O grupo Sete Cascas surgiu da movimentação de discentes dos cursos de Biologia, Engenharia Ambiental e Zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Itapetinga. Que juntamente com um servidor da UESB iniciaram o manejo de um sítio na zona rural da cidade, dando início ao Coletivo Raízes. Este coletivo implantou um sistema agroflorestal (SAF) manejado coletivamente em uma propriedade rural localizada a 14 km da UESB. Sistema este que serviu de referência e inspiração para a inserção dos conceitos de Agroecologia e permacultura no campus da UESB.
Após intensa mobilização, os discentes conseguiram o apoio de professores e professoras do Departamento de Ciências Exatas e Naturais e registraram formalmente a criação deste núcleo de ensino pesquisa e extensão em permacultura, chamado de Sete Cascas, em 17 de novembro de 2017. Recebendo da professora Dra. Sandra Lúcia Cunha uma área do campus onde o núcleo poderia executar suas atividades.
Sete Cascas ou Sete Capotes é o nome popular de uma árvore nativa da Mata Atlântica Semi-Decídua, característica da região de Itapetinga, e que é um grande símbolo de resistência. Após tantos anos em que as matas da região foram devastadas pela pecuária extensiva, as Sete Cascas permaneceram na paisagem rural, sobrevivendo a queimadas, servindo de sombra, abrigo e alimento para o gado.
Quer conhecer mais sobre nós? Entre em contato.
O Sete Cascas tem como objetivo central: Desenvolver ensino, pesquisa e extensão, através de atividades e intervenções que despertem o interesse pela criação de uma nova cultura, capaz de apoiar o desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente equilibrado.
Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos:
O nosso grupo pratica Permacultura e Agroecologia na região Sudoeste da Bahia e têm sede fixa no campus de Itapetinga e se estende em diversos projetos, conheça:
UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Campus Juvino Oliveira, Itapetinga – BA