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· A BNCC da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: políticas públicas, currículo, competências e Educação Ambiental

A BNCC da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: políticas públicas, currículo, competências e Educação Ambiental, é uma obra em que a autora levanta considerações embasadas em procedimentos analíticos, na tentativa de compreender como uma politica pública da dimensão da BNCC se materializa em um país que enfrenta uma crise política, fiscal e socioambiental.

Em virtude do fato da BNCC ser um documento que se refere à estrutura curricular, torna-se necessário também buscar entender os entraves que permeiam o currículo, que se expressa como espaço de relação de poder e controle, uma vez que numerosos aspectos sociológicos, econômicos e políticos são norteadores de sua elaboração, muitas vezes, legitimando o discurso hegemônico de grupos dominantes.

No contexto de críticas, dúvidas e questionamentos sobre a BNCC a autora jugou oportuno abordar sobre competência por ser elemento estruturante desse documento oficial. O entendimento sobre a polissemia conceitual das competências, e como se processa a formação ou adaptação do estudante para sociedade capitalista são pontos discutidos na obra.

Por fim, a Educação Ambiental (EA) é também um outro ponto chave. Apresenta a dimensão da EA como um campo estabelecido na interface com a área ambiental e, por isso, bem consolidado ao longo da história. Destaca que nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a EA é tratada como tema transversal e interdisciplinar; mas na BNCC é mencionada como tema, e desaparece. Portanto, sequestrada ao longo do documento, cedendo lugar à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), alinhada à Agenda 2030.

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