ACESSO À INFORMAÇÃO


Transparência de dados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

APRESENTAÇÃO

Com 35 anos de trajetória, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia é uma Instituição multicampi, com atuação nos municípios de Vitória da Conquista, onde está localizada a sede administrativa, Jequié e Itapetinga. A Universidade tornou-se reconhecida nacionalmente pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão que desenvolve. Em 2015, a Instituição recebeu conceito 4, no Exame Nacional de Desempenho (Enade), que é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), índice que a coloca entre as melhores universidades do país. Outro indicador de qualidade importante, em 2015, foi o Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, que conferiu à Uesb 78 estrelas, distribuídas para 22 cursos. O melhor desempenho já alcançado pela Instituição. O Guia é um dos principais indicadores da qualidade do ensino de graduação no Brasil.

A Uesb oferece anualmente três mil vagas, distribuídas em 47 cursos de graduação, nos três campi. Metade das vagas é ofertada através do Vestibular anual da Instituição. A outra metade é disponibilizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, que leva em conta o desempenho obtido pelos estudantes através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O discente da Uesb conta com diversos projetos de pesquisa, que lhe permitem obter a bagagem necessária para ingressar na Pós-Graduação. Além de convênios de cooperação técnica, que possibilitam à Universidade ampliar seu raio de atuação no âmbito da Pesquisa. Também nesse sentido, outro campo de oportunidade para os alunos é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal. Por meio do Pibid, a Uesb proporciona aos estudantes dos cursos de Licenciatura o contato contínuo com a sala de aula, desse modo, ampliando a experiência prática da docência.

Para contribuir efetivamente com a inclusão e combater a evasão no âmbito universitário, a Uesb dispõe do Programa de Assistência Estudantil (Prae), voltado para a permanência do estudante na Universidade. Através do Prae, a Uesb oferece residência universitária, no campus de Vitória da Conquista, além de auxílio transporte e apoio para a participação em eventos externos nos três campi. Também nos três campi, a Assistência Estudantil oferece cursos livres multidisciplinares, voltados para a correção de deficiências específicas e para a ampliação do potencial dos estudantes, em áreas como idiomas, leitura e escrita, informática, ferramentas que favorecem o desempenho na Graduação.

Além do ensino e da pesquisa, a Uesb atua fortemente na Extensão. Esta, aliás, é uma das principais vocações da Universidade e abrange áreas como Esporte, Cultura, Direito e Responsabilidade Social. Esse é o resultado de uma Universidade que nasceu de portas abertas para a comunidade, dela aprendendo e incorporando valores, a ela ensinando e transmitindo novos valores e conhecimentos.

Para dar conta de todas essas demandas, num nível satisfatório e progressivo, a Universidade conta com 1141 professores e mais de 500 servidores, entre técnicos e analistas, pessoas que mantém para com a Instituição um notável nível de comprometimento, determinante para o seu crescimento ao longo dos seus 35 anos de história. Por isso, a Uesb sempre investiu na qualificação do seu quadro de colaboradores, esforço que se intensificou nos últimos anos. Para a Universidade, o investimento nas pessoas é essencial para a consolidação de suas atividades-fim: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Graças a essa mentalidade, a Universidade avança para consolidar-se também no âmbito da Pós-Graduação. Já são 19 mestrados, seis doutorados e 15 especializações próprios. Números que aumentam a cada ano. Desse modo, desde a sua implantação, em 1981, a Uesb contribui diretamente para a melhoria da realidade política, ambiental, socioeconômica e cultural de toda a região Sudoeste da Bahia, composta por 86 municípios, além do norte de Minas Gerais.

CONTATO

Campus de Itapetinga
Praça da Primavera, 40 - CEP 45.700-000
B. Primavera

itapetinga@uesb.edu.br
PABX.: (77) 3261 - 8600
Campus de Jequié
Rua José M. Sobrinho, s/n - CEP 45.200 - 000
B. Jequiezinho

jequie@uesb.edu.br
PABX.: (73) 3528 - 9600
Campus de Vitória da Conquista
Estrada do Bem Querer, km 4 - CEP.: 45031 - 900
B. Universitário

conquista@uesb.edu.br
PABX.: (77) 3424 - 8600
SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS: