LANÇAMENTO DE LIVROS

 

LANÇAMENTO DE LIVROS 2023

 

 

 

 

     

              

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Veja abaixo a lista de obras lançadas durante o Congresso em 2021

 

 

1. Título:

EXPERIÊNCIAS NARRADAS: RELATOS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autoria/Organização:

Alexandre Junior De Souza Menezes, Adelson Dias De Oliveira e Geisa Gabrielle Santos

Resumo:

O livro “Experiências Narradas: Relatos e vivências no espaço escolar” é resultado de um processo coletivo de formação na perspectiva da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, com um grupo de 16 professores da Educação Básica, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência docente no Ensino Médio – Narratividades, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf.


2. Título:

FAZENDO HISTÓRIA: O MOVIMENTO SOCIAL DE MULHERES EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP

Autoria/Organização:

Sandra Thomaz De Aquino

Resumo:

Estudos desenvolvidos na cidade de São José do Rio Preto/SP, no decorrer da década de 1990, sobre as conquistas do movimento de mulheres na ampliação da democracia e ruptura do poder político local, nas estruturas de poder político do estado município.


3. Título:

PRONERA: GESTÃO PARTICIPATIVA E DIVERSIDADE DE SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autoria/Organização:

 Ana Maria Dubeux Gervais; Camila Celistre Frota; Camila Guimarães Guedes; Carlos Alberto Feliciano; Conceição Coutinho Melo; Denival de Lira Gonçalves; Fabrício Dias; Gisele da Rocha Souza; Henrique Novaes; Jorge Luiz Schirmer de Mattos; José Ubiratan; Juliany Serra Miranda; Marília Barreto Souto; Maria Esperança Fernandes Carneiro; Oscar Emerson Zúñiga Mosquera; Rafael Navas; Sonia da Silva Rodrigues. Organização: Sonia da Silva Rodrigues

Resumo:

Este livro situa-se no domínio da política pública de Educação do Campo, que busca se ajustar à realidade das áreas de reforma agrária e territórios quilombolas. Seus textos oferecem uma leitura dos cursos desenvolvidos, a partir da visão de servidores do Incra e de estudiosos da educação, os quais trabalham ou atuaram na gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), revelando a faceta de um profissional compromissado com a emancipação de jovens e de adultos do campo.


4. Título:

A TRILHA DA EMANCIPAÇÃO DOS SABERES QUILOMBOLAS NAS ESCOLAS

Autoria/Organização:

Niltânia Brito Oliveira, Arlete Ramos Dos Santos
e Greissy Leoncio Reis

Resumo:

Esta obra do Caderno de subsídios pedagógicos constitui-se em uma importante ferramenta para subsidiar a prática pedagógica dos professores que atuam na educação em escolas localizadas em quilombos.


5. Título:

TESSITURAS EDUCATIVAS NA ATUALIDADE: ENTRELAÇANDO OLHARES

Autoria/Organização:

Maria Eurácia Barreto De Andrade, Sineide Cerqueira Estrela (Organizadoras) Mais 21 Autores(As)

Resumo:

Este livro situa-se no domínio da política pública de Educação do Campo, que busca se ajustar à realidade das áreas de reforma agrária e territórios quilombolas. Seus textos oferecem uma leitura dos cursos desenvolvidos, a partir da visão de servidores do Incra e de estudiosos da educação, os quais trabalham ou atuaram na gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), revelando a faceta de um profissional compromissado com a emancipação de jovens e de adultos do campo. Como prova a ciência social, não existe neutralidade nas escolhas, ações e omissões humanas. A produção destes artigos revela a existência de interesses de classes em disputa. Os autores não tergiversam e assumem o lado da defesa da gestão democrática e da participação dos sujeitos sociais e políticos dos territórios camponeses nos espaços de discussão, formulação e decisão das políticas públicas de atendimento às suas comunidades. A coletânea é constituída por artigos que realçam a institucionalização e construção da gestão participativa no âmbito do Pronera, na forma tripartite, envolvendo Incra, instituições de ensino públicas e sem fins lucrativos e organizações sociais e sindicais do campo. A riqueza dos conhecimentos na Educação do Campo é demonstrada pela diversidade de sujeitos, além da implementação de diferentes cursos. Esta obra do Caderno de subsídios pedagógicos constitui-se em uma importante ferramenta para subsidiar a prática pedagógica dos professores que atuam na educação em escolas localizadas em quilombos. As produções presentes nesta obra refletem os diferentes saberes e fazeres dos professores(as) e pesquisadores(as) envolvidos, com abordagem de temáticas relevantes e emergentes da educação brasileira, as quais mobilizam os leitores para novas leituras e aprofundamento do debate de temas tão caros e que devem ocupar a ordem do dia das reflexões e problematizações nos espaços-tempos formativos. Assim, é uma publicação que interessa a professores da educação básica e superior, pesquisadores e gestores dos sistemas de ensino por abordar reflexões críticas que se encaminham para os desafios e perspectivas da educação. As seções que compõem a obra buscam contemplar três grandes blocos temáticos. A primeira agrega resultado de diferentes pesquisas sobre Alfabetização e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, contemplando ricas experiências e estudos que contribuem para melhor compreender os conceitos e processos destes dois grandes campos. A segunda seção é composta por resultados de experiências educativas vivenciadas e de estudos voltados para a identidade profissional. Por fim, a terceira seção, aborda saberes e experiências sobre Políticas de Inclusão, Narrativas Orais e Educação nos Terreiros. Trata-se, portanto, de um livro rico e dinâmico que denuncia e anuncia diversas problemáticas que permeiam o campo da Educação brasileira.


6. Título:

DIÁLOGOS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Autoria/Organização:

Arlete Ramos dos Santos; Tatyanne Gomes Marques; Maria Raquel Caetano; Maria Monielle Salamim Cordeiro Monteiro

Resumo:

“Os capítulos desta coletânea foram elaborados por docentes e orientandos/as de dois programas distintos de Pós-Graduação em Educação: UESB e IFRS, separados a milhares de quilômetros, mas unidos pelo desejo de pesquisar, produzir e disseminar conhecimentos em uma área que não se esgota, pelo contrário, os fenômenos e problemas se multiplicam, especialmente porque vivemos em um cenário de negativas de direitos, subtração de deveres do poder público, precarização da educação pública, ameaçada de cortes do financiamento da educação, entre outros aspectos inerentes ao cenário brasileiro do tempo presente. Discutir políticas públicas educacionais nesse cenário é publicizar o quanto ainda falta fazer para que tenhamos uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos. De igual modo, produzir pesquisas e livros iguais a este é afirmas que o que se vê como balburdia é, na verdade, compromisso com a educação, com as classes populares, com os movimentos sociais, é trabalho, é resistência, é luta.”


7. Título:

DIÁLOGOS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS — RESISTÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autoria/Organização:

Arlete Ramos dos Santos; Tatyanne Gomes Marques; Maria Raquel Caetano; Maria Monielle Salamim Cordeiro Monteiro

Resumo:

O livro traz a nós partilhas de saberes e aprendizados construídos por meio de diversas experiências. As autoras e autores não tiveram a prepotência de trazer respostas e muito menos receitas… Assim, vamos partilhando e compartilhando nossos conhecimentos em busca de dias melhores para TODOS, TODAS E TODES! Anos se vão e nossa luta continua… quase uma utopia! Mas é uma luta necessária e justa! Lutar e resistir a uma hegemonia que vem tomando os contextos de vida dos sujeitos de maneira objetiva e subjetiva. Precisamos vencer a Pedagogia da exclusão, do capital e da individualização.


8. Título:

EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autoria/Organização:

Arlete Ramos dos Santos/Maria Raquel Caetano/Jamile de Souza Soares/Adriane Lizbehd Halmann

Resumo:

O livro “Educação e Resistência no contexto das políticas educacionais” traz estudos relevantes estudos sobre as políticas educacionais no atual período histórico, político e social de alterações no papel do Estado, de diminuição dos direitos sociais, ataques à democracia e aos princípios coletivos.


9. Título:

DE IPITANGA A LAURO DE FREITAS: NARRATIVAS HISTÓRICAS SOBRE O POVO IPITANGUENSE

Autoria/Organização:

Gildásio Freitas, Tássio Simões Cardoso, Coriolano Oliveira, Dulce Moreira Sampaio, Eduardo Santana, Emmanuel Paranhos, Fátima Santana, Gildete Melo, Ladjane Sousa, Márcio Wesley, Rosângela Accioly, Tina Tude, Vanusa Flor.

Resumo:

A partir das narrativas do povo ipitanguense, buscamos contribuir com a ampliação do conhecimento historiográfico sobre Lauro de Freitas numa perspectiva decolonial e emancipatória.


10. Título:

REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS SOBRE O CAMPO BRASILEIRO

Autoria/Organização:

Arlete Ramos dos Santos e Cláudio Pinto Nunes

Resumo:

A obra evidencia o papel do Estado brasileiro com seus sujeitos (nacionais, internacionais, empresariais, acadêmicos, classe trabalhadora, fóruns etc), as relações de forças, os principais acontecimentos e a normatização que se constitui a partir da produção da legislação. Partindo desse contexto de totalidade, volta-se para as especificidades da Educação do Campo como política pública educacional, cuja implementação tem sido realizada na última década com a mediação das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR). Portanto, o livro traz resultados de uma pesquisa realizada sobre o PAR, nas escolas do campo do Brasil e da Bahia, e apresenta resultados que enfatizam temas como gestão educacional, profissão docente, formação inicial e continuada de professores(as) e infraestrutura das escolas campesinas. Destaca-se como uma importante aquisição para que o(a) leitor(a) compreenda as ações e as conquistas da Educação do Campo na última década.


11. Título:

MINHA CANÇÃO POPULAR

Autoria/Organização:

EVANDRO CORREIA

Resumo:

Cantor, compositor baiano, natural de Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, 30 anos de carreira musical, esses dedicados a Música Popular Brasileira. Hoje dono de um estilo próprio, cantor das dores e das alegrias do seu tempo, Evandro Correia percorre antigos e novos caminhos com a fidelidade de quem assimilou as influências das estradas e as transformou numa música singular, forte e coerente com o seu tempo onde o mote principal é o amor e a sua trajetória universal.


12. Título:

CULTURA CORPORAL LUTAS: DA UNIVERSIDADE À EDUCAÇÃO BÁSICA

Autoria/Organização:

Deise Bastos de Araújo

Resumo:

O livro Cultura corporal lutas: da universidade à educação básica aborda um conteúdo de grande relevância para o campo da Educação Física, desde a universidade até a educação básica, proporcionando aos leitores a reflexão crítica sobre a atuação profissional no “chão da sala de aula” à sua formação inicial e continuada. Trata-se de um possível instrumento de estudo e pesquisa que contribuirá significativamente para um novo olhar sobre a Educação Física, a cultura corporal do movimento e o ensino das lutas. Além de abarcar um conteúdo marcante, esta obra mantém   uma linguagem dinâmica e de fácil compreensão, podendo inspirar novas pesquisas, estudos, práxis pedagógicas, vivências, entre outras atividades inerentes a acadêmicos, profissionais da área, lutadores, artistas marciais, desportistas e outros públicos afins.


Trabalhos Aprovados:

1. Cronograma de APRESENTAÇÕES de trabalhos e LINKS para o acesso (26/08 e 27/08): Clique aqui

Templates:

2. Template do CARD Eu Luto. Eu Resisto: 
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3. Template do CARD Comunicações. Dias 26 e 27: 
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4. Template do SLIDE padrão (não obrigatório):
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*Como fazer o download do template para o slide:
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3. Clique com o botão direito em cima do arquivo
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5. Baixe no seu computador e faça as alterações

5. Template do PÔSTER padrão (não obrigatório):
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*Como fazer o download do template para o pôster:
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5. Baixe no seu computador e faça as alterações