entrevistas

Os desafios do estudante que precisou mudar-se da sua cidade de origem para cursar uma faculdade

por: Dyana Freire

Rodrigo Santos, estudante do curso de Jornalismo na Universidade estadual do sudoeste da Bahia (UESB) campus Vitória da Conquista. A foto foi tirada em um momento de lazer em sua casa. Foto: Rodrigo Santos.

 

Cursar a tão sonhada faculdade, para muitos jovens nem sempre é fácil. Juntamente com esse sonho vem muitos obstáculos, principalmente para aqueles que moram em cidades pequena e distantes da instituição escolhida. Os desafios são muitos: viver longe da família, a mudança de hábitos, o vínculo de amigos e o mais frequente é a questão financeira, pois muitos não conseguem manter-se somente com a ajuda familiar. Neste caso os estudantes precisam dividir o seu tempo de estudo com algum vínculo empregatício. 

O deslocamento para outros municípios é tido por alunos de diversas regiões do país, segundo dados da pesquisa realizada pelo Censo Demográfico em 2010, apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 29,2% dos alunos que cursam nível superior estudam em cidade diferente da sua cidade de origem.

Essa é uma realidade vivida por Rodrigo Santos, estudante do curso de Jornalismo na Universidade estadual do sudoeste da Bahia (UESB) campus de Vitória da Conquista. Ele atualmente estuda pela manhã e trabalha em um estágio remunerado à tarde. O objetivo da entrevista é apontar os desafios enfrentados pelo entrevistado e conhecer um pouco mais sobre a rotina dele. 

 

EXTRA!Ordinário: Qual o nome da cidade em que você morava?

Rodrigo Santos – Nova Canaã.

 

EXTRA!Ordinário: Quais foram as suas expectativas ao sair de sua cidade de origem e vir morar em Vitória da Conquista?

Rodrigo Santos – A princípio estudar para agregar mais conhecimentos, conhecer novas pessoas e me divertir também.

 

EXTRA!Ordinário: Você trabalha em tempo integral ou meio período?

Rodrigo Santos – Trabalho meio período como estagiário.

 

EXTRA!Ordinário: Quais foram os maiores desafios enfrentados até o momento?

Rodrigo Santos – O Primeiro desafio foi a mudança e a alocação aqui em Vitória da Conquista, depois a adaptação com a nova rotina de acordar cedo, pegar transporte público, que por sinal está muito ruim.

 

EXTRA!Ordinário: Sem o valor que recebe do seu trabalho, você conseguiria permanecer estudando e morando nesta cidade?

Rodrigo Santos – Com certeza não. Seria muito difícil me manter só com a ajuda da minha mãe.

 

EXTRA!Ordinário: Como é conciliar trabalho e estudo?

Rodrigo Santos – Muito difícil e exaustivo, às vezes dá vontade de desistir.

 

EXTRA!Ordinário: Você consegue fazer seus trabalhos acadêmicos sem tumulto?

Rodrigo Santos – Não. Na maioria das vezes tenho que fazer tarde da noite ou de madrugada para dar conta de entregar na data prevista.

 

EXTRA!Ordinário: Você já pensou em desistir de estudar por conta dos problemas encontrados?

Rodrigo Santos – Já sim, inúmeras vezes.

 

EXTRA!Ordinário: Como você acha que os governantes da pequena cidade de Nova Canaã poderia contribuir para com os munícipes de lá para sair e ir estudar em outras cidades?

Rodrigo Santos – Acho que os políticos de Nova Canaã deveriam apoiar mais os estudantes da cidade como outros municípios fazem, como por exemplo fazer uma república e então dessa forma estará encorajando mais alunos a vir estudar já tendo onde ficar sem preocupação.

 

EXTRA!Ordinário: O que você faz para “driblar” o cansaço dos dias de correria?

Rodrigo Santos – Nem tem como driblar… É lavar o rosto, tomar um café forte e ir à luta.

Produto laboratorial da disciplina Gêneros Jornalísticos do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB


Acesse o site anterior.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia