Inscrições

 

ATENÇÃO:

RESULTADO FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS

 

Quanto à apresentação dos trabalhos:
Aqueles que precisarem realizar a apresentação pública de seus trabalhos apenas no formato online precisam, até o dia 14 de novembro, informar essa necessidade à coordenação geral do evento, por meio do e-mail: congressomsociais.educacao@gmail.com

 

 

ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

 

LIVROS A SEREM LANÇADOS NO CONGRESSO

 

 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via web.

Para preenchimento da ficha de inscrição clique aqui. É necessário anexar ao formulário de inscrição, o comprovante de pagamento e algum documento que comprove o vínculo referente à categoria selecionada.

 

Inscrição para o LANÇAMENTO DE LIVROS (clique aqui)

 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, aqueles participantes interessados na apresentação de trabalhos, devem encaminhar os arquivos para os endereços eletrônicos de acordo com cada eixo temático escolhido, conforme indicado mais abaixo.

 

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

Categorias Datas
Inscrição com submissão de trabalhos 20 de abril a 6 de outubro
Resultado das avaliações Até dia 27 de outubro 
Inscrição sem submissão de trabalho Até o primeiro dia do evento.

 

 

O trabalho sob forma de comunicação oral e/ou pôster deve estar inscrito em um dos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, e devem ser enviados para o endereço específico de cada eixo, conforme informado a seguir:

1. Educação de Jovens e Adultos;
2. Juventudes: desafios e perspectivas;
3. Desenvolvimento Regional, Agroecologia, Sustentabilidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional;
4. Gênero, Gerações e Corpo na Contemporaneidade;
5. Educação em espaços não escolares;
6. A Educação das Relações Étnico-raciais;
7. Tecnologias nos Espaços Educativos: políticas e práticas;
8. Comunidades e povos Tradicionais: Territorialidade e educação;
9. Movimentos Sociais, Associativismo e Sindicalismo Docente;
10. Movimentos de luta pela terra e Educação do Campo;
11. Inclusão Social e Educação;
12. Movimentos Sociais, Educação e Pedagogias Críticas na América Latina: sujeitos e experiências;
13. Educação Infantil e Infâncias no/do Campo

 

QUADROS DE VALORES DAS INSCRIÇÕES:

O pagamento deve ser feito por depósito ou transferência bancária, no Banco Bradesco, Conta: 0570206-2, Agência: 3610-2, em nome de Jaqueline Braga Morais; ou Chave PIX 019032905-03, também em nome de Jaqueline Braga Morais.
O comprovante de depósito em caixa eletrônico não é suficiente para comprovar o pagamento. Por isso, o referido comprovante deve ser anexado no formato de imagem ou pdf durante o preenchimento do formulário de inscrição.

 

INSCRIÇÕES

     

CATEGORIAS Valor da inscrição
1.   Estudantes de graduação 15,00
2.   Militantes de Movimentos Sociais 30,00
3.   Professores da Educação Básica 40,00
4.   Professores de Graduação e Pós-Graduação 80,00
5.   Profissionais da educação (diretoras; coordenadoras, secretários da educação)    50,00
6.   Estudantes de pós-graduação  50,00
7.   Demais categorias de participantes 40,00
8. Estudantes de graduação SEM comprovação 30,00
9. Professores da Educação Básica e Estudantes de pós-graduação SEM comprovação 50,00
10. Professores de Graduação e Pós-Graduação SEM comprovação 100,00
11.  Militantes de movimentos sociais SEM comprovação 40,00

 

         

Em caso de dúvidas ou questionamentos no processo de inscrição, entre em contato com a secretaria do evento pelo e-mail: congressomsociais.educacao@gmail.com  

 

 

Normas para Submissão de Trabalho sob forma de Comunicação Oral

  • Devem ser submetidos artigos completos com no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, incluindo tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outra figura. Serão aceitos trabalhos (completos) resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica. Não estão inclusas as referências.
  • Deve indicar a qual Eixo Temático o trabalho se vincula.
  • O trabalho poderá ter até três autores. Cada autor poderá submeter até quatro trabalhos (somando comunicação oral, pôster e relato de experiência) e apresentar durante o evento até três trabalhos (somando comunicação oral, pôster e relato de experiência).
  • Formatação: fonte Times New Roman, fonte 12, espaçamento entrelinhas 1,5.
  • Título do trabalho em letras maiúsculas, fonte Times New Roman 12, negrito, com alinhamento centralizado.
  • Nome do/a(s) autor/a(es/as) por extenso, com letras maiúsculas somente para as iniciais, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, com um asterisco que remeterá ao pé da página para sua identificação: filiação institucional (se houver), na qual conste o departamento ou a faculdade (ou o instituto, ou o centro), a sigla da universidade ou faculdade ou instituto ou centro, a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico.
  • Resumo em português. Precedido desse subtítulo e de dois pontos, duas linhas abaixo do nome do autor em parágrafo único, de no máximo 200 palavras, justificado, sem recuo, em espaçamento simples entrelinhas.
  • Palavras-chave no mínimo três e no máximo cinco; precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte Times New Roman, em alinhamento justificado, espaçamento simples entrelinhas, sem recuo, logo abaixo do resumo.
  • Texto do artigo: iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento entrelinhas de 1,5 cm. Os parágrafos deverão ser justificados, com recuo de 1,25 cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem recuo, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (Resumo, Palavras-chave, Referências) também se submetem a essa formatação. Deverá haver espaço duplo de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo.
  • Referências precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto.
  • Para referências em geral (de livro, de autor-entidade, de dicionário, de capítulo de livro organizado, de artigo de revista, de tese/dissertação, de artigo/notícia em jornal, de trabalhos em eventos, de anais de evento, de verbete, de página pessoal), seguir a NBR 6023 da ABNT. Os documentos eletrônicos seguem as mesmas especificações requeridas para cada gênero de texto, dispostos em conformidade com as normas NBR 6023 da ABNT; no entanto, essas referências devem ser acrescidas, quando for o caso, da indicação dos endereços completos das páginas virtuais consultadas e da data de acesso a arquivos online apenas temporariamente disponíveis.
  • Para citações, seguir NBR 10520 da ABNT. Ressalte-se que as referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT. Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula. Deverá ser observada a NBR10520, para as citações com base no sistema autor-data ou alfabético.

 

Normas para Submissão de Trabalho sob forma de Pôster

  •       Para apresentação de pôster os participantes deverão enviar um resumo com até 1500 caracteres com espaço.
  •       Ter-se-á como elementos pré-textuais: título, nome completo, instituição, orientador (se houver), contatos.
  •       O resumo será do tipo informativo e deverá contemplar: objetivos, metodologia, resultados alcançados e conclusão. Como elemento pós-textual, ter-se-á o termo “Palavras-chave:” no mínimo três e no máximo cinco; precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte Times New Roman 12, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem recuo, logo abaixo do resumo.

 

 

Normas para Submissão de Relatos de Experiências

  •     Os Relatos de Experiências supõem descrição e reflexão crítica acerca de uma experiência relacionada a um dos Eixos Temáticos do evento. Necessário se faz indicar, no texto, os resultados da experiência para os participantes.
  •     Para formatação, devem-se observar as mesmas normas para Comunicação oral.
  • Devem ser submetidos relatos completos com no mínimo 5 e no máximo 10 laudas, incluindo texto, tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outra figura. Serão aceitos trabalhos (completos) resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica. Não estão inclusas as referências.
  • Deve indicar a qual Eixo Temático o trabalho se vincula.

 

 

 

ATENÇÃO

 Os trabalhos que não atenderem as normas aqui expostas serão recusados.

Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais, após o evento, que estarão disponíveis apenas no formato online, na página do evento.

O trabalho, sob qualquer forma de comunicação, deverá ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento.

Com a submissão do trabalho, os autores estão automaticamente autorizando sua publicação nos Anais do IIV Congresso Internacional & VI Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação e Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB

Todos os trabalhos submetidos devem ser salvos em dois arquivos, quais sejam:

 

  •  TRABALHO NÃO IDENTIFICADOFormato/extensão PDF (Adobe);
    • Nome dos autores/as removidos
    • Nome do arquivo padronizado como: 4cmse_NI_tipo de apresentação (Exemplo: 4cmse_NI_com.oral).

      TRABALHO IDENTIFICADO

    Formato/extensão Word (Office);

    • Todos os dados dos autores/as presentes
    • Nome do arquivo padronizado como: 4cmse_tipo de apresentação_nome do primeiro/a autor/a(Exemplo: 4cmse_com.oral_fred.oliveira).

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

  • Originalidade e relevância do trabalho para ampliação das reflexões teóricas sobre a educação na contemporaneidade, de acordo com os Eixos Temáticos apresentados no site do evento;
  • Profundidade conceitual na colocação dos problemas;
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e na argumentação;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Formatação de acordo as orientações e normas da ABNT.

 

Obs.: A revisão linguística e ortográfica é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as.

 

E-mail para contato e informações: congressomsociais.educacao@gmail.com