Organizado por um grupo de trabalho formado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), equipe de Educação à Distância, Unidade Organizacional de Informática, Assessoria de Comunicação e a Comissão instituída pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o plano de formação docente para tecnologias digitais tem como objetivos:
Três ações foram planejadas para a elaboração e execução do plano de trabalho e alcance de seus objetivos:
Com carga-horária de 80 horas, o curso é dividido em quatro módulos, com atividades síncronas e assíncronas. Os docentes estão organizados em turmas por área de conhecimento e acompanhados por um docente online ao longo do desenvolvimento dos módulos. Posteriormente, por um período de 30 dias, os docentes online estarão disponíveis para possíveis dúvidas em relação ao ambiente virtual e ao uso de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas.
Ambientação e Educação online (20 horas)
Objetivo:
Apresentar e proporcionar vivências em torno das funcionalidades do Google Meet e do Google Classroom.
Desenho didático (20 horas)
Objetivo:
Conhecer possibilidades de interfaces que possam compor o desenho didático das disciplinas.
Avaliação da aprendizagem (20 horas)
Objetivo:
Refletir sobre os processos, instrumentos e rubricas de avaliação da aprendizagem na educação on-line.
Planejamento da disciplina (20 horas)
Objetivo:
Sistematizar o planejamento da disciplina utilizando as interfaces digitais trabalhadas no cursos.
Mais informações detalhadas sobre esse processo podem ser conferidas no Plano de Formação dos Docentes da Uesb em Tecnologias Digitais