Eixos temáticos

EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

 

LISTA DE MONITORES (CLIQUE AQUI)

RESULTADO FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS

LISTA DOS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NO FORMATO ONLINE E LINK DE ACESSO À PLATAFORMA GOOGLE MEET

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Quanto à apresentação dos trabalhos:
Aqueles que precisarem realizar a apresentação pública de seus trabalhos apenas no formato online precisam, até o dia 14 de novembro, informar essa necessidade à coordenação geral do evento, por meio do e-mail: congressomsociais.educacao@gmail.com

 

ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

 

TEMPLATE PARA A APRESENTAÇÃO DE SLIDES
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1. Educação de Jovens e Adultos

Profa. Dra. Terciana Vidal Moura (PPGEDUCAMPO/UFRB)
Prof. Dr. Fábio Josué Souza dos Santos (PPGEDUCAMPO/UFRB)
Profa. Dra. Rosana Cardoso Barreto Almassy (UFRB)
Profa. Dra. Ana Paula Diório (UFRB)
Prof. Dr. Adenilson Souza Cunha Junior (PPGEd/UESB)

congresso.ms.eixo1@gmail.com

Ementa: Acolhe trabalhos que analisem as seguintes temáticas: Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (jovens, adultos e/ou idosos); Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos do/no Campo; Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos; Educação de Jovens e Adultos e Diversidade; Formação de Educadores para a EJA; Contribuições de Paulo Freire à Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos.

2. Juventudes: desafios e perspectivas

Profa. Dra. Julia Maria da Silva Oliveira (UESC)
Prof. Dr. Luiz Paulo Jesus de Oliveira (PPGEDUCAMPO/UFRB)
Prof. Dr. Silvano da Conceição (UESC)
Profa. Dra. Arlete Ramos dos Santos (PPGEd/UESB)

congresso.ms.eixo2@gmail.com

Ementa: Os trabalhos acolhidos neste eixo de debate devem abordar as seguintes temáticas: As práticas e as experiências juvenis vivenciadas em diferentes esferas: educação, trabalho, cultura, lazer, ação coletiva e novos ativismos; as questões de gênero e relações étnico-raciais; as múltiplas territorialidades juvenis nos espaços urbanos e rurais; o sair ou ficar dos jovens do campo; a compreensão dos diferentes modos de ser jovem e estudante na educação básica e no ensino superior; a relação entre juventude, acesso e permanência no ensino superior; e por fim, as interfaces entre jovens, movimentos sociais e educação, com ênfase nas formas de participação política e mobilização protagonizadas pelos/as jovens em contextos urbanos e rurais.

3. Desenvolvimento Regional, Agroecologia, Sustentabilidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Profa. Dra. Jéssica Souza Ribeiro (UFRB)
Prof. Dr. Carlos Adriano Da Silva Oliveira (UFRB)
Profa. Dra. Lanna Cecília Lima de Oliveira (UFRB)
Profa Dra. Janaine Zdebski Da Silva (UFRB)

congresso.ms.eixo3@gmail.com

Ementa: Abordagens teóricas e metodológicas sobre desenvolvimento territorial, agroecologia e soberania alimentar. Luta pela terra. Diversidade regional do desenvolvimento no Brasil. Agroecologia e soberania alimentar e territorial. Agroecologia e desenvolvimento regional sustentável. Políticas públicas, desenvolvimento regional e agroecologia. Atores do desenvolvimento regional: movimentos sociais, sindicatos, organizações de agricultores familiares, entre outros. Experiências de desenvolvimento regional sustentável e de referências agroecológicas. Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) no contexto da agroecologia. Alimentação escolar, educação nutricional, cultura alimentar e políticas públicas de alimentação e nutrição. Agricultura familiar e camponesa e Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequada (DHANA).

4. Gênero, Gerações e Corpo na Contemporaneidade

Profa. Dra. Priscila Gomes Dornelles Avelino (PPGEDUCAMPO/UFRB)
Profa. Dra. Maíra Lopes dos Reis (UFRB)
Prof. Dr. Kleyson Rosario Assis (UFRB)
Profa. Dra. Mariana Meireles

congresso.ms.eixo4@gmail.com

Ementa: O eixo temático Gênero e Corpo na Contemporaneidade visa promover o debate entre pesquisadores/as que desenvolvem trabalhos que possibilitem pensar sobre gênero, corpo, discursos, narrativas e experiências aprofundando as diversas temáticas que emergem no processo de construção desses campos de pesquisa, bem como estimulando novas possibilidades de análise. Os trabalhos que serão acolhidos nesse eixo devem ser provenientes de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento de qualquer área de conhecimento. Serão aceitas produções inseridas em uma das seguintes sessões temáticas: a) Etnia, Gênero, Corpo e Sexualidades; b) Representações de Gênero e Corpo e discursos na Contemporaneidade; c) Questões de Gênero, Corpo, Sexualidades e Escola d) Gênero, Corpo e Sentidos em Materialidades Midiáticas; e) Gênero, corpo, geração e políticas curriculares.

5. Educação em espaços não escolares

Profa. Dra. Geovana da Paz Monteiro (UFRB)
Profa. Dra. Rosilda Arruda Ferreira (UFRB)
Prof. Dr. Severino Bezerra da Silva (UFPB)
Profa. Dra. Sara da Silva Freitas (UFRB)

congresso.ms.eixo5@gmail.com

Ementa: Educação não formal e educação formal: centralidades e periferias no processo de aprendizagens. Educação não formal: fundamentos epistemológicos, políticos e metodológicos. Educação não formal e Educação Popular no Brasil e na América Latina. Educação não formal e movimentos sociais: reflexões e aprendizados. Educação não formal e Educação de Jovens e Adultos: inovações e experiências. Práticas sociais e processos educativos em espaços não escolares.

6. A Educação das Relações Étnico-raciais

Profa. Dra. Rosangela Souza Da Silva (UFRB)
Prof. Dr. Carlos Adriano Da Silva Oliveira (UFRB)
Profa. Dra. Yérsia Souza de Assis (UFRB)
Prof. Dr. Fábio Falcão Oliveira (UFRB)
Prof. Dr. Silvano da Conceição (UESC)

congresso.ms.eixo6@gmail.com

Ementa: Discute acerca da forma como os movimentos sociais, que militam a favor dos grupos étnicos “minoritários”, estão se posicionando frente ao racismo, a discriminação e perspectivas didático-pedagógica de educação antirracista. Debate sobre as políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação, currículo e política curriculares.

7. Tecnologias nos Espaços Educativos: políticas e práticas

Profa. Dra. Rosineide Mubarack Garcia (UFRB)
Profa. Dra. Ana Carolina Reis Pereira (UFRB)
Prof. Dr. Pablo Enrique Abraham Zunino (UFRB)
Profa. Dra. Ivânia Freitas (UNEB)

congresso.ms.eixo7@gmail.com

Ementa: Discussão sobre os processos do aprender e ensinar na Cultura digital. Potenciais comunicacionais das tecnologias digitais e dos dispositivos móveis em rede em situações de aprendizagem formais e não formais. Políticas públicas de tecnologias na educação. Formação de professores na cibercultura. Recursos educacionais abertos. Letramentos digitais na escola. Educação online: fundamentos e práticas.

8. Comunidades e povos Tradicionais: Territorialidade e Educação

Prof. Dr. Tiago Rodrigues Santos (UFRB)
Prof. Dr. Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (IFBA)
Profa. Dra. Ana Cristina Givigi (UFRB/PPGEDUCAMPO)
Profa. Dra. Kássia Rios

congresso.ms.eixo8@gmail.com

Ementa: Este GT recebe trabalhos que versem sobre as relações sociais, culturais e políticas entre povos e grupos tradicionais – indígenas, quilombolas, povos de terreiro e de matriz africanas, quebradeiras de coco de babaçu, pescadores/as, marisqueiras/os, geraizeiros/as, comunidades de fundo de pasto, etc – para elaboração de suas estratégias e pedagogias educativas com vistas à preservação, demarcação e educação em seus territórios. Aceita também resumos e pôsteres sobre as lutas e movimentos gerados nestes territórios, abarcando grupos internos específicos que envolvem as etnias, gênero e raça.

9. Movimentos Sociais, Associativismo e Sindicalismo Docente

Profa. Ma. Emmanuelle Felix dos Santos (UFRB)
Prof. Dr. David Romão Teixeira (UFRB)
Prof. Dr. Átila de Menezes Lima (Univasf)

congresso.ms.eixo9@gmail.com

Ementa: Movimentos sociais, o direito à educação e a expansão do sistema educacional no Brasil. Associação de professores e a profissionalização docente. Sindicalismo docente e a luta pela valorização dos profissionais da educação.

10. Movimentos de luta pela terra e Educação do Campo

Prof. Dr. Alex Verdério (UFRB/PPGEDUCAMPO)
Profa. Dra. Debora Alves Feitosa (UFRB/PPGEDUCAMPO)
Profa. Dra. Priscila Brasileiro Silva do Nascimento (UFRB)
Profa. Dra. Selidalva Gonçalves de Queiroz (UFRB)

congresso.ms.eixo10@gmail.com

Ementa: Refletir sobre os processos educativos originados dos Movimentos Sociais, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram as diversas formas de resistência. Políticas públicas de Educação do Campo e o papel dos Movimentos Sociais na consolidação destas políticas. Aborda os diferentes níveis e modalidades de ensino considerando as seguintes temáticas sobre a Educação do Campo: formação inicial e continuada de professores, relação teoria e prática, currículo, avaliação, tempos e espaços de aprendizagem, relação escola-comunidade.

11. Inclusão Social e Educação

Profa. Dra. Thereza Cristina Bastos Costa de Oliveira (UFRB)
Profa. Dra. Leila Damiana- (PPGECID/UFRB)

congresso.ms.eixo11@gmail.com

Ementa: Interface entre educação inclusiva e inclusão social. Diversidade, equidade e inclusão educativa e social. Empoderamento dos movimentos sociais e inclusão.

12. Movimentos Sociais, Educação e Pedagogias Críticas na América Latina: sujeitos e experiências

Profa. Dra. Silva Pereira Gonzaga de Moraes
Profa. Dra. Lanna Cecília Lima de Oliveira
Profa. Dra. Janaine Zdebski Da Silva (UFRB)
Profa. Dra. Selidalva Gonçalves de Queiroz (UFRB)

congresso.ms.eixo12@gmail.com

Ementa: No limiar do século XXI, a América Latina tem sido cenário de múltiplas experiências educativas protagonizadas por movimentos sociais camponeses, indígenas e afrodescendentes. Entre os diversos aportes de ditas experiências, se destacam aqueles relacionados à proposição de outras concepções de Educação, de Pedagogia e de Sujeitos, os quais articulam processos de construção do conhecimento diretamente relacionados com o diálogo de saberes e experiências. Constituem processos que demarcam a emergência de novas epistemes, de sujeitos educativo-pedagógicos e a consolidação de sociabilidades socioculturais e políticas. O eixo temático tem por objetivo debater experiências de pedagogias alternativas que emergem da práxis educativo-pedagógica dos movimentos sociais contemporâneos na América Latina. O intuito é conhecer alguns elementos teórico-epistêmicos que articulam ditas experiências e sua incidência na proposição de uma prática pedagógica alternativa, bem como na ressignificação do lugar de inscrição do educativo e do pedagógico na conformação de um sujeito educativo. Por outro lado, nos interessa refletir acerca do que definimos como “pedagogia alternativa” e “sujeito educativo-pedagógico” no processo de construção do conhecimento no campo da Educação e da Pedagogia.

13. Educação Infantil e Infâncias no/do Campo

Profa. Dra. Karina de Oliveira Santos Cordeiro (UFRB/PPGEDUCAMPO)
Profa. Ma. Eugênia da Silva Pereira
Profa. Dra. Emília Peixoto Vieira (UESC/PPGE)

congresso.ms.eixo13@gmail.com

Ementa: Os trabalhos acolhidos neste eixo de debate devem abordar as seguintes temáticas: Expansão da oferta da Educação Infantil no/do Campo; Formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação no/do Campo com crianças de 0 a 5 anos de idade; Pesquisas com crianças filhas/os de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, indígenas, quilombolas, caiçaras e demais povos do campo, das águas e das florestas; Infâncias na Educação no/do Campo.