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NAIPD

ACOMPANHAMENTO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NO CONTEXTO DO NAIPD

O Nade, enquanto coordenação de assessoramento da Cead para as questões de acompanhamento de discentes e egressos conta também com o apoio interseccional do Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd) na busca pela superação dos desafios enfrentados pelos estudantes. Na UESB

As ações do Naipde, situadas no eixo das Ações Afirmativas, estão voltadas para o atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos da Uesb em situação de Deficiência, com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades/Superdotação; direcionam-se também ao acompanhamento do percurso acadêmico destes alunos e à orientação dos colegiados e professores sobre estratégias e adequações curriculares, recurso de tecnologias assistivas e relacionamento interpessoal com alunos que compõe este segmento (Uesb, 2021, p. 106).

Assim, contribui para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência por meio de ações que tributam para a permanência destes na universidade durante a graduação e a pós-graduação, fomentando, por tanto, a promoção de um processo educacional inclusivo junto aos estudantes do programa UAB no âmbito da Uesb.

Por meio da Resolução do Conselho Superior da Uesb, n° 08/2022, que aprova o Regimento Interno da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), o Naipd se configura como “um setor vinculado à Subgerência de Ações Afirmativas e Inclusão (SAI) da Proapa e deve colaborar na elaboração e execução da política institucional de inclusão educaciona” (Uesb, 2022, p. 13).

O Art. 11 da referida resolução informa que o Naipd se organizará com unidades distribuídas em cada um dos três campi da Uesb e tem como finalidades:

  1. identificar os diversos tipos de barreira que impedem ou dificultam a participação, a convivência e a aprendizagem plena e efetiva de pessoas com deficiência, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação no contexto da Uesb;
  2. contribuir com a elaboração do plano de ações da SAI, onde devem constar estratégias para superação das barreiras referidas no inciso anterior;
  • elaborar o Plano de Trabalho Individualizado para cada discente atendido, em parceria com colegiados e outras instâncias da Coapa de cada campus;
  1. assegurar a oferta do Atendimento Educacional Especializado às pessoas com deficiência, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação, conforme prevê a legislação vigente;
  2. identificar os recursos de tecnologia assistiva, recursos humanos e tipos de suporte de que necessita seu público-alvo;
  3. realizar o acompanhamento de discentes atendidos junto aos Colegiados de Curso;
  • assessorar os diversos setores e instâncias da Uesb na construção da acessibilidade para seu público-alvo.

Nesse sentido, para a superação dos desafios postos, o Naipd interseccionado com o Nade e a coordenação geral da EaD, na Uesb, buscam acentuar os percentuais de inclusão digital e de equidade, e minimizar os percentuais de desiguladade social e de evasão dos estudantes.


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