MINICURSOS

Minicurso 1: Avaliando a percepção da fala em uma segunda língua (4 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Rosane Silveira (UFSC)
Ementa: Reflexão sobre modelos teóricos, metodologias e estudos empíricos que abordam a percepção da fala e uma segunda língua.

Minicurso 2: Variação fonético-fonológica: comportamento das consoantes em posição de coda (4 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa (UFPB)
Ementa: O minicurso intitulado “Variação fonético-fonológica: comportamento das consoantes em posição de coda” tem por objetivo mapear os principais processos variáveis que ocorrem na posição de coda, a saber: semivocalização, apagamento, dentre outros. Para tanto, primeiramente, será realizada uma breve descrição da sílaba e dos segmentos que ocupam a posição de onset, núcleo e coda no Português Brasileiro (PB). Isto posto, a posição de coda será detalhada, observando-se os principais processos variáveis que ocorrem nesta posição, com base em pesquisas variacionistas.

Minicurso 3: Variação em Gramática de Construções (4 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Márcia dos Santos Machado Vieira (UFRJ)
Ementa: O minicurso centra-se na descrição do fenômeno da variação (por similaridade) no âmbito da Gramática de Construções do Português (conforme propõe MACHADO VIEIRA, 2016). Lida com a perspectiva de compatibilização de orientações e conceitos da Sociolinguística Variacionista e da Gramática de Construções. Explora estudos de caso que envolvem generalizações sobre variação por aloconstruções/metaconstrução, variação por semelhança simbólica e variação por padrão discursivo (constructos teóricos tratados em MACHADO VIEIRA; WIEDEMER, 2019, WIEDEMER; MACHADO VIEIRA, 2018a e WIEDEMER; MACHADO VIEIRA, 2018b).

Minicurso 4: O funcionamento linguístico-cognitivo no envelhecimento e nas patologias (2 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Rosana Novaes Pinto (Unicamp)
O minicurso visa apresentar e discutir aspectos do funcionamento linguístico-cognitivo nos processos de envelhecimento (normal e patológico) ou em patologias de origem neurológica ou mental (afasias, demências, esquizofrenia, Parkinson, dentre outras). Além de desenvolver questões teóricas acerca do funcionamento cerebral e das funções cognitivas complexas – atenção, percepção, memória e, sobretudo, linguagem –, serão apresentadas análises de dados que emergiram nas sessões do Grupo III do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) da Unicamp ou em outros laboratórios/clínicas onde foram desenvolvidas pesquisas abrigadas pelo GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias – CNPq/Unicamp).

Minicurso 5: Neurociências e aprendizagem de línguas adicionais: um diálogo necessário (4 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Ingrid Finger (UFRGS)
Ementa: Este curso tem como objetivo analisar os principais fatores que afetam o desenvolvimento de uma língua adicional a partir de evidência obtida em estudos recentes das Neurociências.

Minicurso 6: Gênero, sequência textual e ensino (4 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)
Ementa: O propósito deste curso é demonstrar como as sequências textuais podem ser trabalhadas no ensino básico, sempre relacionadas aos gêneros do discurso e à orientação argumentativa do texto como objeto de estudo da Linguística Textual. Temos investido, ao longo dos últimos anos, na tentativa de situar a Linguística Textual nos estudos linguísticos e de definir o que é do âmbito do texto. Um dos autores da área que mais colocaram em foco essa preocupação foi Jean-Michel Adam.

Minicurso 7: O ensino do Português pela semântica: redes enunciativas na escola básica (4 horas)
Ministrante: Prof. Dr. Luiz Francisco Dias (UFMG)
Ementa: No minicurso, incialmente, vamos apresentar o conceito de redes enunciativas, e alguns princípios de Semântica da Enunciação. A seguir, iremos apontar caminhos práticos para a aplicação de redes enunciativas com enunciados do cotidiano em sala de aula. Compreender o funcionamento de novos usos da língua na escola é importante, pois esses meios de expressão, principalmente dos ambientes digitais, revelam novas formas de funcionamento das relações sociais. As redes enunciativas permitem explicitar essas relações entre língua sociedade.

Minicurso 8: Apontamentos discursivos sobre escrita e autoria (2 horas)
Ministrante: Profa. Dra. Solange Mittmann (UFRGS)
Ementa: Tomaremos a escrita como possibilidade de inscrição do sujeito na tensão entre condições de produção e linguagem (materialidade linguística, imagética, sonora…), entre memória e atualidade, entre fechamento e abertura de bordas textuais, e entre contenção e deslizamento de sentidos. Apresentaremos essa inscrição do sujeito como princípio fundamental para sua assunção à condição de autor. Para isso, faremos um batimento entre apresentação de princípios teóricos e prática de análise de textos diversos. Dois autores serão tomados como alicerce da discussão: Michel Foucault (“A ordem do discurso”, “O que é um autor” e “Arqueologia do saber”) e Michel Pêcheux (“Semântica e discurso”, “Metáfora e interdiscurso”, “O discurso: estrutura ou acontecimento” e “O papel da memória”). Apresentaremos a contribuição de cada autor para a reflexão sobre escrita e autoria, alertando para as diferenças epistemológicas. Assim, acionaremos noções como formação discursiva, discurso, enunciado, formulação, sujeito, função-autor, nome de autor. Nossa proposta é refletir sobre a autoria, não como uma condição já dada, mas como tomada de posição, ou seja, como investimento do sujeito na rede de sentidos já presentes no interdiscurso e determinados por formações discursivas. Um investimento capaz de provocar deslocamentos do mesmo para o diferente, da variedade para a diversidade.