Responsável:
Christian dos Santos Fonseca (Mestrando)
Orientação:
Paulo Marcelo Marini Teixeira
Descrição / Resumo:
O projeto estuda as representações associadas ao papel do ensino de
ciências e, mais amplamente, sobre o papel da educação científica no contexto da
formação dos estudantes atualmente. Se fundamenta teoricamente na literatura da
área de Ensino de Ciências no Brasil e no mundo para examinar as tendências de
inovação curricular defendidas para o ensino de ciências e seus respectivos
propósitos nos últimos 50 anos. Na literatura mais recente e na legislação que define
as diretrizes para o ensino das disciplinas na área de Ciências da Natureza para o
contexto da educação básica, busca informações sobre os objetivos propostos para o
ensino na referida área. Na parte empírica do trabalho, investiga o Jornal da Ciência
– Notícias (JC - Notícias), veículo de divulgação de informações publicado sob os
auspícios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerando
as edições lançadas nos últimos cinco anos (2016-2020), buscando compreender
como a referida entidade divulga e defende posições, colaborando para a formação
da opinião pública relativa ao papel do ensino de ciências na formação do alunado
brasileiro. A metodologia utilizada está assentada nas abordagens qualitativas de
pesquisa educacional (pesquisa bibliográfica e documental). O corpus de análise
envolve um subconjunto de textos publicados no referido jornal nos últimos cinco
anos, compondo uma série artigos que serão submetidos à análise com base nos
procedimentos vinculados à análise categorial (análise de conteúdo). A hipótese
defendida é que parte da comunidade científica brasileira, a despeito do avanço nas
discussões desenvolvidas na área de Educação em Ciências, continua a defender
posições ortodoxas, ligadas a uma ideia de ensino de ciências voltado somente para
o despertar de vocações científicas e para formação de futuros cientistas para o país.
Disciplinas, minicursos, palestras, lives e outras atividades.
VER TODAS• UESB
• PPG-ECFP
• CNPQ
• Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq
AIA Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciências
Av. José Moreira Sobrinho, s/n
Bairro Jequiezinho, Jequié - BA
CEP: 45205-490