Curso – Diálogos com as Transições

 DIÁLOGOS COM AS TRANSIÇÕES: O lugar da Antiguidade e do Medievo na “Quebrada”

SOBRE O PROJETO

O Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx/UESB) durante o período de agosto de 2023 a agosto de 2024 promove o DIÁLOGOS COM AS TRANSIÇÕES: O lugar da Antiguidade e do Medievo na “Quebrada”, realizado por seus professores pesquisadores e convidadas/os. O projeto tem como objetivo a formação continuada de discentes do curso de História e dos professores e das professoras da Rede Básica do Ensino Público de Vitória da Conquista-BA na perspectiva da totalidade histórica a partir da significação de conteúdos na realidade da população brasileira, racializada, generificada e pauperizada. O projeto terá cursos, oficinas, produção de material didático, oficinas de teatro, literatura e artes plásticas sobre temáticas voltadas às transições da antiguidade e do medievo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Oficina I: A linguagem das fontes antigas e medievais

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, J. A. Fontes históricas – uma introdução aos seus usos historiográficos. In: CASTRO et. al. (Orgs.). Anais do 2º Encontro Internacional História & Parcerias. Rio de Janeiro, Anpuh-Rio, 2019. P. 1-17.

BELTRÁN VILLALVA, M. La realidad social como realidad y apariencia. REIS: Revista Española de Investigaciones Sociológicas, n. 19, p. 27-53, 1982.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito da História. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume 1 [Trad.: Sergio Paulo Rouanet]. São Paulo: editora brasiliense, 1987. p. 222-232.

CARDOSO, C. F.; MAUAD, A. M. História e Imagem: Os Exemplos da Fotografia e do Cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. s.p.

FRANCO JÚNIOR, H. Raízes medievais do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 78, p. 82-104, 2008.

GUARINELLO, N. L. Arqueologia e cultura material: um pequeno ensaio. In: BRUNO, M. C. O.; CERQUEIRA, F. V.; FUNARI, P. P. A. (eds.). Arqueologia do Mediterrâneo antigo: estudos em homenagem a Haiganuch Sarian. Campo Grande: Life Editora, 2011. p. 161-168.

KNAUSS, P. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, 2006.

LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses ‘Sobre o conceito de história’ [Trad.: Wanda Nogueira Caldeira Brant]. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro III: O processo global da produção capitalista [Trad.: Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2017.

MATHIAS, C. L. K. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, n. 15 (1), p. 40-49, 2011.

MENESES, U. T. B. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 243-262.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.

PEREIRA, N. M.; SEFFNER, F. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 9, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 113-128, 2008.

REDE, M. História e cultura material. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 133-150.

SCHMITT, J.-C. O historiador e as imagens. In: O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média [Trad.: José Rivair Macedo]. Bauru: EDUSC, 2007. p. 25-54.

SILVA, G. J. Os avanços da História Antiga no Brasil. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 2011. p. 1-31.

STE. CROIX, G. E. M. Class, Exploitation, and Class Struggle. In: The Class Struggle in the Ancient Greek World: from the Archaic Age to the Arab conquests. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1998. p. 31-111.

VALIM, A. B. História e cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 283-300.

WILLIAMS, R. Marxismo e Literatura [Trad.: Waltensir Dutra]. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIAMS, R. Cultura e materialismo [Trad.: André Glaser]. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico [Trad.: Paulo Cezar Castanheira]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

 

Curso I: Participação Feminina na Economia Familiar Urbana e Invisibilização do Trabalho Feminino Na Idade Média

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

[Inserir]

 

Curso II: Histórias Medievais, Estudos Subalternos e História Pública: Uma Introdução

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ABULAFIA, David. Mediterranean History as Global History. History and Theory, Middletown, v. 50, n. 2, p. 220-228, 2011.

ABU-LUGHOD, Janet L. Before European Hegemony. The world system 1250-1350. Nova York, Oxford University Press, 1989. 

ARMITAGE, David; GULDI, Jo. The History Manifesto. Cambridge: Cambridge Uni- versity Press, 2014.

BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1989. 

CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia ensaios Ciro. Flamarion. — Bauru, SP Edusc, 2005.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. 

CHAKRABARTY, Dipesh. Rethinking Working-Class History. Economic and Political Weekly, p. 1117-1119, 1991.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: postcolonial thought and historical difference Princeton, Princeton University Press, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, 6 vols. Edição de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999-2002.

GUERREAU, Alan. Feudalismo: um horizonte teórico.  Lisboa, Edições 70, 1980. 

HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Tradução, apresentação e notas Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.

LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 5 ed. São. Paulo: Cortez, 1994.

MAUAD, Ana Maria e ALMEIDA, Juniele Rabêlo de e SANTHIAGO, Ricardo. História Pública no Brasil. Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

Peregrine Horden and Nicholas Purcell. The Corrupting Sea: A Study in Mediterran. History, Maiden: Blackwell Publishers, Inc., 2000. 

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SERGI, Giuseppe. La idea de Edad Media. Barcelona: Crítica, 2001.

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014. 

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3 v. 1987. 

 

Oficina II: O Teatro como uma proposta didática

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro, RJ. Editora Civilização Brasileira, 4ª edição: 1982.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro, RJ. Editora Civilização Brasileira, 14ª edição: 1998.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Editora Perspectiva, 1ª edição: 2017. (versão digital)

Cursos

Família atípicas e a sociedade de classes
Família atípicas e a sociedade de classes
Debates e minicursos sobre o capitalismo contemporâneo
Debates e minicursos sobre o capitalismo contemporâneo
Curso – Diálogos com as Transições
Curso – Diálogos com as Transições
Grupo de Estudos LEMarx/UESB – 2022. Módulo I ao III
Grupo de Estudos LEMarx/UESB – 2022. Módulo I ao III
I Curso Nacional de Formação Feminista
I Curso Nacional de Formação Feminista
Curso Interno – O Estado e a Vida das Mulheres
Curso Interno – O Estado e a Vida das Mulheres
II Curso de Formação Feminista
II Curso de Formação Feminista
Curso “Estudos sobre O Capital”
Curso “Estudos sobre O Capital”
Curso “Gênero, Sexualidade e Trabalho”
Curso “Gênero, Sexualidade e Trabalho”

Nossos Parceiros

Contato

Endereço:
Universidade do Sudoeste da Bahia
Módulo I – Sala 1
Estrada do Bem-querer, km 04
Vitória da Conquista – Bahia
Cep: 45.031.900

E-mail:
lemarx@uesb.edu.br

Instagram:
instagram.com/lemarx.uesb

Diretório CNPq

Copyright 2020 (C)
Todos os Direitos Reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Desenvolvido pela CHP / ASCOM
O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do Laboratório de Estudos Marxistas – UESB.
Uesb e Governo da Bahia