CIDADE DO EVENTO

Sobre a cidade e como chegar

Terceira maior cidade da Bahia, está localizada no sudoeste baiano, mais precisamente, na microrregião do Planalto de Conquista. O município fica a 509 km de Salvador e é limitado politicamente, ao norte, por Anagé e Planalto; ao sul, por Encruzilhada e Cândido Sales; ao leste, por Barra do Choça e Itambé; ao oeste, por Anagé e Belo Campo.

Vitória da Conquista está em uma altitude aproximada de 923 metros e possui o clima subúmido e seco. Com uma temperatura média de 20 graus, é comum nessa região um frio inverno e um ameno verão. Assim como é comum, ao final da tarde, a temperatura cair levemente.

A cidade possui aproximadamente 315 mil habitantes, distribuídos na sede da cidade e nos onze distritos rurais. Devido a localização geográfica e a diversidade de sua economia, Vitória da Conquista, hoje, polariza cerca de 80 municípios da região e do norte de Minas Gerais, consolidando-a como um importante polo educacional, comercial e social.

Rodovias de acesso:
BR 116
BR 415
BR 407

Como chegar a Vitória da Conquista

Via Aérea (Aeroporto Glauber Rocha)
– Empresa Azul (voeazul.com.br)
– Empresa Passaredo (www.voepassaredo.com.br)
– Empresa Tam (www.tam.com.br)
– Empresa Gol (www.voegol.com.br)
Via Aérea/Terrestre (carro próprio)
– De qualquer lugar do país a Salvador, via aérea; e de Salvador a Vitória da Conquista, via terrestre, BR 116 ou aérea.
– De qualquer lugar do país a Ilhéus, via aérea; e de Ilhéus a Vitória da Conquista, via terrestre, BR 415
Via terrestre(Ônibus intermunicipais)
– Viação Camurujipe, Viação Salutares, Viação São Geraldo, Viação Itapemirim, Viação Novo Horizonte (Salvador- Feira de Santana- Jequié-Poções-Vitória da Conquista)
– Viação Novo Horizonte (São Paulo/Vitória da Conquista) / (Caetité-Brumado/Vitória da Conquista)
– Viação Rota, Águia Branca (Ilhéus-Itabuna-Itapetinga/Vitória da Conquista)
– Cidade Sol (Jequié/Vitória da Conquista)
– Gontijo (Belo Horizonte/Vitória da Conquista)

A Universidade Estadual Sudoeste da Bahia

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia tem sua sede na cidade de Vitória da Conquista, situada no Sudoeste da Bahia, e possui mais dois campi, um na cidade de Jequié (importante polo comercial e de serviços, com uma população de 145.964 habitantes) e em Itapetinga (cidade que se destaca como polo pastoril do Estado, com população de 63.243 habitantes). O surgimento da UESB ocorreu a partir da política de interiorização do Ensino Superior, contida no Plano Integral de Educação do Governo do Estado, de 1969, com a instalação das Faculdades de Formação de Professores, nos municípios de Vitória da Conquista. Atualmente, a UESB conta com 47 cursos de graduação, 20 cursos de pós-graduação lato sensu e  29 cursos de pós-graduação stricto sensu ( 22 Mestrados e 7 Doutorados).

Como chegar à UESB

A Uesb fica localizada na estrada do Bem Querer, km 04. Todos os participantes poderão dispor de ônibus urbano para se dirigir à Universidade. A empresa de ônibus urbano Cidade Verde faz o percurso para a Uesb.