Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 03 de maio de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Pesquisadores do PGQUI/Uesb estão entre os mais influentes do mundo

Publicado em 2 de dezembro de 2021

Recentemente, uma publicação do Journal Plos Biology, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trouxe um incentivo a mais para pesquisadores em uma escala global, ao publicar o ranking dos cientistas mais influentes do mundo. A Uesb está presente na lista por meio do trabalho dos pesquisadores Matheus Melo Pithon, Marcos de Almeida Bezerra e Valfredo Azevedo Lemos.

Intitulado “Bancos de dados científicos de autores de indicadores padronizados de citação atualizados”, o estudo foi divulgado pela Public Library of Science (Plos), uma organização sem fins lucrativos que trabalha com publicações científicas de acesso aberto. Para embasar a lista, são feitas análises atualizadas com informações da Scopus, a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisadas por pares. A classificação final é separada em duas perspectivas: uma que avalia os profissionais pelo impacto de citações ao longo da carreira, considerando até o final de 2020; e a outra que traz como referência somente o período do último ano. O ranking é publicado anualmente e está em sua terceira edição.

Destaque para Química – Na lista, figuram os professores Marcos de Almeida Bezerra e Valfredo Azevedo Lemos, ambos do Programa de Pós-graduação em Química da UESB, e integrantes do Grupo de Pesquisa Laboratório de Química Analítica.

“Figurar nesse ranking é o reconhecimento de que, apesar das dificuldades que todos enfrentamos para fazer pesquisa no interior e com pouco recursos, nosso trabalho possui impacto e está inspirando outros cientistas. Esse feedback nos dá força e ânimo para continuarmos batalhando pelo desenvolvimento da ciência em nossa região e em nosso país”, avalia o professor Marcos.

Valfredo também destaca a satisfação em estar no ranking, que envolve cientistas de todas as áreas do conhecimento. “A grande honra de participar da lista, acredito, deve-se aos diversos indicadores empregados pelos autores, como citações, índice h, longevidade das publicações, entre outros. Apresentamos, assim como alguns colegas da Química da Uesb, um bom desempenho em muitos desses indicadores. Entretanto, penso que a inclusão reflete um parâmetro muito mais importante, que é a relevância da pesquisa do nosso grupo”, ressalta.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUI)

Av. José Moreira Sobrinho, s/n, Jequiezinho, Jequié-Bahia, CEP: 45.208-091

E-mail: ppgquimica@uesb.edu.br

Homepage: http://www2.uesb.br/ppg/ppgquimica/

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.