Apresentação

O grupo Sete Cascas surgiu da movimentação de discentes dos cursos de Biologia, Engenharia Ambiental e Zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Itapetinga. Que juntamente com um servidor da UESB iniciaram o manejo de um sítio na zona rural da cidade, dando início ao Coletivo Raízes. Este coletivo implantou um sistema agroflorestal (SAF) manejado coletivamente em uma propriedade rural localizada a 14 km da UESB. Sistema este que serviu de referência e inspiração para a inserção dos conceitos de Agroecologia e permacultura no campus da UESB.

Após intensa mobilização, os discentes conseguiram o apoio de professores e professoras do Departamento de Ciências Exatas e Naturais e  registraram formalmente a criação deste núcleo de ensino pesquisa e extensão em permacultura, chamado de Sete Cascas, em 17 de novembro de 2017. Recebendo da professora Dra. Sandra Lúcia Cunha uma área do campus onde o núcleo poderia executar suas atividades.

Sete Cascas ou Sete Capotes é o nome popular de uma árvore nativa da Mata Atlântica Semi-Decídua, característica da região de Itapetinga, e que é um grande símbolo de resistência. Após tantos anos em que as matas da região foram devastadas pela pecuária extensiva, as Sete Cascas permaneceram na paisagem rural, sobrevivendo a queimadas, servindo de sombra, abrigo e alimento para o gado.

Quer conhecer mais sobre nós? Entre em contato.

Objetivos

O Sete Cascas tem como objetivo central: Desenvolver ensino, pesquisa e extensão, através de atividades e intervenções que despertem o interesse pela criação de uma nova cultura, capaz de apoiar o desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente equilibrado.

Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos:

  1.  Realizar o manejo de  Sistemas Agroflorestais Sintrópicos que possam servir de referência para atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  2.  Trabalhar com restauração ecológica e conservação dos recursos naturais;
  3.  Criar um espaço sustentável trabalhando com tecnologias sociais, economia solidária e resgate dos saberes tradicionais, tais como alimentação saudável, ervas medicinais, dentre outras;
  4.  Estimular atividades de Educação e Cultura dentro e fora da universidade;
  5.  Experimentar práticas de construção natural e seu valor econômico, seja através de técnicas de construção,
    biodigestores, tratamento de efluentes domésticos, reciclagem e reutilização de materiais (5Rs);
  6.  Promover o bem estar mental e espiritual através do contato com a natureza e práticas de autoconhecimento como Yoga.

nossos projetos

O nosso grupo pratica Permacultura e Agroecologia na região Sudoeste da Bahia e têm sede fixa no campus de Itapetinga e se estende em diversos projetos, conheça:

ícone de um diploma aberto

ENSINO

Estes projetos estão direcionados aos estudantes que optaram pela graduação com foco na licenciatura.

ícone de uma lâmpada com um cérebro dentro

PESQUISA

Os projetos de pesquisa estão abertos aos cursos da área e têm por missão aprimorar o conhecimento recém-adquirido.

ícone de um capelo e notebook

EXTENSÃO

Os projetos de extensão visam a auxiliar a melhoria da sociedade como um todo, assim como nos demais projetos.

parceiros

contato rápido

Símbolo de localização

UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Campus Juvino Oliveira, Itapetinga – BA

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP
Todas as informaçõas aqui contidas, são de inteira responsabilidade do Setecascas
Brasão da Uesb e do Governo da Bahia