Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) através do Decreto nº 16.345 de 05 de outubro de 2015, publicado no DOE de 6 de outubro de 2015. O curso de Ciências Econômicas está em processo de reformulação curricular. Para tanto, tem como objetivos evitar a repetição de conteúdos programáticos; implantar uma estrutura mais flexível do curso, que assegure ao aluno uma formação geral de acordo com seus interesses e perfil; garantir a pluralidade teórico-metodológica e atender às Diretrizes Curriculares.
Para obtenção do grau de bacharel em Ciências Econômicas, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% em todas as disciplinas em aulas práticas e teóricas e obter todos os créditos das atividades acadêmicas propostas na Estrutura Curricular, dentro dos prazos estabelecidos. A estrutura curricular do Curso é constituída de disciplinas de formação geral, teórico-quantitativa, histórica e teórico-prática para integralização do currículo pleno.
O objetivo do currículo em vigor é de propiciar uma sólida formação básica, permitindo o direcionamento da formação específica do aluno de acordo com seu interesse por meio da seleção de atividades acadêmicas e estimular a realização de outras atividades acadêmicas além das atividades de ensino em sala de aula. A carga horária total para a integralização do Curso de Ciências Econômicas está distribuída em atividades acadêmicas obrigatórias e optativas. O discente dispõe de um rol de disciplinas que permitirão o direcionamento da sua formação, segundo seu perfil e interesses, devendo cumprir obrigatoriamente a carga horária exigida para a sua integralização. O Curso, tem a carga horária total integralizada em dez semestres letivos, e o aluno deve cursar três disciplinas optativas, com sessenta horas, totalizando cento e oitenta horas.