social

A região onde se insere o Programa de Pós-Graduação em Química da UESB é carente de recursos humanos especializados na área de Química e disciplinas correlatas, e o PGQUI vem contribuindo de forma significativa para a mudança desse cenário ao oportunizar aos profissionais da área de abrangência da UESB e demais instituições condições para que possam se qualificar em nível de pós-graduação Stricto Sensu. O PGQUI como um curso de mestrado situado no interior da Bahia impacta socioeconomicamente de forma ampla e tem-se observado desdobramentos positivos que corroboram com o desenvolvimento regional. Essa influência virtuosa se dá a partir do apoio financeiro, mediante a concessão de bolsas de estudo de mestrado para quase a totalidade dos pós-graduandos (96%), prosseguindo com a verticalidade ou mobilidade social e atuação profissional alcançada pela maioria dos egressos.

Os resultados têm sido surpreendentes e demonstram que a ampla formação obtida pelos discentes tem lhes proporcionado rápida inserção no mercado de trabalho como: i) Professores – em escolas públicas e privadas de ensino médio, escolas técnicas dos Institutos Federais, Universidades públicas e privadas estaduais e federais; ii) Técnicos – em Institutos Federais e Universidades; iii) Analistas e Químicos em indústrias e concessionárias de serviços de saneamento básico; e iv) Peritos da Polícia Técnica.

Este Programa vem contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e tecnologia nos diversos segmentos da química com forte inserção no Sudoeste da Bahia. Alguns egressos também estão se destacando profissionalmente em outras regiões da Bahia e em outros estados do Brasil. Além disso, grande parte dos egressos tem conseguido aprovação/inserção sequencial em concursos e cursos de doutorado em regiões do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Podemos destacar os seguintes resultados: i) dos 184 egressos, grande parte desses (88 mestres – 48%) foi incorporada em cursos de doutorado; ii) 137 egressos (74%) estão atuando profissionalmente, sendo a grande maioria em áreas específicas da química e parcela menor em áreas afins (farmácia e agronomia). Apenas 21 mestres (11%) declararam que ainda não estão atuando profissionalmente na área de química ou afins e também não estão cursando doutorado, mas informaram que estão estudando para concursos e/ou para ingressarem em curso de doutoramento.

Os egressos do PGQUI (88 mestres) que conseguiram ingressar em curso de doutoramento estão distribuídos nos seguintes Programas: UFBA (56); USP (4); UFMG (4); UESC (4); UNIFRAN (3); UFF (3); UFRGS (2), UFMS (2); UFSCar (2); UEFS (2); UFRPE (1); UFVJV (1); UFES (1); UFRJ (1); UFAL (1) e UNL – Argentina (1).

Entre esses egressos elencados, 58 já concluíram o doutorado, sendo 03 com Pós-doutoramento. Desses, existem 08 profissionais que atuam como docentes permanentes em Programas de Pós-graduação, sendo que 01 é coordenadora do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da UESB, 02 atuam no Mestrado Profissional em Química em Rede no Instituto Federal, 01 atua no Programa de Farmácia da UFBA-Salvador, 01 atua no Programa de Química da UESC, 01 atua como jovem docente neste Programa. Três docentes merecem destaque especial, sendo que 01 é a atual vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Química em Rede na UESB, desde março de 2019, 01 é a atual vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química da UNEB, desde maio de 2018 e 01 egresso foi vice-coordenador deste Programa (PGQUI) no período de 2015 a 2019 e atualmente é o coordenador do Programa, desde abril de 2019 com mandato até abril de 2023.

Na avaliação do quesito atuação profissional dos egressos, é muito nítida a contribuição do PGQUI para alocação e ascenção profissinal dos seus titulados. Os egressos do PGQUI foram inseridos rapidamente no mercado de trabalho. Profissionalmente, 74 % dos egressos (137 mestres) estão trabalhando. Desses,

(i) 82 % (112 mestres) na área de ensino de química, 17 % (23 mestres) na área técnica, tecnológica ou industrial (perito técnico, pesquisador, químico, analistas e técnicos) e apenas 2 % (3 mestres) em áreas não correlacionadas à química;

(ii) 73 % encontram-se no setor público e 27 % no setor privado;

(iii) 60 % como efetivos e 40 % como contratados;

(vi) 35 % na esfera federal, 40 % na estadual, 2 % na municipal e 23 % na particular.

Um quantitativo de 44 titulados (24 % do total de egressos) não está atuando profissionalmente (com vínculo empregatício), sendo que 23 desses estão cursando o doutorado e apenas 21 (11 %) estão em processo de aperfeiçoamento para concurso e/ou doutorado.

É importante destacar que 47 % dos egressos (87 mestres) estão atuando em instituições públicas de ensino. Desses, 45 % (39 mestres) em escolas de nível médio (municipal e estadual), 31 % (27 mestres) em Institutos Federais de Educação (IF´s) e 23 % (20 mestres) em Universidades. Em Instituições de Ensino privado, 4 % dos egressos (08 mestres) estão atuando em escolas de nível médio e 9 % (17 mestres) em Faculdades.

Os dados mostraram equilíbrio no quesito gênero dos egressos, sendo 47 % (86) das defesas obtidas por discentes do sexo feminino e 53 % (98) do sexo masculino.

Os resultados observados pela análise dos 184 egressos mostraram que o PGQUI tem sido um Programa importantíssimo para a inserção de novos profissionais capacitados para atuarem na região, tanto no que se refere ao ensino quanto na área tecnológica.

Para reforçar os índices positivos, evidenciamos ações bastante significativas coordenadas por egressos durante a pandemia, onde vários deles atuaram em diferentes instituições de pesquisa e ensino visando a produção de substâncias de limpeza e desinfectantes usadas no combate ao coronavírus. Mesmo não fazendo parte do PGQUI atualmente, os egressos estão demonstrando que a formação obtida no nosso Mestrado foi importante e contribuiu para hoje eles poderem atuar de forma profissional incorporando os conceitos de química analítica numa ação solidária envolvendo diretamente a sociedade.

Desta forma, os dados acima traduzem a importância do PGQUI como um fator de transformação socioeconômica e as suas ações se tornam vital para o desenvolvimento da região na qual o Programa está inserido.

Segue abaixo alguns gráficos para melhor compreensão das informações apresentadas anteriormente. Os gráficos estão atualizados até 2019 (defesa nº 173).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUI)

Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho, Jequié-Bahia, CEP: 45.208-091

Fone: (73) 3528-9630

E-mail: ppgquimica@uesb.edu.br

Homepage: http://www2.uesb.br/ppg/ppgquimica/

 

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.