Como funcionará o Ensino Remoto Emergencial?
Essa modalidade de ensino foi aprovada para dar continuidade aos períodos letivos 2019.2 (para os cursos de organização acadêmica semestral) e 2019.0 (para os cursos de organização acadêmica anual), de forma não presencial.
Todas as disciplinas iniciadas presencialmente serão ofertadas no Ensino Remoto Emergencial?
Não, necessariamente. Caberá aos Colegiados de Curso definir quais disciplinas serão retomadas com as atividades pedagoógicas não presenciais. Assim, há a possibilidade de cancelamento ou suspensão temporária da oferta de disciplinas por incompatibilidade com as características do ERE. Caso a disciplina não seja ofertada, os Colegiados precisarão planejar a reposição presencial, posteriormente.
Posso trancar minha matrícula?
Os estudantes matriculados no primeiro período letivo (semestre ou ano) poderão solicitar o trancamento total de matrícula, a qualquer momento da sequência dos períodos letivos 2019.2 ou 2019.0, sem prejuízo da manutenção de seu vínculo com a universidade.
Posso trancar disciplinas?
Os alunos a partir do segundo semestre letivo, poderão solicitar, a qualquer momento, o trancamento total do semestre/ano ou parcial de disciplinas, mediante justificativa de impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas, sem necessidade de documentação comprobatória.
Como irá funcionar o estágio durante o Ensino Remoto Emergencial?
No período de suspensão das aulas presenciais, os discentes em estaágio curricular supervisionado obrigatório e não obrigatório deverão seguir as orientações dos Colegiados de Curso e das unidades concedentes em que se encontram vinculados.
Como funcionará o Ensino Remoto Emergencial na Pós-Graduação?
Por meio de plataforma virtual e mídias sociais de longo alcance, bem como o uso de outras ferramentas, permitindo uma variabilidade de recursos, de acordo com a familiaridade e habilidade dos docentes e discentes no uso de tais recursos.
Como serão realizadas as etapas de seleção para os candidatos da Pós-Graduação?
Todas as etapas do processo seletivo, desde a divulgação e inscrição, passando pelos procedimentos específicos de seleção até a matrícula dos candidatos aprovados e selecionados, deverão ser realizados por meios não presenciais.
Todos os componentes curriculares iniciados presencialmente serão ofertados no Ensino Remoto Emergencial?
Depende. Caberá ao Colegiado do Programa avaliar se o componente curricular se adequa ao modelo ERE levando em consideração também as características e objetivos de cada disciplina na formação dos pós-graduandos.
Posso trancar a matrícula de disciplinas iniciadas presencialmente e que terão continuidade no modelo ERE?
Sim. No entanto, o pedido de trancamento da disciplina deverá ser acompanhado por um documento que comprove a anuência do docente orientador.
Os exames de proficiência em língua estrangeira serão adiados até a retomada das atividades presenciais?
Não necessariamente. O Colegiado do Programa pode aplicar o exame durante a pandemia, desde que seja de forma remota e assegurada as condições que permitam atestar a efetiva realização do exame pelo pós-graduando.
Como serão realizadas as bancas de qualificação e defesa de dissertação e tese?
Deverão ocorrer em ambiente virtual de reunião, com a presença síncrona, em data e horário previamente agendados e divulgados pela Secretaria do Programa, do pós-graduando, de seu orientador e de todos os examinadores, internos e externos.
Atenção! No caso da qualificação, caso não possa ocorrer de forma síncrona de acordo com a data e horário estabelecidos pelo Programa, poderá ser efetivada mediante parecer escrito, ou por outro modo de participação assíncrona, desde que haja previsão neste sentido no Regulamento próprio do Programa.
Como serão realizadas as atividades de orientação e pesquisa?
Deverão ser desenvolvidas, exclusivamente, por meio remoto, salvo casos excepcionais e sob a autorização do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, nos termos do § 8º, Art. 3º da Resolução Consu nº 03/2020, desde que asseguradas as condições de proteção à saúde de docentes, técnico-administrativos, discentes, terceirizados, estagiários e primeiro emprego, e que se obedeça à diretriz de prioridade ao trabalho remoto.
Quem pode participar?
Estudantes da Uesb matriculados nas disciplinas que serão ofertadas durante o Ensino Remoto Emergencial;
Estudantes da Uesb em situação de vulnerabilidade econômica inserido em grupo familiar com renda mensal per capita de até um salário mínimo.
Quais os valores dos auxílios?
O valor do auxílio depende da modalidade cadastrada, tais sejam:
Modalidade 01 – O valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por mês, pelo período de 3 meses, que corresponde ao auxílio para acesso ao serviço de internet;
Modalidade 02 – O valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), em uma única parcela, para acesso às tecnologias digitais por meio de aquisição de equipamentos/aparelhos de informática;
Modalidade 03 – O valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por mês, pelo período de 3 meses, estudantes que declarem residir em local em que é inviável o acesso à internet para viabilizar o acesso à localidades com acesso à internet.
Posso receber mais de um auxílio?
Os estudantes que recebem auxílio do Programa de Assistência Estudantil da Uesb ou de programas externos voltados para a permanência estudantil poderão acumular os benefícios, desde que uma modalidade do Auxílio de Inclusão Digital e Acessibilidade;
Aqueles estudantes que não possuem auxílio do Programa de Assistência Estudantil da Uesb poderão candidatar-se em até 2 modalidades.
Quando será realizado o curso de formação docente em tecnologias digitais?
A partir do dia 21 de setembro, em quatro módulos semanais, de 20 horas cada.
Quem poderá participar?
Professores da Uesb, monitores de apoio tecnológico selecionados pela Prograd (multiplicadores do curso para os demais discentes) e profissionais dos Núcleos de Assistência e Inclusão à Pessoas com Deficiência (Naipd/Aapa).
O curso será oferecido de forma virtual?
Sim. As atividades do curso ocorrerão no G-Suite (Google for Education) e serão realizadas interações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde os conteúdos serão disponibilizados.