Formação Docente

Organizado por um grupo de trabalho formado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), equipe de Educação à Distância, Unidade Organizacional de Informática, Assessoria de Comunicação e a Comissão instituída pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o plano de formação docente para tecnologias digitais tem como objetivos:

  1. Fomentar a reflexão acerca do Ensino Remoto na Uesb, considerando suas potencialidades e limites formativos;
  2. Refletir sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação como elemento do processo de ensino e aprendizagem autênticos;
  3. Compreender a configuração digital da informação no contexto contemporâneo e seus desdobramentos nos processos de ensino e aprendizagem na universidade;
  4. Compreender os conceitos e metodologias relativas a quatro eixos fundantes na Educação online: Interatividade, Hipertextualidade, Colaboração e Autoria;
  5. Compreender a importância do desenho didático para a docência na cibercultura;
  6. Discutir e conhecer os processos e instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação online;
  7. Planejar o componente curricular para a finalização dos Períodos Letivos 2019.2 e 2019.0, utilizando com autoria as diferentes interfaces da web
AÇÕES

Três ações foram planejadas para a elaboração e execução do plano de trabalho e alcance de seus objetivos:

  1. Aplicação de questionário diagnóstico, realizada de 29 de julho a 3 de agosto;
  2. Realização do “1º Seminário Virtual da Uesb: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia”, nos dias 11 e 12 de agosto;
  3. Promoção do Curso de Formação Docente em Tecnologias Digitais, previsto para setembro e outubro.

 

CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Com carga-horária de 80 horas, o curso é dividido em quatro módulos, com atividades síncronas e assíncronas. Os docentes estão organizados em turmas por área de conhecimento e acompanhados por um docente online ao longo do desenvolvimento dos módulos. Posteriormente, por um período de 30 dias, os docentes online estarão disponíveis para possíveis dúvidas em relação ao ambiente virtual e ao uso de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas.

      1. Público-alvo: docentes, monitores de apoio tecnológico que serão selecionados pela Prograd (multiplicadores do curso para os demais discentes) e profissionais dos Núcleos de Assistência e Inclusão à Pessoas com Deficiência (Naipd/Aapa);
      2. Plataforma: as atividades do curso ocorrerão no G-Suite (Google for Education) e serão realizadas interações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde os conteúdos serão disponibilizados;
      3. Interfaces utilizadas para as atividades: fórum de discussão, chat, wiki e videoconferência.
      4. Cronograma do curso:

     

    Módulo 1:

    Ambientação e Educação online (20 horas)
    Objetivo:
    Apresentar e proporcionar vivências em torno das funcionalidades do Google Meet e do Google Classroom.

    Módulo 2:

    Desenho didático (20 horas)
    Objetivo:
    Conhecer possibilidades de interfaces que possam compor o desenho didático das disciplinas.

    Módulo 3:

    Avaliação da aprendizagem (20 horas)
    Objetivo:
    Refletir sobre os processos, instrumentos e rubricas de avaliação da aprendizagem na educação on-line.

    Módulo 4:

    Planejamento da disciplina (20 horas)
    Objetivo:
    Sistematizar o planejamento da disciplina utilizando as interfaces digitais trabalhadas no cursos.

    1. Recursos humanos: o curso conta com 25 docentes formadores online para auxiliar os participantes, bem  como 100 bolsistas de monitoria para apoio tecnológico aos docentes.

     

    Mais informações detalhadas sobre esse processo podem ser conferidas no Plano de Formação dos Docentes da Uesb em Tecnologias Digitais

RESOLUÇÕES

Plano do Ensino
Remoto Emergencial
para a Graduação

Plano do Ensino
Remoto Emergencial
para a Pós-Graduação

Plano de Capacitação
dos Docentes

Plano Emergencial
de Inclusão Digital

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