O Núcleo de Acompanhamento de Discentes e Egressos (NADE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é uma coordenação vinculada ao Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, e tem por objetivo estabelecer a política de acompanhamento dos discentes e egressos dos cursos da Educação a Distância desta universidade, mediante estratégias e ações que buscam mapear e acompanhar tais discentes durante e após a conclusão dos cursos.
Para além do aspecto estratégico, este núcleo tem como função operacional acompanhar e oferecer suporte aos estudantes durante sua jornada acadêmica e após sua formação, desempenhando funções, como:
O núcleo é composto por um equipe multidiscipinar que atua junto aos cursos do Programa UAB na Uesb, sistematizando as ações acadêmicas, pedagógicas e administrativas, com vistas ao acompanhmento e êxito dos discentes de egressos, e constituído por:
Coordenação Acadêmica: responsável por coordenar e supervisionar as ações de acompanhamento dos discentes e egressos. Essa coordenação é exercida pela coordenação do NADE.
Nesse contexto, o NADE tem como premissa a integração dos sujeitos que atuam nas ações estratégicas e operacionais, tendo a centralidade do aluno como ponto principal, conforme demostrando no fluxograma 1.
Fonte: Cead/Uesb
Assim, as ações estratégicas do Nade partem das orientações gerais da UAB, por meio da Coordenação Geral da Cead, com interseção dialógica com a coordenação pedagógica e coordenação de cursos, e as ações operacionais em interface com a coordenação dos polos, coordenação de tutoria e tutores, tendo o estudante como centro do processo de acompanhamento.
De forma prática, o acompanhamento dos discentes ocorrerá mediante o registro e atualização de dados sobre o perfil dos discentes matriculados e desempenho acadêmico, fomentando ações para a permanência e sucesso dos estudantes no curso.
O acompanhamento dos egressos ocorrerá mediante o mapeamento dos egressos por meio de diversas fontes como e-mail, redes sociais, telefone e outros, para fomentar pesquisas periódicas sobre a experiência educacional do egresso nos seus respetivos cursos e na universidade, identificando os percursos acadêmicos e de trabalho destes após a conclusão do curso.
O referido núcleo e composto por dois instrumentos de acompanhamento: o Programa de Acompanhamento Discente – PAD, e o Programa de Acompanhamento de Egressos – PAE.
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