– Delimitação Espacial
O município de Vitória da Conquista está localizado na região no Centro-Sul da Bahia, aproximadamente, a 522 km da capital do Estado (Salvador). Possui uma área de 3.743 km² e segundo os dados do IBGE, a sua população estimada em 2015 é de 343.230 habitantes. O setor de serviços é responsável por mais de 70% do PIB, e também, o comércio e os serviços educacionais tem grande participação na geração de empregos, contribuindo para o desenvolvimento do município.
– Delimitação Temporal e Abordagem Metodológica
A metodologia da Cesta Básica foi implementada a partir de outubro de 2014. Na abordagem metodológica foram contemplados os participantes, instrumentos de coleta de dados e procedimentos para organização e análise dos dados coletados.
– Estrutura das Cesta Básica da Região
Os produtos considerados na Cesta Básica de Vitória da Conquista, compõem-se de 12 produtos alimentares (feijão, arroz, farinha de mandioca, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo, manteiga, tomate e café) e suas respectivas quantidades mensais, enquadrados na Região 2, em consonância a classificação definida pelo Decreto 399 de 1938, que continua em vigor.
– Público e definição de amostra
O universo da pesquisa é constituído da população economicamente ativa do município Vitória da Conquista, estimada em 152.770, conforme o Censo 2010 do IBGE. Para este levantamento foram levados em consideração os gastos médios mensais referentes aos produtos da Cesta Básica do referido município. Para dimensionar o público alvo do estudo foi aplicada a técnica de amostragem probabilística aleatória simples calculada, segundo a fórmula estatística de Tagliacarne (1978):
n = amostra = parte representativa do universo (estimativa da população economicamente ativa);
n = tamanho da amostra procurada;
N = universo;
z = grande certeza ou confiança (probabilidade de ocorrência do resultado)
95% = 1,96 ; z = 90% = 1,64 (adotado para trabalhos acadêmicos); 99% = 2,58
e = erro máximo = 7% = 0,07 (adotado para trabalhos acadêmicos)
p’ e q’ = 50% = 0,5 (proporção que o fenômeno é esperado)
n = 102.723 ÷ 749 = 137 questionários
– Locais de Coleta – Vitória da Conquista
O processo de coleta dos preços é realizado em estabelecimentos, previamente selecionados, em consonância, com os procedimentos metodológicos utilizada pelo DIEESE para a Pesquisa da Cesta Básica Nacional, estabelecida com base no Decreto Lei n° 399, que regulamenta o Salário Mínimo no Brasil. No caso específico do projeto, totaliza 33 estabelecimentos, sendo dez supermercados, onze padarias, nove açougues e uma feira (três boxes). O período de coleta está sendo distribuído durante as quatro semanas do mês em um dia pré-estabelecido.
Este procedimento é importante, pois diversos estabelecimentos fazem ofertas em determinados dias da semana, se os preços forem coletados em dias distintos e emparelhados, pode resultar em variações de valores que não necessariamente são inflação ou deflação, mas simplesmente políticas de marketing. Para definição e especificação dos produtos (marca, tipo), são feitas uma tomada de preço nas: feiras, supermercados, padarias e açougues onde são encontrados os preços médios de cada produto.
Para cálculo da Cesta Básica realiza-se a construção prévia do Calendário Anual, para o município de Vitória da Conquista registrando, inclusive, as datas efetivas de realização da pesquisa. O calendário leva em consideração os feriados nacionais e locais.
Na ocorrência de feriados e outros acontecimentos aleatórios (ex: greve de ônibus), a coleta que não foi realizada, neste dia, naquele (s) mesmo estabelecimento (s) deverá ser feita de acordo com os seguintes procedimentos:
OCORRÊNCIAS DE FERIADOS | PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS |
Primeira semana | Realizar a pesquisa no mesmo dia da segunda semana sem prejuízo da coleta normal daquele dia |
Segunda semana | Realizar a pesquisa no mesmo dia da primeira ou da terceira semana (antecipa ou posterga) sem prejuízo da coleta normal daquele dia. |
Terceira semana | Realizar a pesquisa no mesmo dia da segunda ou da quarta semana (antecipa ou posterga) sem prejuízo da coleta normal daquele dia. |
Quarta semana | Realizar a pesquisa no mesmo dia da terceira semana sem prejuízo da coleta normal daquele dia |
– Ponderação dos produtos por tipo de Equipamento de comércio.
Os preços dos produtos são coletados diretamente da prateleira, sem o auxílio de informante. Determinando, desta forma, os pesos, esses se mostrarão, muitas vezes, dispersos, havendo, portanto, a necessidade de adotar certos critérios de ajustes. A partir do preço médio de cada produto, são feitas as devidas conversões para as quantidades da Cesta Básica para o Estado da Bahia, para encontrar a soma do custo mensal da Cesta Básica.
– Tipos, Marcas e Unidades de Medida por produto
Para cada produto são estabelecidos os tipos, em média cinco marcas mais ofertadas nos locais da amostra e unidades de medida de cada produto. Realizada uma primeira associação a partir da especificação (marca, tipo, etc.) de cada produto é possível verificar os gastos das famílias com as provisões mínimas dos alimentos que compõem a CBN, em cada local de compra.
– Cálculo do custo mensal da Cesta Básica Nacional
O preço médio de cada produto, multiplicado pelas quantidades definidas no Decreto Lei n° 399, indica o gasto mensal do trabalhador com cada produto, cuja soma será o custo mensal da Cesta Básica. Este levantamento mensal permite acompanhar a evolução do poder aquisitivo dos salários dos trabalhadores e comparar o preço da alimentação básica, determinada por lei, com o salário mínimo vigente.
O cálculo é feito utilizando a mesma metodologia do Índice de Preços ao Consumidor. Por meio do preço médio de cada especificação (marca) de produto encontra-se o preço médio do produto, em seguida calcula-se a variação simples da seguinte forma ( média atual / média anterior) – 1) * 100. Conforme modelo de tabela abaixo.
Açúcar cristal marca X | ||
Estabelecimento | Preço anterior | Preço atual |
Mercado A | 1,33 | 1,33 |
Mercado B | 1,33 | 1,33 |
Mercado C | 1,33 | 1,33 |
Mercado D | 1,29 | 1,29 |
Média | 1,32 | 1,32 |
Açúcar cristal marca Y | ||
Estabelecimento | Preço anterior | Preço atual |
Mercado A | 1,55 | 1,55 |
Mercado B | 1,39 | 1,85 |
Mercado C | 1,89 | 1,89 |
Mercado D | 1,20 | 1,39 |
Mercado E | 1,10 | 1,10 |
Média | 1,43 | 1,56 |
Açúcar cristal marca Z | ||
Estabelecimento | Preço anterior | Preço atual |
Mercado A | 1,29 | 1,29 |
Mercado B | 0,98 | 0,98 |
Mercado C | 1,10 | 1,10 |
Mercado D | 1,89 | 1,89 |
Mercado E | 1,34 | 1,5 |
Mercado F | 1,36 | 1,36 |
Mercado G | 1,49 | 1,49 |
Mercado H | 1,10 | 1,10 |
Mercado I | 1,10 | 1,10 |
Média | 1,29 | 1,31 |
AÇÚCAR CRISTAL
Média total do mês anterior: 1,32 + 1,43 + 1,29 = 4,04 / 3 = 1,35
Média do mês atual: 1,32 + 1,56 + 1,31 = 4,19 / 3 = 1,40
Variação simples (atual/anterior) = 3,70%
Os preços desses produtos são extraídos da pesquisa do IPC e convertidos a unidade estabelecida pelo Decreto Lei n° 399/38. A média emparelhada da especificação de cada produto consiste na combinação do preço médio do mês atual com o mês anterior. Se ocorrer a ausência de um preço no mês será repetido o mesmo preço do mês anterior (imputado).
Relação Produtos X Quantidades (Decreto Lei X Estabelecimentos de coleta)
Produtos | Quantidade decreto | Quantidade nos estabelecimentos | Fator de conversão | |
Açúcar | 3 kg | 1 kg | 3 | |
Arroz | 3,6 kg | 1 kg | 3,6 | |
Banana-prata | 7,5 dz | 1 dz | 7,5 | |
Café moído | 300 g | 250 g | 1,2 | |
Carne | 4,5 kg | 1 kg | 4,5 | |
Farinha de mandioca | 3 kg | 1 kg | 3 | |
Feijão | 4,5 kg | 1 kg | 4,5 | |
Leite pasteurizado | 6 l | 1 l | 6 | |
Manteiga | 750 g | 500 g | 1,5 | |
Óleo | 900 ml | 900 ml | 1 | |
Pão | 6 kg | 1 kg | 6 | |
Tomate | 12 kg | 1 kg | 12 |
Fonte: Dados extraídos do DIEESE
Mensalmente, após a coleta dos preços, são calculados os preços médios dos produtos por tipo de estabelecimento, usando o seguinte procedimento para cada um dos produtos pesquisados:
Obtido o valor da cesta, é feito o cálculo das horas trabalhadas daqueles que ganham salário mínimo e precisam comprar a Cesta Básica Nacional. Para isso, será dividido o salário mínimo líquido (dedução do INSS) vigente pela jornada de trabalho adotada na Constituição (240 Hs/mês)
Comparando-se o custo familiar da alimentação com a parcela orçamentária das famílias de baixa renda, será possível inferir o orçamento total, capaz de suprir também, as demais despesas como habitação, vestuário, transporte etc. Por fim, outro aspecto relevante é que o salário mínimo necessário, calculado mensalmente como uma estimativa do que deveria ser o salário mínimo vigente constitui-se num instrumento utilizado pelos sindicatos de trabalhadores para denunciar o descumprimento do princípio constitucional que estabelece as bases para a determinação da menor remuneração que vigora no país.