Após a suspensão das atividades presenciais na Instituição, no mês de março, o Conselho Superior Universitário (Consu) instituiu o Comitê Emergencial para Acompanhamento das Atividades Acadêmicas e Administrativas. Esse Comitê, então, ficou responsável por realizar um estudo da nova legislação sobre atividades de ensino presenciais e não presenciais na educação superior e levantamento de possibilidades de readequação do calendário acadêmico da Uesb, devido à indefinição do retorno presencial.
Após análises e um diagnóstico sobre Acessibilidade às Tecnologias Digitais na Uesb, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou no mês de julho o Ensino Remoto Emergencial. Ao definir essa modalidade excepcional para o atual contexto, foram montados três grupos de trabalhos cujas funções foram construir:
Após aproximadamente três meses de construção coletiva, no início de setembro, o Consepe aprovou os parâmetros para o ensino de graduação e pós graduação, de forma não presencial, considerando as dinâmicas que possam adequar as realidades de alunos e professores, nesse cenário excepcional, provocado pela pandemia da Covid-19.
Ensino Remoto Emergencial. O que é?
Trata-se do regime de ensino adotado temporariamente para desenvolver as atividades acadêmicas curriculares com mediação pedagógica de tecnologias digitais e não digitais de informação e comunicação. Por meio do Ensino Remoto Emergencial, a Uesb dará prosseguimento às atividades acadêmicas iniciadas no período pré-pandemia da Covid-19. Desse modo, serão retomados às atividades pedagógicas referentes aos períodos letivos 2019.2 (para os cursos de organização acadêmica semestral) e 2019.0 (para os cursos de organização acadêmica anual), de forma não presencial.
Ensino Remoto Emergencial não é Educação a Distância
Diante dessa realidade imposta pelo atual momento, professores e alunos da Instituição irão experimentar, temporariamente, uma nova dinâmica de ensino-aprendizagem. O Ensino Remoto Emergencial adotado na Uesb se baseia nos princípios da educação on-line. Ou seja, utilizando as tecnologias digitais, busca garantir uma formação cidadã e a interação professor-estudante e estudante-estudante.