O que é o SEI-Ba?
O Sistema Eletrônico de Informações – SEI é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos que foi adotado pelo governo do Estado da Bahia no final do ano de 2017. A partir dessa data, a tramitação processual e assinatura de documentos produzidos pela Uesb são executados dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos.
Como faço meu cadastro no SEI-Ba?
1º Passo: Acesse ao endereço eletrônico da página de acesso externo no portal do SEI Bahia: http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/pagina-acesso-externo
2º Passo: Clique no ícone “Acesso Externo” e será direcionado para a tela que permite acessar o sistema e também efetuar o cadastro eletrônico (para usuários não cadastrados), que lhe permitirá cadastrar e-mail e senha para posterior acesso ao SEI Bahia.
3º Passo: Acione o link “Clique aqui se você ainda não está cadastrado”
4º Passo: Acione o link “Clique aqui para continuar”
5º Passo: Preencha os dados do formulário eletrônico de cadastro externo e clique no link “enviar”.
Importante: Confira atentamente, o seu e-mail e senha, pois, após o envio não poderão ser modificados e será necessário um novo cadastro.
Caso o interessado tenha algum vínculo funcional com a Uesb (ex.: estagiário) e possua o e-mail institucional (uesb.edu.br), este não deverá ser utilizado no formulário de cadastro externo. Portanto, deverá ser informado um outro e-mail pessoal de outro provedor (ex: Gmail, Outlook, Hotmail, Yahoo, etc).
6º passo: Após concluir o preenchimento e envio do formulário, o agente externo receberá um e-mail confirmando a conclusão da primeira etapa do cadastro e orientações sobre os próximos passos que deverão ser seguidos para obter acesso ao SEI Bahia.
No e-mail haverá um link para fazer download do formulário do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, que deverá ser preenchido, assinado e digitalizado (para posterior envio ao posto de cadastro).
7º passo: Em seguida, o agente externo deverá completar seu cadastro de usuário externo ao SEI Bahia, apresentando ao Posto de Cadastro de Fornecedores da Uesb – PCF/UESB, a documentação pessoal comprobatória solicitada:
Importante: Em razão do distanciamento social, decorrente da pandemia do covid-19, a documentação requerida para validação do usuário no sistema deverá ser enviada (digitalizada) para o e-mail: pcf@uesb.edu.br. Oportunamente a documentação física poderá ser requisitada para fins de validação.
8º passo: Após validações pela Administração Central do SEI Bahia e liberação do acesso no sistema, o agente externo poderá acessar a página de login do SEI Bahia no endereço eletrônico: https://seibahia.ba.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0 , e ingressar no sistema por meio das credencias informadas no ato do cadastro.
Atenção! – O e-mail e senha informados no formulário serão utilizados tanto para entrar no ambiente de usuário externo, quanto para assinar os documentos dentro do SEI BAHIA! Memorize estes importantes dados.
Dúvidas, esclarecimentos e orientações, deverão ser direcionadas para o Posto Avançado de Cadastro de Fornecedores da Uesb – PCF/UESB. Fone: (77) 3425-9338 ou para o e-mail: pcf@uesb.edu.br.
Mais informações:
http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/
Manual Candidato a Usuário Externo
Orientação Técnica nº 07 – Acesso Externo